Profile picture
Fernando Horta @FernandoHortaOf
, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
O fascista não é tem plano para nossa economia. Acredita (por erro) que basta "destravar" o Estado que o capitalismo vai rodar suas engrenagens. Esta é a força e a fraqueza do fascismo. Eles realmente acreditam nas asneiras que falam. (Segue)
Em breve Bolsonaro vai aprender que Lênin, em seu "Imperialismo o estágio mais alto do capitalismo" estava correto. Nosso capitalismo não é "toma o mundo" e nos torna uma "potência" porque "temos estado demais". (segue)
Nós não "decolamos", como diz Mourão, porque nossa inserção neste sistema internacional é senore periférica. Os países aos quais Bolsonaro bate continência não permitem o desenvolvimento de rivais. Não é "mais ou menos Estado", e o fascista já vai entender isto. (segue).
O sistema capitalista cria o engodo de que basta o "esforço pessoal" para o desenvolvimento. Isto tanto internamente como no sistema internacional. Mas a verdade é que e mantém amarras econômicas e financeiras para não permitir uma mudança de ordem. (segue)
Assim como o número de pessoas que ficam "milionárias" é irrisório frente ao número das que empobrecem, no sistema internacional, desde a segunda guerra nenhum países capitalista ameaçou a hegemonia norte-americana.
O capitalismo, desde o início do século XX, deixou de ser um sistema de "concorrência" e que premia a inovação, para ser um sistema conservador e acumulador por essência. O fascista é tão despreparado que realmente acredita que vivíamos num "socialismo" no Brasil. (segue)
E que basta "limpar o país do vermelho" que o capitalismo fará seu milagre. É por isto que todos os analistas e professores dizemos que o fascismo seria de vôo curto em sua versão fashion. Ou Bolsonaro vai fechar o regime ainda mais ou não vai se sustentar. (segue)
O que permitiu que Hitler e Mussolini ficassem tanto tempo em seus países, foi o vertiginoso crescimento numa época de industrialização e competição internacional em que ainda havia espaço para este efeito. Hoje, vivemos a iminência de uma crise econômica internacional.
O Brasil não cresce, exatamente por causa do capitalismo (que nos trata cono periferia) e Bolsonaro não tem nenhuma medida efetiva para sobrepassar isto. O problema é que na aventura fascista, os ricos ficarão mais ricos e os pobres mais pobres.
Quem está apoiando Bolsonaro e tem dinheiro (é capitalista) vai ganhar se o governo dele "der certo" ou "der errado". Os que o apoiam e não tem dinheiro (proletários) serão prejudicados o governo dando certo ou errado. E isto não tem a ver com a cor da nossa bandeira.
Aliás, se nossa bandeira fosse vermelha, teríamos mais chances de crescermos. Em mais de setenta anoz do capitalismo pós segunda guerra, só a China ameaçou o domínio dos EUA.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Horta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!