Mensagem do presidente internacional de #MSF, Dr. Christos Christou,
Segue 🧵
📣Imagens e histórias da guerra na Ucrânia são chocantes. O sofrimento dos civis nos lembra de padrões que testemunhamos trabalhando em zonas de conflito nos últimos 50 anos e, mais recentemente: na #Síria, no #Iraque, no #Iêmen, no #Afeganistão.
📣Esta guerra compartilha muitos dos mesmos elementos, incluindo sofrimento, tristeza e desespero.
Como em toda crise, nossos pensamentos estão com as pessoas. Nossas equipes de emergência estão trabalhando incansavelmente para tentar levar atendimento a quem mais precisa.
📣Todos os dias, nós em MSF somos testemunhas do terrível sofrimento que continua em todo o mundo - muitas vezes fora dos olhos da mídia ocidental.
Da #Etiópia ao Sudão do Sul, a #Bangladesh, #Mianmar e #México, do Iêmen ao #Afeganistão, Síria, #Haiti e região do #Sahel.
📣Somos solidários com todos que protegem a si mesmos e a suas famílias em porões, abrigos, bunkers, na selva ou no mar. Na #Ucrânia e em todos os lugares onde prestamos assistência médico-humanitária.
📣Agora, assim como durante a pandemia da #COVID-19, as necessidades contínuas daqueles que enfrentam exclusão, violência e conflitos em outras partes do mundo NÃO devem ser ignoradas. Simplificando, não podemos esquecer esses outros contextos.
📣Embora seja reconfortante ver a #Europa abrir suas portas para aqueles que fogem da Ucrânia, outros requerentes de asilo não são igualmente bem-vindos, mesmo que as situações das quais eles fogem tenham consequências devastadoras semelhantes.
📣Os corpos dos refugiados continuam a aparecer nas costas europeias.
O ciclo de abusos continua na #Líbia.
Os #EUA basicamente fecharam suas fronteiras para requerentes de asilo.
Os refugiados #rohingyas continuam a viver em condições deploráveis anos depois de fugir.
📣Gerenciar nossa resposta a várias crises simultaneamente não é uma tarefa fácil, especialmente porque muitos países continuam sofrendo os efeitos de uma pandemia que ainda não acabou. No entanto, nosso empenho nos permitiu reagir a situações complexas e em rápida evolução.
📣Em #MSF, estamos com os pacientes, onde quer que estejam. Sempre nos comprometemos com nossos princípios que incluem neutralidade e imparcialidade. Estamos comprometidos com nossa humanidade compartilhada.
📣Confio que os mesmos princípios que permitiram o trabalho de #MSF nas últimas cinco décadas e que são tão relevantes e importantes hoje, continuarão a guiar nossos esforços enquanto trabalhamos para cumprir nossa missão em ambientes complexos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🇸🇾No noroeste da #Síria , há uma grande necessidade de serviços de saúde sexual e reprodutiva. As necessidades humanitárias e de saúde estão crescendo enquanto o frágil sistema de saúde continua a enfrentar desafios estruturais, e o financiamento continua a encolher ano após ano.
🛑Como o restante da população, as mulheres na #Síria são diretamente afetadas pelas más condições de vida e pela insegurança alimentar. Muitas lutam para ter acesso à saúde devido à insegurança, à distância até as instalações de saúde e ao custo dos serviços e/ou do transporte.
⚠️Ao longo de 2021, #MSF viu várias instalações e projetos de saúde reduzirem suas atividades ou fecharem após perderem seus fundos. Isto afetou a disponibilidade de serviços de saúde sexual e reprodutiva essenciais para meninas e adolescentes, gestantes e seus recém-nascidos.