, 116 tweets, 28 min read Read on Twitter
Quero entrar na onda. Se flopar nunca aconteceu.

1 like = 1 curiosidade sobre a minha viagem para a Coreia do Sul (choques culturais, coisas engraçadas, comidas, costumes, ciladas, achados e etc).
1)Sul Coreanos ainda não entendem a proporção do hype do país.
Todos sempre me perguntavam um pouco chocados por que cargas d'água eu decidi viajar para um país tão longe e, de acordo com eles, sem atrativos.
2) aprenda um pouco de coreano antes de ir! Eu visitei 5 cidades na Coreia do Sul e posso dizer que uns 70% não fala inglês (sim, mesmo os mais jovens). Às vezes eles até entendem, mas não conseguem falar. Não que seja obrigação né, pq a língua oficial deles não é inglês?!!!!
3) mesmo assim eles são super esforçados e se sentem na obrigação de, sozinhos, compensarem esse gap linguístico. Conversei com vários que se viravam entre tradutor do naver e Google só pra conseguir estabelecer um diálogo. (+)
E algumas das minhas melhores conversas aconteceram nesse esquema.
Eu sempre me sentia mal quando eles pediam desculpas por não falarem bem inglês (+)
então sempre tentava dizer que não era pra eles se sentirem mal, que na Coreia somos nós que temos que fazer o esforço de aprender um pouco de coreano. Isso sempre fazia eles sorrirem.
3) eles ficam muito felizes com qualquer conhecimento que você tenha sobre a cultura deles. Seja uma palavra, nome de ator ou reis de alguma dinastia. Os olhinhos deles brilhavam tanto (+)
Minha vitória pessoal foi quando conversei sobre a Dinastia Goryeo com um coreano.
Obrigada Moon Lovers 💗
4) Ao contrário do que ouvi e vi, achei os coreanos muito abertos.
Além de ótimos companheiros de copo! De idosas me oferecendo comida e bebida a moço me oferecendo business card no metrô pq eu tava sozinha e longe de casa, todos sempre foram muito gentis (+)
Mas aqui vale o disclaimer que eu sou mulher e branca. Não sei como rolaria com gêneros e etnias diferentes. Mas fiz amizade com uma menina negra que disse que tmbm se sentiu muito acolhida.
5) em algumas ocasiões, com algumas pessoas, vi preconceito com asiáticos de outro país. Tipo, meus amigos coreanos não me deixavam lavar louça pq era turista e, de acordo com eles, merecia mordomia. Mas a menina de Singapura podia lavar a louça dela sem problemas.
Também vi um coreano falando mal de chinês. Nem vou reproduzir aqui pq foi xenofobia pura.
Foram casos isolados que eu vi, mas não sei como isso ocorre no geral.
6) EU CONHECI UM COREANO LULISTA! Isso mesmo companheiras e companheiros! Quando falei que era brasileira, ele disse que o sonho dele era que a Coreia tivesse um presidente como o Lula. Que o Lula foi ótimo para os pobres e tirou a gente da linha da pobreza.
Ele falava e eu só:
7) Eu AMO o senso de coletividade que eles têm na Coreia do Sul. Na Guesthouse que fiquei em Jeju os lanches sempre eram coletivos. Cada um trazia uma bebida e uma comida e comia e bebia do que todo mundo trouxe.
8) Os melhores rolês eram os na lojinha de conveniência. Sim, a infame CU. A gente enchia a cara e comia biscoito de isopor com sabores estranhos gastando no máximo 7 mil won.
Todos eles começavam com um: quem anima beber hoje? E todos iam.
Seguem registros dos rolês
Bônus: vídeo do coreano lulista me ensinando a misturar cerveja com soju
9) Não tenham medo de provar comidas que são completamente diferente das nossas!
Provei Sundae (aquela linguiça de sangue com macarrão dentro). Antes de comer, os coreanos passam ele em um temperinho. Achei bem gostosinho. Me lembrou o nosso miojão de carne.
10) Não vai pra Coreia achando que vai ter Wi-fi aberto em cada esquina não! Os que têm não são tão bons e na maioria dos cafés você tem quem comprar alguma coisa pq a senha vem na notinha fiscal. Invista num bom chip.
Lá 4G funciona até no metrô.
Nunca vou esquecer o flagra que eu dei no Coreano vendo What's Wrong With Secretary Kim, em 4K de definição, DENTRO DO METRÔ!
11) Acho que posso dizer que na Coreia do Sul o carma é tão rápido quanto a velocidade da internet. Eu ajudava um pessoa, 5 segundos depois alguém estava sendo um anjo de candura comigo. O que só me deixava com vontade de ser ainda mais gentil com as pessoas.
12) Tem muito menino fofo que parece prota saído de drama? Tem! Mas também tem menino escroto que quer te dar uns pegas só pq vc é ocidental. Um dia em Hongdae um menino me convidou pra jantar na casa dele.
Do jeito que ele tava me olhando tava bem claro quem ia ser a comida.
13) Sim, eles fazem comentários sobre o seu corpo e a sua aparência na sua frente. Isso pq na cabeça deles não é um comentário maldoso, mas um toque sincero de como você poderia ser uma pessoa melhor. Sendo que melhor = padrão.
Quando aconteceu comigo tentei não ficar puta pq lá na Coreia não se encaixar no padrão da sociedade realmente limita as suas oportunidades. Tipo, eu sou gorda, talvez lá eu não arrumasse emprego por pensarem: a ele é gorda, deve ser preguiçosa.
O que aconteceu comigo foi: Tava em Myeondong comendo uma salsicha empanada com massinha de peixe, tomando meu refri e conversando com a vendedora. Ela foi uma amor e até pediu pra tirar foto comigo. Estamos trocando uma ideia quando ela começa:
Seu cabelo é tão lindo, sua pele é saudável, seus olhos são grandes e seus lábios são bonitos. Mas você é só um pouquinho gorda demais. Se emagrecer só um pouquinho, você vai ser perfeita.
Tudo isso com um sorriso no rosto enquanto eu ficava assim:
Quando falei sobre isso com uma amiga minha coreana ela já mandou um:
você mandou essa menina tomar no cú, né?
14) Eu quase perdi meu voo de volta pro Brasil pra ir ao Show do @day6official. Perto da minha viagem, o Day6 anunciou a Youth World Tour para os dias 22,23 e 24. NO dia 22 eu tinha o Lotte Family Concert e na noite do dia 23 eu voltava pro Brasil.
Depois de calcular o tempo de cada música, todas as rotas possíveis e procurar lugares pra deixar a minha mala, consegui ir ao show e chegar no aeroporto com tempo pra passar pela segurança e embarcar. Nem um pipizinho a mais.
Fotinhas aqui: instagram.com/p/Bp7aCpUBMwn/
Até hoje eu agradeço a Deus não ter perdido esse voo pq eu não ia ter dinheiro pra trocar passagem.
Acabou que os meninos vieram pra cá em Novembro. Com isso me senti o último biscoito do pacote por vê-los duas vezes no mesmo ano.
15) Todos os coreanos com os quais eu conversei sonham com a unificação das Coreias. Tem até uma estação de trem pronta pra ligar a Coreia do Sul a Europa. Mas pra ela funcionar precisa da autorização pra passar pela Coreia do Norte (risos). Já tô com a minha passagem comprada pra Coreia do Norte.
Minha guia no passeio pela DMZ (zona desmilitarizada entre as coreias) disse pra gente aproveitar, que por causa da paz daqui a pouco a DMZ não existiria mais e acabariam os passeios.
16) Sabe aqueles music shows em que a gente vê uma plateia GIGANTE? Então, é tudo jogo de câmera. Na verdade a galera dos fandom fica dentro de um quadradinho pequeno, mas as câmeras fazem parecer que é maior.
A plateia fica mais pra trás em uma espécie de arquibancada.
Assisti à gravação do The Show e fiquei chocada com a eficiência deles. Essa gravação é mais pra turistas mesmo , ou pros grupos gravarem uma versão melhor das apresentações e pra tirarem fotos pra divulgação do programa e etc.
É tudo muito rápido! Entra um grupo, sai, entra o MC, sai, entra outro grupo. Sem nenhum intervalo.
Enquanto isso a galera do backstage tira, trata e posta as fotos dos participantes dos grupos.
Grupos grandes não costumam participar da segunda gravação. No meu dia por exemplo, mais cedo teve Shinee, mas eles não foram na segunda rodada. Pelo menos eu vi o debut de G-Idle <3
17) Coreanos SEMPRE vão elogiar o seu coreano. Eu viajei sabendo meia dúzia de frases e sempre que abria a boca eles olhavam pra mim do jeito que eu olho pros gifs de bebê e gatinho no Twitter.
Por isso, antes de viajar, aprenda os "oi", "por favor" e "obrigada". Faz mt diferença
18) Uma das minhas maiores dificuldades alimentícias na Coreia era o café da manhã.
Arroz e sopa de manhã, pra mim, nem pensar.
Então investi em pãezinhos e no banana milk. O problema é que 90% dos pães que eu encontrei pelo caminho eram doces :( Bateu sdds do pão francês.
19) Uma coisa que chamou a minha atenção foi a participação ativa dos pais nos núcleos familiares. Fosse nos museus, restaurantes, mercados ou andando na rua, o pais sempre estavam presentes fazendo algo efetivamente útil.
Ao mesmo tempo que amei, fiquei triste por isso ter sido tão contrastante pra mim.
20) Apesar dos avanços e melhorias, a Coreia do Sul ainda é um país de 3º. E sim, lá também tem muita desigualdade social. Isso ficou mais evidente pra mim em Busan, onde vi casas mais humildes e muitas pessoas pedindo dinheiro na rua.
Nunca pensei que veria isso na Coreia.
21) Se puder escolher uma época, vá em maio/começo de junho. Está quente, mas não é insuportável. O sol nasce às 4:30 e se põe quase 21h. É ótimo pra você fazer várias coisas e explorar mais atrações.
22) Sabe as nossas férias de 30 dias? Então, na Coreia do Sul são 5 dias que eles têm que dividir em duas. Por isso, quando estão cansados muitos jovens pedem DEMISSÃO e se dão férias por um tempo antes de voltar a trabalhar.
Imagina se a moda pega? #DeusquemeDibre
Eu descobri isso em Jeju. Pq perguntava para os coreanos o que eles faziam e a resposta SEMPRE era: Ah eu fazia x+y+z, mas pedi demissão e agora eu tô viajando.
Mas daqui a um mês vou trabalhar com tal coisa.
Não sei o que choca mais, as demissões contínuas ou a facilidade pra encontrar novos empregos.
23) Show de Kpop na Coreia do Sul não chega aos pés dos shows de Kpop no Brasil. Sei que a cultura é diferente e que existem jeitos diferentes de se aproveitar um show, mas algumas apresentações pareciam mais um velório.
Se não for pra sair do show sem voz, nem me chama.
bônus: fotos e vídeos que eu fiz no Lotte Family concert.
Não postei antes pq a qualidade tá bem ruim.
@official_sunmi_ É PEREITA AO VIVO. Foi sem dúvidas a melhor da noite e fez até os coreanos cantarem. Ela conseguiu dominar o estádio sozinha. Muito rainha mesmo.
Por favor, ignorem meus berros
Nesse dia os meninos estavam visivelmente cansados. Não conseguiam fazer todas as coreografias e se pouparam no que puderam.
Eu juro que tentei focar melhor, mas era tanta gente se batendo por uma foto deles que eu desisti e decidi só curtir o show mesmo.
Agora um comentário sobre a apresentação de BlackPink. Sim, foi no dia da treta em que interromperam o show no meio da performance e tals. Mas desconsiderando isso preciso dizer que elas tem que melhorar muito no quesito carisma e interação com o público Foram 3 músicas sem um oi
Sobre a interrupção. O que rolou foi que a entrada pro show foi uma bagunça. Então durante o show ainda tinha gente entrando. Eles queriam parar o show pra galera entrar e depois recomeçar. Mas BP tinha compromisso depois e não podia recomeçar a apresentação do zero :(
Não é que os shows são ruins. É só qur a galera só canta fanchant ou quando o artista pede um trecho específico. Pra mim foi um choque muito grande.
24) Myeongdong é uma selva. São 3334327373 milhões de vendedores, todos querendo um pedaço de vc. Eles vão fazer de tudo pra chamar sua atenção e te fazer comprar alguma coisa.
Um dia uma vendedora me puxou pela mão e me levou pra dentro da loja dela e começou a passar todos os cremes disponíveis em mim. Ela só me soltou quando eu disse que tinha gasto todo o meu dinheiro.
25) Não achei a comida de lá tão picante. Arde? Arde. Mas é suportável. E eles servem tantos side dishes que ajudam a frear a picância que fica tudo ok!
26) Tem uma frase que eu ouvi de TODOS os coreanos: espero que você tenha dias memoráveis e goste muito da sua visita à Coreia. Que seja tão bom que você queira voltar.
27) A ideia de viajar sozinha pro outro lado do mundo, sem dominar o idioma, pode ser assustadora. Mas não deixa isso te impedir de ir. Algumas das experiências mais incríveis que tive rolaram pq eu tava sozinha.
Então SE JOGA GAROTA!
28) A sensação de segurança é real e é uma das coisas que sinto falta. Andar sozinha de madrugada em ruelas escuras om dinheiro e câmera sem ter medo de nada.
29) Eu tava lá durante o lançamento de Secretary Kim e posso dizer em primeira mão que não tinha ninguém puto pelo prota ser o Seo Joon. Muito pelo contrário, várias dorameiras coreanas me disseram estar doidas pra ver o parquinho pegar fogo.
30) Nem todo coreano vê drama, mas até os que nunca veem assistiram (e amaram) Goblin 💗
31) O metrô da Coreia do Sul é perfeito! Mas fique ligado, ele não funciona 24h por dia e o horário de funcionamento das estações não é o mesmo (as que têm maior circulação ficam abertas até mais tarde). Pense bem nas suas atividades noturnas antes de escolher hotel ou airbnb.
32) Sabe o Google Maps? ESQUECE ELE. As rotas que ele mostra são doidas. Uma vez, só pra testar pesquisei um restaurante que tava atrás de mim. O App me mandou atravessar 2 avenidas e pegar um ônibus por 20 min e o restaurante estava a 15 passos de distância.
Vi muitos blogueiros falando pra usarmos o Naver maps, mas se vc não entende muito bem coreano nem quer um app que demande muito esforço, pode usar o cittamobi e o mapa do metrô de Seul.
Eles salvaram MUITO a minha vida.
Maps só vale a pena se vc cagar pra rota oferecida e usar ele como bússola mesmo (acompanhando o pontinho azul do GPS pra ver como chegar no lugar a pé).
33) Coreanos são extremamente gentis com turistas.
Assim que cheguei, tive problemas com o chip de internet, daí fiquei perdida sem conseguir achar meu Airbnb.
Depois de suar pra achar um wi-fi, comecei a ir na direção, mas sempre errando as ruas. (+)
Depois de quase chorar várias vezes pelo cansaço, fome e medo de nunca achar meu airbnb resolvi pedir ajuda pro primeiro coreano que passasse na minha frente.
Pedi ajuda quase chorando pra um menino. Ele ficou com tanta pena de mim que não só me ajudou a achar o airbnb (+)
Como me levou na porta do apartamento.
O moço foi tão fofo que subiu três andares carregando uma mala de 20kg na maior boa vontade.
Eu fiquei tão agradecida que falei que queria pagar comida pra ele mas esqueci de add no Kakao Talk.
34) Um dia, fui almoçar no gwangjang market e me colocaram sentada de frente pra uma senhora. Ela sorriu e me perguntou se eu falava coreano. Joguei aquele "um pouco". Conversamos no embromation, e ela me deu kimbap e makeoli. Queria ter tido coragem de pedir uma foto com ela.
35) Fui conselheira amorosa por um dia.
Estava sentada na graminha em Hongdae, vendo uma mocinha cantar IU quando um casal de amigos me chamou pra sentar com eles. Me deram carne e cerveja, trocaram uma ideia. E tals. (+)
De repente, o menino me chama no canto e diz que é apaixonado na amiga, que eles já ficaram, mas nunca saiu disso. Que o sonho dele era namorar com ela.
Eu fiquei tipo ????????
Só tive 2 namorados na vida, como posso te ajudar amigo?
36) Eu nunca passava mais que 5 segundos olhando um mapa sem que um coreano parasse do meu lado pra oferecer ajuda.
37) Quando comentei sobre a gentileza dos coreanos com os amigos que fiz em Jeju eles disseram que isso só acontece com estrangeiros. Que entre eles não rola tanta gentileza assim não
aiusaisjsuahsuahsuhaushausha
38) Os melhores rolês quase sempre eram os mais baratos. Tipo, o museu da SM era 18 mil won, mas era bem sem graça. Já a maioria dos palácios era 1 a 3 mil won e eram fantásticos <3
Então não menosprezem os rolês baratos!
39) Nunca pensei que isso iria me afetar tanto, mas o fato de eu ser muito diferente fisicamente afetou muito a minha sensação de pertencimento. Isso também fez com que eu me sentisse muito sozinha e à margem em alguns poucos momentos.
40) Ninguém me disse diretamente, mas senti que ser fã de kpop e não ser adolescente é meio que micão. A hype é falar que curte k-hip-hop e indie tipo Dean, loco, IU e Heize. Mas estrangeiro tem passe livre pra gostar do que quiser e fazer sucesso hehehehehe
41) passei muita vergonha tentando comer com o chokará de metal (os hashi coreanos). Isso pq sempre melecava os dedos de molho e acabava fica do sem pega pro talher. Me ofereceram garfo mais de uma vez, no que eu, gentilmente, sorri e agradeci, dizendo que queria aprender.
Na hora do mico o negócio é rir junto e fazer piada de você mesmo.
Me senti um bebê mimado por mts vovos e vovós pq nessas horas os mais velhos me olhavam com carinha de "olha que fofa, a estrangeira tá aprendendo a comer".
Mesmo dominando os de madeira, os de metal ai da são um desafio pra mim.
42) Tá com a academia em dia? Se não tiver, pode marcar a sua primeira ficha pra ontem por um motivo: escadas! Na Coreia inteira vc twm escadaa pra escadas que levam pra escadas que dão em algum lugar.
Então bora malhar essas coxas, menina!
43) Acho que de certa forma é um jeito de manter a população ativa fisicamente porque várias escadas tem contagem de calorias. Tipo quanto você queima ao subir cada degrau.
44) Sei que muita gente não gosta, mas se puder escolher entre Airbnb/Guesthouse e Hotel, escolha Airbnb/Guesthouse (principalmente se vc for sozinha). é uma ótima chance pra conhecer pessoas legais e interessantes de todos os lugares do mundo e fazer rolês q vc não faria solo.
45) A zona desmilitarizada entre as Coreias tem 4 km de largura e 238 km de comprimento.
Os exércitos do sul e do norte fazem patrulha pra garantir que ninguém invada o lado de ninguém. Mesmo assim o número de fugitivos do norte aumenta todo ano.
46) Nesse trecho, de cada lado tem uma bandeira (a da Coreia do Norte no norte da DMZ e a da Coreia do Sul no Sul). Por anos eles ficaram competindo pra ver qual bandeira era hasteada mais no alto, até a Coreia do Sul cansar a picuinha e deixar a do norte ganhar.
47) Separe alguns dias pra sair andando pelos bairros, só pra explorar e se deixar surpreender pelo que você encontrar. Foi assim que o por do sol mais bonito da minha viagem.
48) A Coreia do Sul é muito mais que Seul. Aproveite o sistema transporte maravilhoso que eles têm para explorar nais cidades!
49) Sabe as ahjummas dos dramas? As que passeiam de viseira, de casaco e calça? Na vida real é igual.
E eu amo que os idosos são super ativos e estão sempre caminhando e fazendo trilha.
50) As dorameiras coreanas são como a gente. Amei surtar comentando sobre dramas, atrizes e atores com elas. E meio que me sentia orgulhosa de mim mesma toda vez que elas ficavam chocadas por eu conhecer algum drama ou ator que não é hypado.
51) Nem caipirinha nem Pelé. Os coreanos que conheci sabia. Do Brasil pelo Neymar e pelo samba.
52) Um dia em Busan eu vi um pai brincando com os filhos e cantando Love Scenario do Ikon. Eu quase explodi de fofura.
53) Cheguei lá na Coreia pouco depois do lançamento do LY: Tear. O álbum tocava em TODO lugar (e não era só o single não, era todas as músicas). Acho que se eu levantasse a tampa de um boeira começaria a tocar.
Sabiam*
Perdoem minha falta de destreza com o touch do celular.
54) Tem muito banheiro público na Coreia do Sul, MAS NEM TODOS ELES TÊM PAPEL HIGIÊNICO. Então tenta levar um pouco na bolsa pra vc não passar aperto na hora daquela dor de barriga.
55) O banheiro de agachar é uma realidade. Mas eu me recusei a usar por falta de equilíbrio.
Imagina cair de bunda onde todo mundo faz pipu e número 2?
Fico toda arrepiada só de pensar.
56) O chup-chup/sacolé/geladinho que a gente vê eles comendo nos dramas não chega aos pés dos feitos aqui no Brasil. #pas
57) Acha que é só a gente que caga pra algumas leis? Na Coreia, em toda praia que eu fui, eu vi placas dizendo que era proibido soltar fogos de artifício (dos bem mini) ou rojão. E adivinha o que as bonitas faziam tosa noite na praia? Soltavam as caralha tudo.
58) Uma das praias onde eu fui (Haeundae em Busan) tinha horário de funcionamento. Só podia entrar na água enquanto tivesse salva vidas na costa. E todo mundo obedecia.
59) E sabe quando o mar tá puxando e colocam bandeirinhaa avisando? Nessa praia eles nem deixavam ficar na água.
60) As coisas mais legais da SMTOWN no Coex não estavam a venda. Tinha foto/ pôster autografado, álbum autografado e álbum em versão LP. Fiquei muito triste pq fui pensando em comprar tudo isso hahahah
Muito ingênua eu.
61) Comprar meia com cara de ator é um caminho sem volta. Você começa dizendo "não dou meu dinheiro.pra isso nem fudendo" e termina levando uma com cada fave mais presentes para as amigas dorameiras.
62) Se você vai viajar pra lá sozinha e tem vergonha de pedir pra tirarem foto sua, relaxa. Lá todo mundo anda com tripé pendurado no ombro. Compra um baratinho e seja feliz com as suas fotos <3
63) Na Coreia tem sempre várias promoções de pague 1, leve 2 ou pague 2 e leve três. Eu amava quando era pra água e acabava comprando várias e estocando na mochila. O que era ótimo pq como eu passava o dia inteiro andando sempre tava com sede.
64) Hongdae é reduto das apresentações noturnas de kpop feita por dançarinos todas as noites. Geralmente os grupos revezam os espaços pra que todos possam dançar. Dar $$ não é obrigatório, mas se vc vai filmar e fotografar é uma gentileza indispensável.
65) Reciclagem é coisa séria na Coreia! Lá tem lata de lixo separada pra tudo. Fui em um fast food que tinha um lugar pra por o copo, outro para colocar a tampa do copo, um lugar pra despejar resto de bebida, um pra resto de comida, outro pra guardanapo e outro pra prato.
66) Infelizmente eu não decorei o esquema das cores e, como na época meu coreano era bem meia roda, eu sempre abria o lixo pra ver o que tinha dentro e saber o que eu podia jogar. Meu pavor era quando o lixo tava vazio e não tinha como colar.
67) Pouquíssimas lojas dão sacola, e as que "dão" cobram umas moedinhas por isso.
68) Existem pouquíssimas latas de lixo disponíveis nas ruas. Me disseram que é por segurança. Tipo pra evitar que coloquem bomba e etc. Mas a fonte não era confiável.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Mãe da Arya, a gata
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!