Profile picture
Ivan Mizanzuk @mizanzuk
, 33 tweets, 10 min read Read on Twitter
Na live que fez ontem, mais uma vez Bolsonaro me levantou o questionamento que não sai da minha cabeça, mas que ninguém está prestando atenção:
seria o quadro no fundo da sua live um Pollock?
Importante dizer que eu não sou especialista em lives do Bolsonaro, então tudo o que eu falar aqui é o que levantei olhando a página do Facebook dele.

E antes de entrarmos nessa investigação inútil, vamos ao básico: o que diabos é um Pollock?
Jackson Pollock foi um importante pintor dos EUA, nascido em 1912. Morreu em 1956, num acidente de carro quando dirigia bêbado. Ele era alcoólico, depressivo e, a partir de uma visão freudiana, buscava representar seu inconsciente através de pinturas expressionistas abstratas.
Esse tipo de pintura é aquela que muita gente zoa, dizendo que parece foram pintadas por crianças. Tem até testes na internet divertidos com essa parada.

sporcle.com/games/bam_thwo…
O Pollock representa um tipo de artista q já nasceu num ambiente artístico pós-Duchamp, o cara q colocou um Urinol numa exposição e dizia q uma roda de bicicleta era um belo objeto de contemplação. Ou seja, a arte moderna já estava estabelecida.
(E só pra não deixar passar, minha obra predileta do Duchamp é a famosa Monalisa de bigode. A inscrição "L.H.O.O.Q.", quando lida rapidamente em francês, soa como "Elle a chaud au cul", que pode ser "ela tem um rabo quente" ou "ela tem fogo no rabo".)
O Modernismo tem uma cacetada de vertentes, mas como define Peter Gay no seu livro "Modernismo", a Arte Moderna causa esse estranhamento porque foi feita pra chocar a arte clássica figurativa mesmo, que era da academia. Dito de outra forma: eram os rebeldes contra sistema.
O Pollock era um alcóolico, desajustado, longe de ser alguém muito bem visto em setores mais conservadores. Não à toa, o Roger Escroto tem aquela fanfic metafísica chamada "Why Beauty Matters?", na qual ele caga uma regra fudida de q arte moderna é lixo.

Essa é uma nota clássica entre conservadores: arte moderna é lixo cultural.
O Paul Joseph Watson, um desses ícones de "jovens conservadores pop", tem essa outra cagação de regra aqui, q vcs já devem ter visto em suas timelines.

Arte moderna é contexto, é discurso, é ir além do objeto para entender o meio. Por isso ela é, ao mesmo tempo, mais democrática (pois vc pode pintar livremente, fora da técnica acadêmica) e mais elitista (pois poucas pessoas curtem).
Esse assunto dá pano pra manga, e na encarnação em q eu achei q tinha saco pra tentar ser YouTuber (dezembro de 2015), eu fiz dois vídeos sobre isso. Esse:

E esse:

(não, eu não vou voltar a fazer esses vídeos, dá trabalho demais)
Voltando então ao problema original: seria o quadro atrás de Bolsonaro um Pollock? Teria o presidente eleito um gosto por arte moderna* e, portanto, pela DEGENERAÇÃO CULTURAL QUE ELE REPRESENTA?!??!?!??!?!??!!!!!ONZE
*tem gente que coloca o Pollock como "Artista Contemporâneo". como diria Bolsonaro:
Já ouvi gente falando que esse quadro não é casa do Bolsonaro. Na live de ontem (18.12.18), lá por 1min30seg, ele fala "aqui em casa". Logo, é a casa dele sim. Não me venha com papinho. Essa parada aí é da casa dele.
O Bolsonaro passou a fazer lives após ter levado a facada em Juiz de Fora, no dia 06 de Setembro. Fez algumas primeiro no hospital, e depois em casa – onde tá o dito cujo do quadro.
Ao que tudo indica, sua primeira live em casa foi no dia 1 de Outubro, com seu filho Flávio. Olha o quadro aí.
Na live do dia 2 de Outubro, ele some.
Daí aparece de novo nas lives de 3 e 4 de Outubro.
Entre os dias 5 e 7, se ele estiver na mesma sala (e tudo indica que está), o quadro saiu de cena.
Nas lives do dia 11 e 12 de Outubro, ele volta.

No dia 14, some de novo.

No dia 18 de Outubro, volta.

No dia 24 de Outubro, some, e agora tem bandeira do Brasil – o fatídico episódio da bandeira presa com fita crepe que caiu no meio na live.
27 de Outubro: quadro ainda não voltou, ainda tá a bandeira do Brasil.
Dia 28, dia da sua vitória na eleição, mesma coisa.

O quadro só volta nas lives dos dias 9 e 10 de Novembro. Daí fica um tempão sem fazer live em casa.
Até ontem. E como vcs já viram, o quadro tá lá.
Por que caralhos esse quadro vai e vem? Pra mim, tá óbvio que é só pra questão cenográfica, nada importante.

A pergunta que não quer calar é se aquilo é um Pollock mesmo. E por que isso é importante? Porque um Pollock original custa caro pra caralho.
"Ah Ivan, mas pode ser um print, uma cópia, isso é normal".

Sim, é bem normal. Para obras famosas. Eu procurei em vários sites q tem obras do Pollock. Se isso é um print de um Pollock, tá difícil de achar a original. Em q casos que isso acontece?

(botão de + do twitter quebrou)
(pera q a @mizanzika tá no telefone comigo agora, já volto)
ok, voltando aos trabalhos.

A chance do Bolsonaro ter um print de um Pollock não-catalogado beira o impossível. Seria mais provável que seja um Pollock original de coleção privada – e daí é até possível ele não estar catalogado. Mas eu acho isso difícil também.
Afinal, porque Pollock é caro demais – até pra político. Eu não consigo imaginar o Bolsonaro querendo gastar milhões num quadro do Pollock.
E antes q vc diga "tem gente q gasta milhões em obras de arte pra lavar dinheiro" (e daí vc tá acusando o cara, q é uma outra história), lembre q a pessoa tem q gostar de arte pra fazer isso parecer legítimo. Não é o caso do Bolsonaro.
Pode ser que ele tenha ganho de presente um Pollock original não-catalogado então?
Sim, pode. Mas daí pra ele fica tirando um quadro de milhões de reais toda hora fazer live de facebook, ele teria q ser o tipo de maluco que rasga muito dinheiro
Então, pra mim:
• não é Pollock original
• não é nem print de um Pollock original

A verdade é que tem um monte de Pollock genérico por aí. E tem grandes chances de ele ter comprado esse quadro na Tok Stock por 200 pilas.
"AH CADÊ A CONCLUSÃO BOMBÁSTICA"

não tem. nada mais arte moderna do q contar uma piada interna pra entender uma obra q, no máximo, só muda seu olhar sobre algo. no caso, a obra são as lives. vc nunca mais vai olhar pra uma cena dessas da mesma forma.
BEBAM ÁGUA
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ivan Mizanzuk
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!