, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Mostramos no @SporTV a lista das contratações mais caras já feitas por clubes brasileiros na história – considerando compras de direitos federativos/econômicos, e não salários, ok? Como este assunto suscita muitas dúvidas, vou explicar em alguns tuítes. Me digam se ficou claro.
Os valores nominais foram publicados pela imprensa no tempo de cada contratação. É a fonte mais precisa possível? Infelizmente, não. Valores são vazados por dirigentes e empresários, arredondados para cima ou para baixo conforme interesses. Mas é o que temos para trabalhar.
Uma vez que você tem um valor na mão como o do Edmundo, comprado pelo Vasco da Fiorentina por US$ 15 milhões em 1999, segundo o @JornalOGlobo, você precisa converter do dólar para o real conforme a cotação da época, depois aplicar um índice para corrigir a inflação de lá para cá.
Como os preços das coisas ficam maiores ao longo dos anos, a moeda perde o poder de compra, e nós precisamos corrigir a inflação em qualquer comparação entre valores de tempos diferentes. Sempre. Obrigatoriamente. Qualquer quadro sem a adequada correção da inflação está errado.
Aí o flamenguista me xinga: isso é bairrismo, você quer diminuir meu Mengão! Não, é economia. Além do mais, só existe um cálculo correto para fazer este quadro, mas as conclusões que podemos tirar a partir dele são variadas. E muitas delas são para lá de favoráveis ao Flamengo.
O Vasco comprou o passe (ainda era passe) do Edmundo com dinheiro do Bank of America. Arriscou-se com altíssimos custos do futebol e de um projeto olímpico, quebrou. O Corinthians passou por coisa parecida. Comprou Tévez com grana da MSI, descuidou das finanças e foi rebaixado.
O Flamengo compra Arrascaeta com recursos próprios. A aquisição corresponde a apenas 8% do faturamento projetado para a temporada de 2019. Lá atrás, o Vasco teria gastado 33% de sua arrecadação com Edmundo, e o Corinthians 60% com Tévez. O Flamengo hoje é muito mais responsável.
O Corinthians tem quatro das contratações mais altas, três delas feitas na época da MSI. O Vasco só está lá por causa do Bank of America. Teve investimento que saiu caro, mas não rendeu. Enfim, discutir em cima de lista é divertido demais. Mas tem que corrigir inflação, ok?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rodrigo Capelo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!