, 9 tweets, 5 min read Read on Twitter
Os algoritmos do @YouTube recomendam o que o usuário tem mais chance de assistir. Conteúdos extremistas naturalmente chamam mais atenção e criam uma bolha de vídeos bizarros. A @yaso fez um experimento e constatou que a plataforma é um celeiro da extrema direita. Siga o fio 🎞️
Ao entrar em um vídeo sobre máquinas de forjamento de martelo mais rápidas e pesadas e seguir as sugestões do Youtube, o algoritmo da plataforma levou @yaso para um vídeo sobre como fazer munição para uma arma semi-automática.
Apesar de ter um serviço de assinaturas, o YouTube Premium, a plataforma ganha dinheiro mesmo é com anúncios e os algoritmos existem para garantir que as pessoas sejam expostas a mais e mais anúncios.
Esses algoritmos usam uma combinação de dados para recomendar vídeos que visam, literalmente, prender e viciar as pessoas. É um sistema que aprende sem ser “supervisionado” por humanos.
Para tomar as decisões por você, os algoritmos associam significados que eles mesmos aprendem em etapas, de modo a filtrar e combinar categorias para chegar em um conjunto de vídeos ou anúncios para recomendar.
É uma rede fértil para circular a ideia de que políticas afirmativas para negros são parte de uma conspiração para acabar com a raça branca ocidental, por exemplo, ou o delírio de que vacinas são parte de um plano para acabar com determinadas populações.
No Brasil, temos a nossa própria rede de influenciadores de extrema direita, catapultados para a fama com a ajuda do algoritmo do @YouTube. Todos recomendados por @JairBolsonaro, que se beneficia da popularização de teorias conspiratórias de extrema direita.
Entre os youtubers de @JairBolsonaro estão @moura_101, com quase três milhões de seguidores e vídeos defendendo a existência da cura gay, o influenciador Diego Rox, que defende para seus quase um milhão de seguidores a existência da Ursal e a jornalista @joicehasselmann.
Recentemente o Google reconheceu o problema. A empresa disse que passaria a sinalizar vídeos que espalhassem desinformação e exibiria, junto com eles, conteúdo da Wikipedia. O que não ataca a raiz do problema que é seu modelo exploratório de negócios: interc.pt/2FjpSUL
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!