Profile picture
Ale Santos @Savagefiction
, 12 tweets, 5 min read Read on Twitter
Zumbi tinha escravos? O jornalista Leandro Narloch levantou uma tese que faz muito sucesso na internet. Cheia de inconsistências históricas e com a intenção de desconstruir a figura de Zumbi. Descubra algumas respostas aqui - thead feat @nanyhill
Até hoje mesmo com muitos estudos é constrangedor a ausência de documentação no que se refere à metodologia da história dos quilombos no Brasil. O hábito de se perseguir aos negros que se evadiam do Quilombo foi descrito pelos três autores holandeses.
Posteriormente isso foi discutido como uma maneira de tentar legitimar que os escravos teriam se beneficiado por um sistema que os aprisionava. Fato comum até hoje, quando querem justificar que já existia uma escravidão antes da chegada dos exploradores
Então tudo o que podemos fazer, é tentar se aproximar com teses ou suposições. Era comum, em toda história da humanidade, transformar inimigos em trabalhadores forçados, em inúmeras condições diferentes.
A especialista no império Akan Wilhelmina Donkell ressalta q o sistema de servidão Ashanti era diferente da escravidão europeia “podiam se casar, ter filhos, acumular propriedade e...vezes eles se casavam com as linhagens de seus devo dizer, seus mestres”
Em alguns povos eles eram vistos como dívidas ou eles trabalhariam forçadamente até que o suserano confiasse que não haveria tentativa de golpe ou retomada de poder. Resumindo, não havia uma “desumanização total” da pessoa.
Precisamos entender, a escravidão não é invenção da Europa. O racismo sim, com todos esforços (religioso, comercial e científico) empregados para embasar a escravidão racial contra os negros.
Um Quilombo era uma tentativa de liberdade, que vivia sobre tensão constante: espiões, capitães do mato, bandeirantes, tropas da coroa e todo tipo de chance de ser exterminado. Então sim, como líder Zumbi tinha inimigos e muitos.
Muitos índios trabalhavam com os bandeirantes para encontrar os Quilombos e alguns negros, sobre a promessa de liberdade ao revelar a localização. Imagino que ao capturar alguns, Zumbi e qualquer líder teria a opção de empregá-los na construção da sociedade até se adaptarem
Historiadores holandeses insistem que havia uma certa intolerância com feiticeiros dentro dos quilombos, denotando a existência de alguma ordem chefiada, outro dado destes historiadores é a existência de pena de morte para aquilombados que decidissem fugir
Zumbi foi morto após uma traição. Fica evidente o quanto era arriscado e complexo liderar um reino negro no meio de um sistema de escravidão racial tentando te exterminar. A história que chegou até nós, foi contada pelos colonizadores que saíram vencedores.
Por isso é necessária, uma visão desprovida das projeções racistas e estruturas históricas que o racismo produziu. Indico a tese Por trás das paliçadas de Palmares... - ufjf.br/darandina/file…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ale Santos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!