, 11 tweets, 5 min read Read on Twitter
No Twitter, no Facebook e no Youtube, direita difunde boato de que Jean Wyllys teria fugido do Brasil por envolvimento na facada em Bolsonaro. Levantamento do Monitor mostra a gênese e difusão do boato. (segue)
Os boatos sugerem que Adelio teria ido ao Congresso em 2013 e que na visita teria se encontrado com Jean Wyllys; no dia da facada, Adelio teria sido registrado no Congresso pela equipe de Wyllys para criar um álibi caso conseguisse escapar. (2)
Com o aprofundamento das investigações sobre o atentado, Wyllys, que seria suspeito, teria decidido fugir do país. (3)
Sugestões com essas deduções começaram a se difundir no Twitter logo na tarde do dia 24. A conta de Milene Reis, seguida por Carlos Bolsonaro e pelo assessor do presidente Filipe Martins, tweetou às 16:49: (4)
No decorrer da tarde, a tese começa a ser difundida e ganhar centenas de retweets a partir das contas @peakebraga, @adrianotomasoni, @bolsoneas e @maryritalopes . À noite, às 21:56, o ex-secretário nacional de justiça Romeu Tuma tweeta: (5)
Tweet da conta O Corvo diz "Talvez a PF tenha descoberto o vinculo de Adélio com alguém do PSOL no caso do atentado! Será que Jean Fugiu?" (2,2 mil retweets) No dia 25, a tese viraria trending topic #1 com a hashtag #InvestigarJeanWillis (sic) (6)
Fundamental para a difusão do boato é o longo vídeo da jornalista Regina Vilella publicado no canal de Youtube Cabra da Peste TV, depois reproduzido no canal Política Play (500 mil visualizações) e pela página de Facebook da maçonaria Avança Brasil. (7)
No FB a notícia começa a se difundir na noite do dia 24, quando os sites hiperpartidários publicam a tese. Com mais de 2 mil compartilhamentos o site Notícias Brasil Online pergunta "Se Jean Wyllys Está Sofrendo Ameaças. Será Por Queima De Arquivo?" (8) noticiabrasilonline.com/se-jean-wyllys…
Com 10 mil compartilhamentos, o blog do Cleuber Carlos é mais direto, "Jean Wyllys Pode Ser o Mandante Por Trás de Adelio Bispo"; a página Movimento Curitiba Contra a Corrupção simplesmente sugere "juntar os pontinhos" (24 mil compartilhamentos) (9) cleubercarlos.blogspot.com/2019/01/bomba-…
Olavo de Carvalho também não é sutil "A perseguição ao Flávio Bolsonaro, a fuga de Jean Wyllys e a tentativa de assassinato de Jair Bolsonaro, por um ex-membro do PSOL, estão ligados de alguma forma bem bizarra." (1,4 mil compartilhamentos) (10)
facebook.com/olavo.decarval…
No começo da manhã é a vez do presidente Jair Bolsonaro, no Twitter e no Facebook, resgatar o tema do atentado. Ele não faz menção a Jean Wyllys, mas faz questão de enfatizar as ligações do atentado ao PSOL: (11)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pablo Ortellado
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!