, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
O Globo fez o que se deve fazer: reportagem. Para quem queria ver, eis as ameaças que sofria o parlamentar Jean Wyllys oglobo.globo.com/brasil/as-amea…
Os autores das ameaças sabiam o endereço do deputado e de seus familiares. Escreviam coisas hediondas. Diariamente. Já houve um assassinato de uma vereadora do mesmo Estado e do mesmo partido. As investigações apontam para a ação de milícia.
A matriz ideológica de Wyllys é oposta à minha. Já fiz "n" críticas a sua atuação parlamentar. Estava no plenário quando ele cuspiu em Bolsonaro e execrei isso no Twitter. Quando editava o Painel, tive embate com ele, que disse uma coisa à coluna e depois voltou atrás no Twitter.
Mas nenhuma discordância ideológica permite culpar a vítima. Nunca. Isso vale para Marielle, para a facada de Bolsonaro, para Wyllys, para Hollyday. E a ninguém de fora cabe determinar se uma pessoa deve reagir de maneira a, b ou c quando tem sua vida ameaçada. Se chama empatia.
Quando uma sociedade começa a condescender com ameaças a um representante eleito por ele não professar sua crença política ou por ele fazer parte de um grupo social que não é o seu, este país caminha célere para a barbárie. Eu estarei sempre no caminho oposto.
Estou com Mourão, Rodrigo Maia e outros que colocaram a sensatez à frente do cálculo político ou de ilações irresponsáveis: o Estado faliu quando não consegue assegurar que um representante eleito (e não importa com quantos votos, a regra é a mesma para todos) exerça seu mandato.
Que se apurem as ameaças e, se houver crime, que e punam os culpados. Se Wyllys resolveu renunciar, direito dele, que assuma o suplente. Criar tramas a partir disso, com narrativas, sem checagem é leviandade.
Na primeira redação que trabalhei havia uma placa: "Não chute. Cheque". Já que todo mundo resolveu brincar de ser jornalista, deveria fazer uma placa desta e colocar em casa. Checar. E aí voltamos à REPORTAGEM do Globo do início deste fio. Leiam.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Vera Magalhães
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!