Essa semana uma colega de trabalho parou na minha mesa pra me perguntar se eu tinha visto o Dia das Crianças do Brasília Shopping. Eu disse que não. Ela disse que achou muito lindo porque o tema central era Frida Kahlo.
As crianças são convidadas a conhecer a sua obra e depois, sentar nas mesinhas do espaço pra fazer novas "obras" inspiradas pelo que viram. "A única coisa que eu não gostei", ela disse, "foram as cadeiras: elas têm formato de cadeira de rodas. Achei mórbido pra caramba"
Achei muito curioso isso por um monte de motivos. O primeiro de todos é o de associar a cadeira de rodas e morbidez, quando super poderia ser o contrário. A cadeira de rodas não é causa de nenhum problema. Ao contrário, é a possibilidade de mobilidade após uma lesão.
A sociedade, quando faz essa associação, coloca a pessoa com deficiência em um não-lugar, uma pessoa que está morta em vida (daí a morbidez). A imobilidade que a cadeira de rodas poderia invocar é precisamente o oposto. Se as pessoas não conseguem ir mais longe com ela +
+ não é a cadeira o problema. São os espaços que não são adequados para recebê-las. É muito fácil dizer que cadeirantes têm uma vida condenada quando existe uma responsabilidade social na imobilidade. A cadeira não consegue cumprir seu papel na autonomia das pessoas.
A outra coisa que me incomodou é que o choque das pessoas deriva também desse tratamento de ícone pop dado à Frida Kahlo que a coloca de uma forma super higienizada, com características faciais suavizadas e a deficiência apagada (essa última até o feminismo faz).
Dissociar a imagem de Frida da sua deficiência é ignorar as bases de sua arte e de sua identidade. A deficiência foi expressa por ela exaustivamente em suas obras, é impossível colocá-la à parte desse aspecto de sua identidade. É desonesto torná-la mais palatável sem deficiência.
Então eu achei incrível o shopping propor essa nova visão - pras crianças, porque adulto é uma derrota. Pode ser uma chance de fazer exatamente o contrário: tirar da cadeira de rodas essa pecha de mórbida, de indício de tragédia. Acho lindo que venha desse jeito lúdico.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to 🌪 Huracán Patrícia 🌪
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!