Profile picture
Napoleão de Almeida @napoalmeida
, 29 tweets, 6 min read Read on Twitter
Dia final do #Brasileirão e duas torcidas irão chorar com as de #Vitória e #Paraná pela queda para a #SérieB 2019. Hora de lembrar como foram os rebaixamentos ao longo dos tempos. A coisa só se estabilizou nesse século...
De 1959 (considerando as Taças Brasil e Robertões) até 1988, não havia acesso e descenso. Os clubes entravam no #Brasileirão através dos Estaduais. É por isso, por exemplo, que o #Grêmio, penta gaúcho entre 56-60 e hepta entre 62-68, jogou 9 Taças, e o #Inter, uma.
Depois do rompimento entre CBF e Clube dos 13 em 1987 e do acordo para unir novamente o campeonato (o que justifica o título do #Sport), ficou acertado que os 24 clubes passariam a obedecer queda-acesso até chegarem a 20, com 4 caindo e 2 subindo.
Portanto, o 1o #Brasileirão que teve rebaixamento foi o de 1988. Caíram Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América. Subiram Inter-SP e Náutico.
Em 1989 já deu rolo de novo: O Coritiba conseguiu uma liminar para não atuar em Juiz de Fora contra o Santos. O Coxa já estava classificado para a 2 fase, mas não jogou e levou WO da CBF, sendo rebaixado no Tapetão (um personagem frequente do BR).
Além do Coritiba, foram rebaixados o Sport e ainda Guarani e Atlético, ambos com campanhas melhores que pelo menos seis clubes do torneio. Disputaram um pentagonal do descenso e foram piores que Bahia e Vitória.
De 89 para 90 subiram Bragantino e São José, ambos de SP. Em 90, nada demais, turno único e mata-mata com 8 equipes. Caíram São José e Inter-SP.
A coisa parecia que ia andar, com 20 clubes e uma certa ordem respeitada. Sport e Atlético voltaram pra 91 e Grêmio e Vitória caíram para 92.
Em 92 Paysandu e Guarani jogaram a Série A, melhores na B-91. Ao final, caíram Náutico e Paysandu. Subiriam apenas Paraná e Vitória para 1993. Mas aí veio a primeira virada de mesa desde 1987: o Grêmio acabou a B em 9o lugar e a CBF decidiu subir 12 clubes!
Criciúma, Santa Cruz, Remo, América-MG, Fortaleza, União São João, Grêmio, Ceará, Desportiva Ferroviária (ES) e Coritiba foram beneficiados com a decisão da CBF de inchar a elite em 1993. Em contrapartida, Atlético, Goiás, Paraná e Vitória foram prejudicados com a decisão.
Isso pq a CBF tratou de blindar o rebaixamento dos tais 12 grandes, colocando-os nos grupos A e B, que não ofereciam queda; os 4 citados teriam direito de jogar nessas chaves, mas foram colocados nos grupos C e D, dos quais só 4 permaneceriam na elite para 1994.
Vitória (que seria vice-campeão em 93), Remo, Portuguesa, Paraná, Paysandu, Náutico, União SJ e Criciúma foram os sobreviventes. Caíram Ceará, Santa Cruz, Goiás, Fortaleza, América-MG, Atlético e Desportiva. Novamente, 24 clubes. Seis cairiam em 1994.
*Seis disputariam um torneio da Morte contra dois rebaixados, saindo de 24 para 22 em 1995 - e não seis rebaixados.
E então Vitória, Criciúma, União SJ e Cruzeiro escaparam. A Raposa, com campanha pior que o Remo, rebaixado com o Náutico. Subiram para 1995 o Juventude e o Goiás.
Em 1995, nada de excepcional. Caíram Paysandu e União São João e subiram Atlético e Coritiba para 1996. Mantidas as 24 equipes na A.
Mas aí chegou 1996 e o Tapetão voltou à cena. Fluminense e Bragantino seriam rebaixados, mas a CBF suspeitou de manipulação de resultados à partir de telefonemas de Ivens Mendes, dir. de árbitros, para cartolas. E anulou as quedas. Subiram União SJ e América-RN para a A-97.
Em 1997 foram 26 clubes na elite e caíram 4. Bahia, Criciúma, Fluminense - agora sem apelação - e União SJ foram rebaixados e jogaram a B-98. Subiram para a A-98: América-MG e Ponte Preta.
Em 98 tudo foi respeitado: caíram 4 de 24: América-MG, Goiás, Bragantino e América-RN. Subiram Gama-DF e Botafogo-SP para 1999.
Aí a CBF resolveu mudar o método do rebaixamento no meio do caminho, copiando a Argentina (AFA) e criando uma "média de pontuação" para definir quem cairia. O Botafogo seria rebaixado, mas ganhou os pontos do jogo contra o São Paulo, que escalou Sandro Hiroshi irregularmente.
Depois o CBJD foi modificado e acabou com a aberração de dar os pontos ao outro clube, punindo apenas o infrator (o que seria importante em 2013...), mas ali acabaram caindo Gama, Paraná, Juventude e Botafogo-SP.
Só que o Gama não aceitou a queda e procurou a Justiça Comum, que obrigou a CBF a incluir o clube de Brasília na A-2000. A CBF abriu mão de fazer o campeonato, o C13 abraçou, e a Justiça determinou que o Gama jogasse qualquer torneio A em 2000. E assim foi.
2000 chegou então com a Copa João Havelange, reconhecida depois pela CBF como Brasileirão. 116 clubes jogaram a competição em 4 módulos. O Paraná acabou jogando a "B" disfarçada e o Fluminense foi guindado da B para a A, assim como o Bahia, que estava na B 1999.
E em 2001 foram 28 clubes na A, com 4 rebaixamentos e 2 acessos. O projeto era chegar a 20 clubes novamente. Caíram Santa Cruz, América-MG, Botafogo-SP e Sport. Subiram Paysandu e Figueirense para 2002.
Em 02 a coisa andou normalmente. Foi o último campeonato com fase final em mata-mata. A Era dos Pontos Corridos começaria em 2003 com as quedas de Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo. Três equipes de tradição caíram e jogaram a B em 2003. Subiram Criciúma e Fortaleza.
De 2003 a 2013 tudo andou no script. Foram rebaixados neste período: VIT (3x), Coxa, FIG, FOR, GUA, NAU e VAS (2x), Américas MG e RN, Atléticos GO, MG e PR, Avaí, BAH, BAR, BRA, CEA, COR, GRE, IPA, Lusa, JEC, JUV, PAL, PAY, Paraná, PON, SCR, S.André e S.Caetano (Ufa).
Aí em 2013 teve o Caso Héverton. A Lusa escapou em campo, em que cairia o Fluminense. Mas o Flu escapou e, de quebra, tbm o Flamengo que tbm foi punido pelo uso irregular de André Santos. Caiu a Lusa, ficou a dupla Fla-Flu e ainda foram Vasco, Ponte e Náutico.
De 2013 pra cá, nenhuma outra grande queixa jurídica. Foram rebaixados: AMG, SCR, GOI, VIT, CRI, FIG, BAH, VAS, BOT e Internacional, que caiu pela 1a vez na história em 2016.
Restam intactos na elite, sem rebaixamentos: Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Santos e Chapecoense, que desde que subiu, nunca caiu. A dupla Sansão chegou a estar ausente da A em alguns anos, mas por conta do que explicamos na cabeça desse Thread.
O América em questão aqui é o Carioca.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Napoleão de Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!