, 11 tweets, 4 min read Read on Twitter
Incrível: o conselho regional de economia (Corecon) do Rio reproduz em seu site panfleto contra a reforma da Previdência, assinado pelo lobby dos juízes e procuradores. Vai ter thread!
Olha esse coitadismo: reclamam que a PEC 287 permite que trabalhadores pobres contribuam por menos tempo do que os servidores.

É claro que não pra comparar quem tem estabilidade com quem tem a "instabilidade". O pedreiro, a empregada, que passam menos tempo em emprego formal.
É um erro factual, porque a aposentadoria por idade, com 15 de contribuição, não é criada pela reforma. Ao contrário, a PEC diminui o tempo mínimo de contribuição do servidor de 35 para 25. Dão a entender que ela cria uma diferença quando na verdade reduz neste ponto.
A aposentadoria por idade paga em geral pouco mais do que 1 salário mínimo. Que escárnio servidor com direito à integralidade e aposentadoria antes de 55/60 se fazer de coitadinho comparando com quem se aposenta com 1 salário aos 60/65 (aposentadoria por idade).
Na ânsia de panfletar, há uma contradição em seguida. Se antes o problema eram os 15 anos do pobre, agora se fala dos supostos 40 anos para conseguir 100% na aposentadoria. Mas o pobre tem a aposentadoria vinculada ao salário mínimo. Para a maioria, 15 anos é suficiente para 100%
Isso porque o salário mínimo cresceu muito acima da inflação, especialmente nos governos do PT. Por isso, o salário médio de um trabalhador pobre está abaixo do mínimo atual. Independentemente de fórmulas, com 15 anos ele pode receber 100% na PEC 287. Na verdade, mais do que 100%
Há outro vitimismo falacioso: a reclamação de que o servidor tem uma idade mínima, e a aposentadoria por tempo de contribuição no INSS não. Mas além da idade mínima ser em baixa (na prática menor do que 55/60), há uma grande discrepância no valor do benefício.Veja o próximo tweet
No INSS, existe o fator previdenciário: a aposentadoria é menor do que a média salarial, de acordo com a expectativa de vida. No serviço público, há o faVOr previdenciário (integralidade): a aposentadoria é MAIOR do que a média salarial. Não se considera expectativa de vida.
A integralidade é a principal fonte de desigualdade entre os regimes, e de desequilíbrio fiscal nos entes, principalmente estados e capitais. Foi abolida, mas de acordo com a contrarreforma de 2005, somente para quem entrou até 2003. Quem se aposenta nos próximos anos ainda têm.
Fecho com este ato falho, em que as entidades do funcionalismo, principal Jud e MP, dão a entender que servidores não são trabalhadores. Reforma cruel? Fala sério! Até a integralidade é mantida na PEC 287, com transição.
Se é um contrassenso um cartório para economistas como os corecons, que contraria as próprias prescrições da teoria econômica, é pior ainda a sua captura pelo sindicalismo mais vulgar. Nesse sentido, importante artigo da @ElenaLandau, ontem no Estadão:
economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pedro Fernando Nery
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!