Vinícius Borges Profile picture
Médico infectologista que estuda sexualidade, envelhecimento e saúde LGBT. 🏳️‍🌈 CREMESP 202.114 RQE 76.676.

Sep 20, 2020, 10 tweets

O presidente da República pode acabar com o tratamento gratuito de HIV?

O cenário é hipotético é uma das dúvidas mais presentes no nosso inbox, devido à precarização de serviços neste governo.

Leia a análise do advogado da equipe maravilha, Vinicius Mello.

Uma pergunta que recebemos frequentemente neste cenário de necropolítica é sobre haver possibilidade ou não de um presidente acabar com o tratamento gratuito de HIV.

Eis a opinião do advogado da equipe maravilha, sobre este cenário hipotético:

Que o brasileiro não tem um único dia de paz nós já sabemos, e agora a discussão da vez é: “O presidente da república pode acabar com a terapia antirretroviral fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde?”.

A resposta não é tão simples quanto parece e, em se tratando do atual presidente da república, tudo pode acontecer, quer um exemplo? Uma Medida Provisória é editada de manhã, a noite ela já é revogada. Lembra do episódio em que o

Ministro da Justiça (aquele que se demitiu) não ter assinado um documento e mesmo assim a assinatura dele constar no ato? Então, pode ser que o presidente um belo dia resolva acordar e dizer que o SUS não irá mais fornecer o tratamento.

Entretanto, uma vez feito isso ele irá enfrentar uma série de obstáculos, sobretudo jurídicos, isso porque no aspecto legal, a Constituição Federal prevê no seu art. 196 que a saúde é um dever do Estado, e ela deve ser viabilizada por meio ações desenvolvidas ao

longo do tempo. Em 2007, em uma ação inédita, a patente do Efavirenz foi quebrada, com o intuito de permitir o acesso à população vivendo com HIV, justamente com base no artigo que mencionei acima.

Sabe quem é o guardião da Constituição? O STF, então,

qualquer coisa que afronte a constituição é considerado inconstitucional, logo, se algo dessa natureza vier a acontecer, o Supremo vai intervir!

Não podemos nos esquecer que o Brasil é referência mundial no tratamento do HIV/AIDS, e uma luta de anos não pode e

não vai acabar por uma mera canetada do presidente da república.

Então, seguinte, fiquem tranquiles, porque o presidente pode dar os pitacos dele, e até canetadas, mas ela não dura muito tempo porque temos meios eficientes para combater essa insanidade, se ela acontecer!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling