, 78 tweets, 15 min read Read on Twitter
Tb quero brincar. Para cada like vou postar alguma curiosidade sobre a vida de veterinário e bichos que eu convivo.
1. Cavalos são presas e evoluíram como excelentes máquinas de fuga. Todo seu corpo é projetado para fugas mais eficazes, se necessário. Isso faz com que sejam muito medrosos e tenham excelente memória. Se fizer algo que o machuque, jamais ele se esquecerá e vice-versa.
2. Cobras e serpentes não são sinônimos. Cobras somente as najas. As demais são serpentes. Fica fácil guardar qdo lembramos que no inglês usamos a palavra snake para serpentes e cobra para najas. (Na foto uma jiboia. Vcs ñ queriam que eu colocasse uma naja no pescoço, né!?)
3. Porcos (varões) ejaculam por até 30 min (não é orgasmo!) já dentro do útero da fêmea (ejaculação intra uterina). Para isso, possuem pênis com a ponta em espiral. E por isso chamamos a contra parte do parafuso de porca!
4. Coelhos tem uma visão periférica de 360o, graças aos seus olhos localizados lateralmente na cabeça.
5. Os galos não tem pênis. Na reprodução não penetram na galinha, por isso a cruza é tão rápida e geralmente, ele bica a cabeça dela no solo, pra evitar que ela se mexa.
6. Tô monotemática, porém o pênis do gato também é diferentão. É cheio de espinhos que servem para arranhar a vagina da gata e só assim ela ovula. Machuca a coitada toda por dentro e é por isso que ela grita tanto durante a cópula.
7. O termo correto para o responsável por um pet é TUTOR. Não se usa mais dono ou proprietário, pq animais não são pertences ou coisas. Não se usa mamãe/papai e afins porque não devemos criar animais como filhos (pelo bem deles).
8. E já que estamos falando de pênis do mundo animal, o pênis do cavalo pode chegar a 1 metro de comprimento. Isso pq a ejaculação também é intra uterina. A foto vou deixar pra vocês pesquisarem no google. E é mto importante limpar o prepúcio no banho do cavalo.
9. Os caes possuem osso peniano, ejaculam demorado e pra isso um bulbo se enche de sangue e aumenta de tamanho e é por isso que os cães ficam "grudados" após a ejaculacao. Não tentem separar, pq alem de fraturar o osso do macho, pode machucar o aparelho reprodutor da femea.
10. As vacas não possuem dentes incisivos na arcada superior (Pulvino dentário). Por isso, para comer lambem o pasto alto e puxam.
11. Parece muito básico, mas já me questionaram muito: VACAS PRECISAM FICAR PRENHES E PARIR PARA DAR LEITE. ¯\_(ツ)_/¯ mtas pessoas acreditam que a vaca de leite dá leite o tempo todo só por ser vaca. Então sim, uma vaca de leite pare e logo já emprenham ela de novo.
12. Manchas na gengiva de cães são apenas marcas individuais, como pintas. Mas ainda assim, muitas pessoas acreditam que cães de genviva clara são mansos e cães de gengiva escura são bravos. E como toda lenda urbana, é bem difícil convencer "os antigos" disso.
13. Inclusive, um dos principais desafios do veterinário é confrontar mitos sobre animais de sabedoria popular. Jararacas ñ andam em dupla e mamam leite de mulheres. Cadelas ñ ficam doidas se não cruzarem. Redemoinho de cavalo ñ tem a ver com temperamento e muitos outros!
14. Frangos ñ tem hormônio adicionado. É proibido, ñ dá tempo de funcionar (vivem +-42 dias), é caro e o frango teria que malhar. Ou seja, ñ faz sentido usar. Vc pode duvidar o qto quiser, mas não tem. E se hormonio em frango "crescesse peito" ñ teriamos a industria do silicone.
15. Em geral, as galinhas brancas botam ovos brancos e as vermelhas botam ovos marrons, q são + caros no mercado pq as galinhas vermelhas são + pesadas e comem + que as brancas e tb pq o consumidor prefere o ovo marrom, por achar q é + saudável. Mas nutricionalmente são iguais.
16. Zoonoses são doenças transmissíveis dos animais para os humanos. Para guardar é só lembrar que são doenças que passam dos zoos para nozes. (Meus alunos amam essa piadinha boba rsrs)
17. Cães de pelagem branca são mais alérgicos que outros.
18. Por razões genéticas, gatos brancos de olhos azuis, geralmente, são surdos. E gatos de três cores, são sim, fêmeas.
19. Mulheres sofrem preconceito na veterinaria, por alguns servicos mais manuais ou produtor rural machista. Ja ouvi que "ñ sou fresca" pq fiz necropsia em um suíno, já ouvi de fazendeiro "chame seu chefe q eu ñ falo com mulher". Alem dos assedios e preconceitos de qq profissao.
20. Saber como conversar é mto importante. Lidamos com produtores rurais e tutores de todo tipo, com linguagem bem caipira ou mais formal e temos que nos adaptar a isso. Pego algumas manias por isso, como falar errado propositalmente algumas coisas. Eu sei o certo, quase sempre.
21. Coelhos "comem cocô". Na vdd, o processo chama cecotrofagia, ou seja, eles pegam as fezes direto do ânus e "reprocessam" pra depois defecarem o cocô que a gente ve de bolinhas.
22. Carne de porco crua ou mal passada NÃO TRANSMITE CISTICERCOSE! Pode transmitir é teníase. Mas com as formas de criação atuais é mto mais fácil vc pegar tenia da carne bovina (que vive a pasto) do que da suína (que vive em piso cimentado). Mtos mitos envolvem a carne suína.
22.1 só pra complementar: qdo vc encontra cisticerco na carne suína (raríssimo/nulo nas carnes comerciais) quem tem cisticercose é o porco. Não você.
23. Existe os SEXADORES DE PINTINHOS e são (quase) sempre japoneses. Pelo formato da cloca e em um ou dois segundos conseguem determinar se o pintinho recém-nascido é fêmea ou macho. Ganham muito bem e trabalham em incubatórios.
24. Galinhas que botam ovos comerciais não servem para a produção de carne e vice-versa. Assim, pintinhos machos que nascem de linhagens de poedeiras são eliminados logo que nascem vivos por métodos duvidosos (p.e. Triturados). É um problema grave de bem-estar animal atualmente.
25. Porcos não suam!! Então não faz sentido dizer que vc está "suado como um porco". Quer fazer, comparação com algum animal, melhor dizer que está suado como um cavalo. Estes sim suam pra cara... mba.
26. Para diferenciar animais brancos dos albinos basta olhar em torno do olho e focinho. Animais brancos vão apresentar estas áreas escuras e geralmente olhos escuros. Já os albinos terão essas áreas rosas e, o mais comum, é terem os olhos claros.
27. Nós sabemos que esse tumor não apareceu "ontem". Mas o veterinário que julga o tutor por isso acaba afastando ainda mais o animal dos cuidados necessários.
28. Já trabalhei em um açougue em que uma cliente era muito chata com os atendentes e um deles molhou a carne dela na água da privada. Então, sejam educados com as pessoas e escolham bem onde compram seus alimentos.
29. Já trabalhei em uma fábrica de pasta de dente para cachorro. Que basicamente era uma máquina de recheio de churros em que a gente enchia as bisnagas e a "massa" do creme dental era feito na batedeira comum mesmo. É cd coisa que fazemos por pouco dinheiro no inicio de carreira
30. As normas de segurança e higiene do brasil nas produções animais e alimentos são umas das mais exigentes do mundo. Somos considerados muito detalhistas e rígidos no que chamamos de biossegurança (ou biosseguridade).
31. A carne suína é a mais consumida do mundo formalmente (informalmente é o peixe, pois há dificuldade de controle em função da pesca extrativa). Mas, no Brasil, é apenas a 3a mais consumida. Consumimos mais frango e em segundo lugar, carne bovina.
32. JAMAIS usem anticoncepcionais em cadelas. Causam tumores malignos terríveis! Se ñ quer filhotes (por favor, ñ queira. Já temos mto cachorro no mundo. Teve bão), CASTRE! Castrar previne doenças, aumenta o tempo e melhora qlidade de vida do animal. Castrar é um ato de amor!
33. Vets recebem, ao menos, 2 pedidos de ajuda "grátis" por semana e pode ter ctz que ajudamos o máximo que conseguimos. Então, se vc resgatou um animal de rua, entenda que VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ELE, inclusive financeiramente. E não se ofenda se negarmos ajuda. Ñ é nd pessoal.
34. Redes de fastfood, como mc donalds, são um dos principais fornecedores que exigem e puxam o bem estar animal no mundo, graças a pressão dos consumidores. Continuem. Funciona. Graças a isso, temos hj, poedeiras e porcas q antes ficavam isoladas em celas, sendo criadas soltas.
34.1: pra terem ideia, qdo trabalhava numa gigante de alimentos, recebi uma auditoria do Mc Donalds (da rússia, se nao me engano) de bem estar animal e a cada 100 suínos que estavam na baia, só 1 poderia vocalizar. Pra quem conhece suino sabe q eh quase impossivel. Não passamos.
35. Da série "básico, mas já me questionaram": tanto vacas quanto bois/touros podem ter chifres. A presença do chifre está ligada a raça do bovino e não ao sexo! ¯\_(ツ)_/¯
35.1 As raças de bovinos para leite e carne são diferentes e só de olhar a gente sabe qual é qual. O Masterchef, por exemplo, já levou uma vaca leiteira no programa pra falar de cortes cárneos.
36. Galinhas veem imagens distintas em cada um dos olhos ao mesmo tempo. Como é presa, precisa estar atenta e possui olhos lateralizados. Com isso pode focar um olho no chão em busca de comida e outro no céu em busca de predador. É o famoso "um olho no peixe e o outro no gato".
37. Gatos "amassam paozinho" somente quando estão tranquilos e seguros em um ambiente. Acredita-se que este movimento venha do instinto de mamar, no qual os filhotes afastam as patas da teta da mãe pra ajudar a respirar enquanto sugam o leite. Acho fofo.
38. É proibido cortar rabinho, orelha e cordas vocais de cães por razões estéticas ou para impedir os latidos. Se você sabe de algum veterinário que ainda faça esses procedimentos, fique à vontade para denunciar ao CRMV.
39. Um dos sintomas da parvovirose (atualmente gastroenterite hemorrágica) são as fezes moles e com sangue que possuem um cheiro muito característico que, praticamente, todo veterinário de clínica sabe reconhecer. Rsrs... chamamos de "cheiro de parvo".
40. Cachorro não pode comer chocolate! Quanto mais cacau mais perigoso é, por ter mais teobromina (Substância tóxica). Os tutores tendem a banalizar o perigo, mas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg. Cão da raça boxer vomitando muito por intoxicação de chocolate no piso de um hospital veterinário
41. Uma vez em uma palestra sobre cavalos, um rapaz me chamou de canto e disse:
- eu nao quis perguntar entre todos mas eu queria saber se é verdade que cavalo do cu preto vale menos que cavalo do cu branco, como meu avô diz.
¯\_(ツ)_/¯
42. Vacas de pelo branco valem + q vacas de pelo preto. Isso pq as brancas resistem melhor as altas temperaturas q as pretas, q absorvem + calor. E vacas de pele preta são + resistentes aos carrapatos que as vacas de pele branca. Então, a ideal seria de pele preta e pelo branco.
43. Cavalos possuem apenas um dedo e andam apoiando somente sobre a última falange. Além disso, o joelho do cavalo fica localizado no braço!
44. Animais quadrúpedes NÃO tem 4 pernas e sim, 4 patas ou membros. Os anteriores são anatomicamente semelhantes aos nossos braços e os posteriores as nossas pernas. Então possuem 2 braços e 2 pernas. Sabendo disso, fica bem fácil resolver esse dilema: Meme que diz: qual seria o jeito certo de um cachorro usar calças? Um desenho de um cão usando calça nos braços e nas pernas ao mesmo tempo e outro desenho de um cão usando calça somente nas pernas.
45. Nem todo mundo sabe identificar o sexo dos gatos. Já vi mto tutor nomear gato macho como fêmea e já vi veterinário abrir "uma gata" para castrar e não encontrar o útero e só depois perceber que era um macho castrado! Pra não ter mais dúvidas, peguem a dica: Femeas tem menor distancia entre anus e vulva. Machos castrados tem maior distancia entre anus e vulva. Machos inteiros tem testiculos.
46. A gema do ovo é o óvulo da galinha. O ovo que vc consome é composto, então, por um óvulo não fertilizado. Mamíferos qdo tem óvulos não fertilizados, menstruam. Então, ao comer um ovo, estaria você consumindo a "menstruação" da galinha? 🤔
47. "inteiro" é o nome que damos pra animais não castrados. Uma vez uma amiga relatou um problema com o gato dela e eu perguntei: mas ele é inteiro? Ela respondeu: uai, ele tem todas as patinhas!
48. A parte externa do sistema reprodutor da fêmea é a vulva! A vagina fica internamente e fica fácil guardar qdo descobrimos que a palavra vagina significa "bainha da espada".
49. Ninguém nunca viu o bicho Chester, pq ele nada mais é que um frango peitudo, criado como alternativa ao peru de natal. O q deixa ele tao peitudo é seleção genética. Chester é o nome comercial da marca perdigão e o Fiesta é da Sadia, que atualmente são a mesma empresa BRF.
50. Não existem BURRAS! A fêmea do burro é a mula. E ambos são estéreis, pq são o cruzamento entre duas espécies diferentes: uma égua e um jumento. Qdo uma jumenta cruza com um garanhão, o filhote é chamado de bardoto. Asno e jegue são sinônimos de jumento.
51. Presunto é um produto ultraprocessado e deve ser consumido moderadamente. Mas se ainda assim vc quer come-lo, não se comova com a propaganda que diz que o presunto da marca "X" é feito 100% de pernil. POR LEI, todo presunto é feito 100% de pernil. ¯\_(ツ)_/¯
52. Cavalos não vomitam! Por essa razão, são muito seletivos com o que comem, pq se o alimento estiver contaminado ou fizer mal, já era... eles não conseguem "devolver".
53. Cães vomitam muito. E, mtas vezes, só pra se livrar de algo que ñ caiu bem. E se depois de vomitarem mudarem de ideia, podem muito bem comer o vômito de volta. Além de lamberem bundas, próprias e de terceiros. Então, evitem beijos na boca!
54. Veterinários ñ ganham bem no início de carreira, principalmente, os que forem trabalhar em clínicas veterinárias de 3o. Porém, a carreira é mto mais ampla do que se pensa! A área comercial (vender produtos vets), p.ex., é uma das mais fáceis de conseguir vaga e paga até bem.
55. Galinham começam a botar ovos por volta de 4 meses de vida. E a partir daí, botam um ovo por dia, em média. O ovo demora 24h pra ficar pronto. E em granjas não há a presença de galo, então é impossível que vc compre um ovo com pintinho dentro (q seria um ovo galado).
56. Apesar do clichê, coelhos não devem comer muita cenoura e, muito menos, alface. Cenoura em excesso, causa problemas (e eles nem curtem tanto assim) e alface causa diarreia.
57. VACINAÇÃO é atividade de veterinário! Cuidado ao vacinar pets em casas agropecuárias por outros profissionais. Vacina parece simples, + séria! Tem a recomendação geral de q vacinas importadas são melhores que as nacionais. Mas ñ é só isso que influencia na eficácia da vacina!
58. É confuso, maaaaas a cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. E o carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros. (Dica @larissarmaluf)
59. Comprou ovo? Não lave para guardar na geladeira. Tira a proteção e ainda pode levar contaminação para dentro dele. Caso tenha alguma sujidade, tipo pena ou fezes, retire e se for muuuuuito necessário lavar, só lave no momento do uso.
60. Para saber se o ovo está próprio para consumo, coloque em um copo de água. 1. Se afundar está bom. 2. Se nem afundar nem boiar, pode consumir, mas evite cru ou mal cozido. 3. E se boiar, está impróprio para o consumo.
61. Pelamordedeus, gente! Quiabo NÃO CURA cinomose e parvovirose em cachorro! Parem de espalhar bobagem na internet e levem seus pets ao veterinário.
62. Uma forma de saber se o ovo está fresco (qto + fresco, melhor pro consumo) é pela clara. Qto mais espessa, mais fresco. Qto mais liquefeita, mais velho é o ovo.
63. Por lei, animais só podem ser abatidos sem insensibilização, no caso de abates religiosos (judeus e islâmicos). Nesses, os animais são degolados c faca especial por um representante da religião que realiza uma oração a CADA animal abatido (dentre outras exigências).
63.1. Alguns estudos mostram que o nível de estresse desses animais não é diferente dos métodos tradicionais. As formas mais comuns de insensibilização é pistola para bovinos e choque para aves e suínos. Tb há a opção de câmara de gás, mas é pouco usada no Brasil.
64. Pesquisem sobre a brilhante Temple Grandin. A maior especialista bem estar animal do mundo. Há um filme bem legal sobre ela. Ela palestra no mundo todo sobre bem estar animal de forma paga. Mas como ela é autista, onde ela vai dá palestras abertas e gratuitas sobre autismo.
65. Peixes sofrem. A maioria das pessoas substima o sofrimento dessa espécie. Pra terem ideia, muitas vezes são mantidos vivos em cama de gelo após pesca e retiram os órgãos deles ainda vivos. Isso pq a carne de peixe estraga mto rápido.
66. Muitos petshops espremem a glândula anal dos cães durante o banho e isso facilita inflamações. Perguntem no estabelecimento e, de preferência, peçam para NÃO mexer!
67. Ser veterinária já me fez no mesmo dia brincar com um lobo, uma égua, uma bezerra e algumas galinhas. A melhor parte da profissão é sim afofar bichos todo dia.
68. Galinha não tem cu. Tem cloaca. Isso pq o ânus é parte apenas do sistema digestório. Já a cloaca é parte dos sistemas digestório, urinário e reprodutor. Então o pintinho era sem cu mesmo, mas não precisava explodir. ¯\_(ツ)_/¯
69. Existem muitos perfis sobre veterinária bem legais no instagram como esse Veterinanda. Aproveitem e conheçam detalhes do símbolo da Medicina Veterinária.
70. Nono periodo da faculdade, professor perguntou na prova: um colega te liga e pede ajuda com uma vaca com os sintomas x, y e z. O que vc diria?
Respondi: ñ diria nada pq é anti ético dar consulta pelo telefone.
Rimos muito.
Reprovei.
(Mas depois acabou q passei)
71. O boi, nada mais é que o macho da vaca que foi castrado e o touro é o macho que não foi castrado. A diferença é que o touro é usado nas criações de gado bovino para cruzar com as vacas, aumentando o rebanho por meio da reprodução.
72. Adote um gato preto: Estudos mostram que gatos pretos são + amistosos, tem + facilidade para lidar c/ ajuntamentos e com a vida urbana e maior tendência a viver bem em grupos com outros gatos e humanos. E tb pensa-se q são resistentes ao hiv felino. E ñ, ñ dão azar. Dão amor!
73. Pra evitar medo do gato no vet: Ñ faça movimentos repentinos. Forre a mesa de metal do vet com manta ou borracha para que ele não escorregue. Acaricie o gato com firmeza, aplicando bastante pressão. Ñ dê palmadinhas carinhosas, nem carinhos leves, nem beliscoezinhos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to dozbicho
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!