Profile picture
serial kellen @cesaraustocesar
, 22 tweets, 10 min read Read on Twitter
Prêmio Esso - Fotografia

O Esso é a premiação mais tradicional e importante do jornalismo brasileiro. Desde a década de 60, existe uma categoria que premia fotografias - fotojornalismo.

Selecionei algumas das vencedoras - ao longo desses 50 anos - e o que elas representam
1960: "Não Matem Meu Cachorro" - Sérgio Jorge

A série de fotos mostra a luta de um menino contra um funcionário da carrocinha que tentava capturar seu cachorro para sacrificá-lo - durante a campanha de combate à raiva.

As fotos sensibilizaram as pessoas e o cão foi devolvido.
1961: "Jânio Sem Rumo" - Erno Schneider

A foto captura o momento em que Jânio aparece com as pernas em direções diferentes e foi utilizada como paralelo para a gestão do presidente, que renunciou pouco tempo depois.
1963: "Morte no Senado" - Efraim Frajmund

Registra o momento em que o senador Arnon de Melo (pai de Fernando Collor de Melo) tenta assassinar o também senador e rival Silvestre Péricles. Um dos tiros atingiu -acidentalmente - José Kairala, que morreu.
1968: "De repente, a violência" - Gil Passarelli

Publicada pela Folha de São Paulo, mostra um dos muitos conflitos que aconteceram na rua Maria Antonia entre os estudantes da Faculdade de Filosofia da USP (contra ditadura) e do Mackenzie (pró-ditadura).
1972: Nilton Santos agride Armando Marques - José Santos

O ex-zagueiro da seleção brasileira de futebol, Nilton Santos, insatisfeito com a atuação do árbitro Armando Marques no jogo entre o Atlético e Botafogo, o agride e o empurra na boca do túnel, fazendo-o rolar escada abaixo
1974: Incêndio do Edifício Joelma - Antônio Carlos Piccino

Em 74, o Brasil viveu uma de suas maiores tragédias: o incêndio do Ed. Joelma, em São Paulo. No qual quase 200 pessoas morreram.

Fotos registram o desespero de alguns, que se jogaram do prêmio em chamas.
1977: "Deus de calção e chuteira" - Ronaldo Theobald

Roberto Dinamite é o maior ídolo do Vasco da Gama, durante a entrada no campo para um jogo, o fotógrafo Ronaldo Theobald registra o amor da torcida pelo jogador, tentando tocá-lo.
1979: "Projeto da anistia é intocável" - Jorge Araújo de Carvalho

Durante uma das manifestações pela anistia dos exilados e presos políticos pela ditadura militar, na Praça da Sé, um fotógrafo flagrou uma pomba branca em cima de uma faixa de protesto.
1980: "Menores na Clínica de Congonhas" - Juca Martins

As fotos denunciavam as condições precárias que enfrentavam os menores da Clínica de Repouso Congonhas, publicada pela Folha de S.Paulo.
1982: "Barcelona, 5 de julho de 1982" - Reginaldo Manente

Durante a derrota da seleção brasileira para a Itália, na copa da Espanha, o fotógrafo registra o sofrimento de uma criança, que representa a decepção da nação com a eliminação da seleção, considerada favorita.
1983: "Todos Negros" - Luiz Morier

Mostra uma blitz policial na estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No qual um grupo de homens - todos negros - são amarrados por cordas no pescoço, numa imagem que poderia ter sido tirada durante a escravidão.

huffpostbrasil.com/milena-buarque…
1985: "Fraude Em Votação", Luciano Andrade

Publicada pelo Jornal do Brasil, denunciava parlamentares que votavam por colegas ausentes. A foto registra um deputado que apertava, simultaneamente, dois botões do placar eletrônico.
1990: "A Farsa Chilena" - Jorge William

Brasil e Chile disputavam uma partida pelas eliminatórias da Copa, em 89, quando uma torcedora brasileira atira um rojão que atinge o campo, o goleiro da seleção chilena, que perdia, simulou que havia sido atingido

A foto comprova a farsa
1991: "Rebelião" - Cláudio Rossi

Polícia Militar impede rebelião de presos na 1ª Delegacia de Guarulhos, os presos - nus - são levados ao pátio. A foto mostra o contraste da situação com a parede colorida (na foto preto e branco) de personagens da disney.
1999: "Domingo de Pavor" - Marcos Terranova

Durante um domingo na zona sul, moradores são surpreendidos por uma troca de tiros entre assaltantes e a polícia. Durante o pânico, bicicletas e - até - um carrinho de bebê são abandonados.
2006: "Pietà" - Marcelo Carnaval

A foto registra o momento em que uma mãe acaricia o corpo de seu filho, assassinado, no centro do Rio.

A foto - acidentalmente - faz menção à pietà de Michelangelo, que representa a virgem maria segurando seu filho morto nos braços.
2007: "Mãe Salva Filho em Piscinão" - Tiago Brandão

A sequência mostra o desespero da mãe de uma criança que caiu num reservatório de água. Mesmo sem saber nadar, a mãe se joga pra salvar seu filho.

Com ajuda os dois são salvos.
2011: "Violência Abortada" - Epitácio Pessoa

A sequência mostra uma tentativa de execução, em Lorena, interior de São Paulo, que foi interrompida pela chegada do carro de reportagem.
2012: “Touché” - Wilton Junior

Registra a presidente Dilma Rousseff no momento em que passava em revista a tropa numa cerimônia em Resende, Rio.

A foto dá a sensação da presidente ser golpeada pelas costas - o que, de fato, aconteceu anos mais tarde.
2014: "Santiago Andrade" - Domingos Peixoto

A foto registra o momento em que um cinegrafista da Band foi atingido por um explosivo lançado por um manifestante durante um protesto no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014.

Santiago Andrade morreu.
Se vocês curtiram essa thread, provavelmente gostarão desta: eu também selecionei algumas das fotos vencedoras do prêmio pulitzer - uma das premiações mais respeitadas do mundo:

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to serial kellen
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!