, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Comentários sobre a pesquisa que fizemos na manifestação #EleNão (link para o relatório no final da sequência). Nosso resultado mais importante é constatar que a manifestação foi muito homogênea, com uma ampla maioria de pessoas inequivocamente de esquerda.
Não costuma haver relação direta entre o perfil de quem mobiliza e de quem assume uma opinião. Os protestos contra o aumento, em junho de 2013, por exemplo, mobilizaram estudantes de esquerda, mas 55% da população, um universo muito mais heterogêneo, estava de acordo.
Os protestos pedindo o impeachment mobilizaram praticamente apenas a classe média profissional, mas conseguiram o apoio de 68% dos brasileiros.
Isso posto, a convicção de se ter uma opinião e de sair à rua para expressá-la são de intensidades diferentes e teria sido um sinal mais claro de sucesso se a manifestação tivesse atraído mais pessoas despolitizadas ou de direita.
Entre os motivos que levaram os manifestantes às ruas, destacam-se direitos humanos (e a questão da mulher) e os riscos à democracia - mesmos temas que, do outro lado, estão no centro da campanha de Bolsonaro.
A reportagem da BBC destacou a alta escolaridade e a alta renda dos manifestantes, mas, neste caso, o fato não é ruim para os objetivos estratégicos da campanha, já que é justamente nestes estratos que a preferência a Bolsonaro é maior.
Por fim, vale ressaltar entre os resultados a contínua adesão às teses de que a facada de Bolsonaro foi planejada ou teve um impacto menor do que aparenta. Apenas 19% dos manifestantes discordou de todas as teses.
O relatório completo está aqui: monitordigital.org/wp-content/upl…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pablo Ortellado
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!