Profile picture
, 75 tweets, 11 min read Read on Twitter
Bom, vamos à modinha do momento neh

1 like: curiosidade sobre trabalhar em navio de cruzeiro.

(se flopar nunca aconteceu)
1. O idioma obrigatório falado em todos os navios é o inglês, mas isso não quer dizer que os passageiros sejam obrigados a falar. Muitos não sabem e aí vc tem que se virar através de mímica.
2. Existe uma prisão dentro de todos os navios.
3. E um necrotério tb.
4. É muito comum morrer gente dentro dos navios, numa travessia da Europa pro Brasil já morreram 6 velhinhos e até um capitão já morreu 2 dias antes do navio chegar no porto mais próximo.
5. Os crew (como é chamado quem trabalha lá) se diverte demais com as perguntas idiotas dos passageiros como: quando vamos ver a linha do Equador? Ou Que horas passam os golfinhos? Hahahahahaha
6. Existe praticamente toda uma cidade somente para Crew nos decks inferiores. Temos academia, lavanderia, buffet, bar e nossas cabines, claro.
7. Existe uma ordem lá dentro, os pobres são os Crew que dividem cabine com mais uma pessoa ou até 4 pessoas e tb dividem 1 banheiro só com outra cabine (imagina, 2 cabines de 4 pessoas, 1 banheiro pra 8, aff)
8. Quem faz parte do Crew geralmente são os que recebem salário menor (que varia entre 400 e 800 dólares), são housekeeping, garçom, buffet boy/girl, etc.
9. A classe média é chamada de staff, que divide cabine com mais uma pessoa, mas não divide banheiro e tem um housekeeping pra limpar sua cabine e lavar seu uniforme.
Staff é quem trabalha nos shoppings, os técnicos (video, fotógrafo, iluminação), etc. O salário gira em torno de 900 a 2.500 dólares. E ainda tem um restaurante só pra eles e ainda podem comer em buffet de passageiros tb.
A classe alta são os oficiais, que se dividem em sub-oficiais (encanador, carpinteiro, eletricista, etc) e os oficiais (environmental director, F&B Director, Capitão, etc) Esses não dividem cabine com ng e o salário é nas alturas. De 5000 dol pra cima.
Crew ODEIA DEMAIS mini-cruzeiros pq geralmente são lotados de adolescentes e passam por lugares paradisíacos e festivos como Ibiza, Mykonos, Punta Del Leste. Adolescentes desgraçam o navio inteiro.
Sim, é bem comum as pessoas se jogarem. Em um navio que estive teve pelo menos 2 avisos de "Man Overboard"
Não são somente adolescentes que quebram tudo não. Navios que passam na Jamaica, por exemplo, precisam de um seguro a mais pq a galera de lá adora jogar coisas nos outros quando estão bêbados como garrafas, copos e até televisões.
15. (esqueci de numerar os anteriores huahuahuahuahuahuahua) A maioria dos crew são filipinos e indonésios pq eles aceitam trabalhar por salários menores e agência deles em terra fica com uma parte dos salários deles.
16. Porém, quando eles chegam em seus países, viram riquíssimos pois o dólar é extremamente valorizado por lá. Se aqui o dólar vale 4 dinheirinhos, lá chega a valer 16.
17. E sim, todo mundo recebe em dólar, porém, cidadão europeu recebe em euro.
18. Brasileiro só é contratado pq o governo obriga. Navio que vier para o Brasil tem que ter pelo menos 25% de brasileiros trabalhando a bordo. No primeiro porto a PF já entra lá pra fazer a contagem e a multa p quem não cumpre é quase o valor de uma navio novo.
19. É muito comum housekeeping pegar passageiro no flagra transando dentro da cabine e é muito comum pegar tanto guest quanto crew transando em áreas comuns do navio.
20. Se existe muito balanço e enjoo?! Ôoooo se sim. Eu demorei 1 semana pra me acostumar, mas as vezes o mar está tão agitado que a gente anda quase na horizontal nos corredores ou anda fazendo zig zag.
21. Se enjoar demais, pílulas anti-enjoo não faltam no hospital e Dramin todo crew brasileiro tem. Pode pedir.
22. Sim, existe um hospital a bordo com médico, enfermeiros, etc. Lá vc pode fazer exames de sangue e urina e dependendo da companhia tem até máquina de raio X.
23. Se o seu caso for bem grave, a companhia paga tudo pra te enviar para um médico fora do navio. Já fui num médico em Katakolon na Grécia pra atestar que eu tinha pedras na vesícula. Vc sai por algumas horas e depois volta pra trabalhar dependendo do atestado do médico.
24. Se o médico do lado de fora disser que vc não tem mais condições de trabalhar, vc precisa fazer sua mala em 1h e a companhia paga tudo, desde hotel, passagens, seu tratamento em casa e até uma ajuda de custo por mês até vc voltar a trabalhar a bordo.
25. Staff e oficiais chegam a trabalhar de 8 a 10h por dia, mas crew trabalha de 12 a 14h por dia. Não existe final de semana off ou day off. São de 6 a 10 meses trabalhando literalmente todos os dias, sem folga. (a não ser q vc adoeça, aí as vezes dá p pegar 1 ou 2 dias off)
26. É bem comum crew pegar guest. Eu nunca tive sorte, mas já vi bastante 🤣🤣🤣🤣
27. Se rolar porradaria entre 2 funcionários, ambos vão pra casa como se fosse uma justa causa, mas já vi caso de uma menina que só fez ameaçar a outra (não chegou a tocar nela) e ela foi pra casa. Porém, vcs já devem imaginar, porradaria é comum mesmo 🤣🤣🤣🤣🤣
28. Um amigo meu já deu uma bofetada no supervisor dele e não rolou nada. Casos de assédio sexual e moral são milhares. Companhias mais sérias tratam isso com muito fervor e zero tolerância.
29. Mas como vc arranjou esse emprego maluco?! Bom, primeiro precisa falar inglês, pode ser um intermediário mesmo, e ter um pouco de experiência na área que vc quer se inscrever. Vc pode se inscrever tanto nos sites das próprias companhias quanto em agências brasileiras.
Já estou sem ideias, perguntem a vontade. Estou aqui e não vou sair tão cedo.
30. Crew morre de medo de ser pego no teste de álcool pq basicamente todo mundo trabalha meio bêbado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
31. Uma das perguntas mais comuns que guest faz p gente: mas vcs podem descer do navio?! Claro que sim neh. Isto não é um navio negreiro do séc. XVII. Podemos descer e fazer o que quiser nas nossas horas de folga.
32. Outra pergunta besta: Mas vcs ficam 7 meses longe de casa sem ver a família???!! (cara de espanto 😮) não minha senhora, um helicóptero pousa no navio no meio do mar todos os dias a noite pra levar os Crew pra casa 🤣🤣🤣🤣🤣
33. A Internet do navio é extreeeeeeeeemamente lenta e a gente ainda paga caríssimo pra usar, somente na companhia Vikings que a Internet pra Crew é de graça.
34. Se o seu navio vem para o Brasil e vc é brasileiro vc não pode ficar mais do que 7 meses embarcado, é lei. Se o navio não passa nem perto daqui, dá pra ficar até 10 meses. São 10 meses de séries e filmes atrasados, bicho!
35. Sim, no nosso bar é tudo mais barato! (adoooro), água 1,5l custa 0,50 de dol, cerveja a mais barata é 0,50 ou 0,85 de dol tb. Tudo é em dólar dentro do navio. Na Europa tudo é em Euro e na Austrália tudo é em dólar australiano, são as únicas variações que eu vi até hj.
36. Se vc abandonar o navio na Europa ou EUA, a galera te espera por pelo menos 1h. Se vc não aparecer, eles jogam todas as suas coisas (coitado do seu cabin mate pq ele q vai ter q ajeitar tudo) no porto e acionam logo a Interpol.
37. Existe praticamente outro idioma dentro do navio. Por exemplo: Bomboclat é idiota, tik tik é sexo e taka taka é muito falatório.
38. Como arroz significa muito, babalu é bicha ou idiota, capo é seu supervisor, mamagayo (minha favorita) é fugir do trabalho pra fazer nada, o velho dar o ninja.
39. É muito comum vc pegar crew comendo ou dormindo em literalmente qualquer buraco que vc imaginar que possa existir dentro de um navio. A galera é muito criativa nessas horas.
40. Brata significa muito trabalho, saboneta quer dizer trabalho mal feito (aquela passadinha de pano, colocar o pó embaixo do tapete, etc), paisano é uma pessoa da mesma Nacionalidade que vc. Kaput é morto de tanto trabalhar e banana é levar uma advertência do seu superior.
41. Se vc for trabalhar em navio, por favor, nunca fale pra garota que vc quer pegar "go cabina?" é muito desrespeitoso. Está basicamente chamando ela pra sexo e só. Seja mais gentil.
42. Meninas que forem trabalhar em navios, tomem muuuuuito cuidado com 100% dos homens lá pq piscou, sorriu, mandioca no Bombril na hora. Não importa se o cara é casado ou não. Eu já peguei um romeno q a esposa dele estava trabalhando no mesmo navio q a genteeeee
43. Só soube disso depois neh e aí fiquei morrendo de vergonha. Tb já morri de amores por um filipino, fiquei com ele os 7 meses fazendo juras de amor e quando chego em casa descubro q o fdp já era casado.
44. Quando vc fica confinado trabalhando muito desse jeito, os seus sentimentos ficam a flor da pele, tudo é em demasiado. Vc fica carente demais, com raiva demais, triste demais, feliz demais, louca demais, apaixonada demais. Não existe 8, é só 80.
45. Lugares q já conheci trabalhando em navios de cruzeiro: Buenos Aires, Montevideo, Alaska, Havaí, Espanha (Tenerife, Malta, Málaga, Barcelona), Itália (Veneza, Savona, Nápoles), Grécia (Mykonos, Santorini, Katakolon), Croácia, Polinésia Francesa. E esses são só alguns viu.
(parando um pouquinho a thread pra chocar meus ovo de Pokémon, daqui a pouco eu volto)
46. Limpeza é algo extremamente lembrado nas cozinhas. Se uma pessoa só pegar intoxicação alimentar, em um ambiente fechado como aquele, se espalha mais rápido que notícia ruim. Essa semana teve um caso na Royal com mais de 300 pessoas doentes.
47. Quase não lembrava dessa, mas em absolutamente nenhum navio de cruzeiro do mundo existe o número 13. Nem nos decks, nem nos botes salva vidas, nem nas portas das cabines. Eu já morei numa cabine 666, mas 13 de jeito nenhum. É até convenção internacional marítima.
48. Pode parecer absurdo, mas um guest já me perguntou se a água das piscinas é doce ou salgada 🤣🤣🤣🤣 valha-me, claro que é salgada!
49. Não vou dizer qual o nome do navio que eu estava, mas eles fixaram um aviso na cozinha pedindo para moderarmos na hora de comer pq tínhamos 3.600 passageiros a bordo e iríamos fazer uma travessia de 6 dias. Ou seja, coma menos pra não faltar para o guest.
50. O sonho de todo crew é trabalhar para os navios da Disney ❤️ É o melhor lugar para trabalhar, ganha super bem e vc é muito bem tratado. Porém, tolerância zero para tatuagens e bebidas alcoólicas. É muuuuuito difícil entrar lá. Tem Crew que demora anos pra conseguir.
51. Vc já viu que na ponta do navio tem uma piscininha? É somente para Crew e, na verdade mesmo, tá mais pra jacuzzi do que pra piscina. Tem companhia que nem tem.
52. Em qualquer acidente, nós estamos super bem preparados para atender e salvar os guests. Temos treinamento, no mínimo 2 vezes por semana. É bem rígido. Quem faltar leva advertência (warning).
53. Levou 3 warnings vai pra casa, porém, na temporada brasileira eles deixam isso mais flexível pq precisam dos 25% de brasileiros a bordo.
54. Vc acha que pagando o cruzeiro na sua agência vc está pagando tudo?! Vc está errado amiguinho! quase tudo a bordo é pago. A comida "all included" é somente o buffet sem direito a bebidas. Muito menos alcoólicas. Então separa um bom dinheiro pra gastar lá dentro.
55. Bravo é incêndio, Charlie é possível bomba e Alfa é emergência médica. Temos uma gincana de tempos em tempos para procurar uma bomba fictícia no navio, quem achar primeiro ganha um dia off ou jantar ou passe de bebida.
56. É expressamente proibido confraternizar com guest. Se for flagrado vai pra casa na hora. Isso inclui beber com guest na área dele, levar guests para a área de crew, ficar com guest ou entrar na sua cabine sem ser housekeeping ou técnico.
57. A MELHOR COISA DE TRABALHAR A BORDO: A MÁFIA.
58. A máfia é forte entre os Crew, ali é uma mão lava a outra literalmente. Se tu trabalha na cozinha e teu amigo no bar, tu pode trocar comida por bebida. Porém, não se resume somente a isso, a máfia vai desde as coisas simples até as mais complicadas.
59. Por exemplo, eu precisava de guardanapos de pano várias vezes ao dia, mas o garçom fdp do restaurante chegava na lavanderia de manhã bem cedo e levava TODOS OS GUARDANAPOS DISPONÍVEIS.
60. O que eu fiz?! Como tinha acesso direto à cozinha dos Crew, eu escondia donuts de Nutella para os meninos da lavanderia e eles escondiam os guardanapos pra mim. A máfia é muito maravilhosa ❤️
61. Nossa, guest é a coisa mais fofinha do mundo. Não consigo me zangar com eles. Uma vez me perguntaram de onde eu era, eu disse que era do Brasil e a pessoa perguntou em inglês: aaah então vc mora na favela neh?! Eu disse QUE?! e ela: Are you FAVELADA?!
62. Se rola muita putaria a bordo?! Ô se rola! Nós fazemos festas dentro da cabine que chamamos de "cabin Party", colocamos 30 indivíduos dentro de uma cabine que cabem 2 e aí algumas acabam ou em putaria ou em 6 seguranças do navio amontoados no corredor batendo na sua porta.
63. Se vc tem frescurinha com comida como eu, vai odiar o nosso buffet. A maioria das comidas normais rola no café da manhã. No almoço e janta rola umas parada estranha de comida de filipinos e indonésios que embrulha o estômago. Emagreci 20kg no meu primeiro contrato.
64. Eu só comia na máfia. Era pizza e donuts a rodo. Lembro de uma semana que eu tinha mais refrigerante no meu closet do que roupa. Porém, eu não bebia refri, ali já era máfia da máfia, pra eu fazer mais máfia e trocar os refris por outras coisas.
65. Inspirada no post de uma menina, tenho que dizer que se vc for uma guest brasileira, conversa com o Crew brasileiro tb. As vezes o Crew tá mal e só o fato de conversar com uma brasileira tb já dá aquele gás pra ele (e vc pode conseguir coisas maravilhosas com eles)
66. Eu já fui para um navio em que 2 semanas antes de desembarcar, só tinha 3 brasileiros no navio inteiro. Conversar com algumas guests brasileiras me alegraram enormemente!
67. Tb já fui pra navio em que a única brasileira era eu. É TERRÍVEL. É muito massa vc se comunicar com alguém na sua língua. Eu ficava forçando o portunhol com minha cabin mate mexicana, mas não era a mesma coisa 😢
68. Pra encerrar por hj (preciso dormir, essas thread dão trabalho), vou provar que guest é fofinho sim, principalmente os mais abobalhados, com algumas pérolas maravilhosas deles ❤️
69. Pérolas de guest: Esse elevador sobe?! Vc faz o que quando seu contrato acaba?! (oi?! Férias são 2 meses obrigatórios e não remunerados, tá), que horas vai chover hj? E a melhor: guest colocando comida no cofre da cabine achando que é micro-ondas 😂😂😂😂😂😂
70. Mais pérolas de guest: Essa escada vai pra baixo ou pra cima? O navio estaciona no seco? Faz baliza? Pra ir no 10° andar eu desço em que andar? A gente no meio do fucking mar da Grécia e a guest me perguntando que ilha é aquela ali do lado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
71. E A MELHOR MELHOR PERGUNTA DE TODAS (ESSA TODO CREW JÁ OUVIU): VC MORA NO NAVIO?????!!!!!! SIM, MINHA SENHORA! REAÇÃO DELES:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to InnMoura
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!