1 like = 1 curiosidade sobre os 8 anos que vivo na Finlândia. Valendo!
Finlandês se veste de acordo com a estação e não temperatura. Tá zilhões negativos lá fora, mas se o inverno ainda não começou, ele passa frio, mas continua usando roupa de outono.
Saku, Anu, Eka, Pia.
(deixar claro que não to generalizando nada. A palavra "Finlandês" é pra representar um grupo de pessoas que lidei, conheço ou convivo).
Na Finlândia a galera almoça bem cedo. 11 e pouco já tá todo mundo saindo pro almoço.
A maior emissora é do governo, inclusive uns anos atrás existia um imposto sobre TV. Se vc tivesse uma TV, vc pagava um boleto mensal pra isso pq os canais não se sustentam sozinhos. Hj esse valor tah no imposto.
A família é o núcleo pais e filhos. Depois dos 18 anos dos filhos, cada um segue seu rumo.
Não existem imigrantes não documentados por aqui.
Mas existe bastante visto au pair. De estudante é mais complicado pq não tem mais bolsas pra não europeus.
Absolutamente todas as estações de metro, trem ou o que seja, tem elevadores e acessibilidade para cadeirantes e pais e mães com carrinho de bebê. É bonito de se ver a mobilidade por aqui.
Sobre a questão dos refugiados. Teve bastante e o governo lida de um jeito questionável. Os refugiados ficam fechados em locais até q se avalie individualmente. Mas nunca vi ou conheci refugiados por aqui.
Nas festas de fim de ano das empresas, família não é convidada. É uma festa da pesada, onde todo mundo perde a linha e rola até uma aceitação sobre pegação entre a galera e no dia seguinte é como se nada tivesse acontecido.
O jabá é que eu que fiz as ilustrações :)
Mas vocês podem perguntar nas mentions que eu respondo suas perguntas! :)
Achei que ia ter 15 likes e teve mais de 1200! Obrigado por toda a moral e divirtam-se :D.
Vamos ver o que o Brasil pode copiar de bom daqui ;).