, 24 tweets, 9 min read Read on Twitter
Eu vivi 25 anos pra ficar preso no IMS com Humbero Carrão e Camila Pitanga durante uma tempestade que derrubou um bambuzal.

Brigado, mãe.
Agora devidamente alimentado e descansado, segue o fio:
O filme em questão era "Bush Mama", do etíope Haile Gerima. Ele era parte do L.A. Rebellion, um movimento de cineastas negros que estudavam cinema em Los Angeles, Califórnia, nos anos 1970. Filmaço que foi seguido por uma discussão.
A sala de cinema do IMS Rio é relativamente pequena, papo de 60 lugares. Como deveria ser, tem um excelente isolamento acústico. Do lado direito, a sala é fechada por uma porta de vidro com uma cortina. Quando acabou a sessão, abriram a cortina.
Ninguém tinha ouvido a chuva, mas já tava chovendo pra caralho. Primeiro acabou a luz, mas decidiu-se por continuar o papo. Um senhor que parecia membro do ZZ Top e havia estudado junto com a galera da UCLA falava sobre o movimento quando foi interrompido por Camila Pitanga:
"Gente, eu nunca vi bambu quebrando!"

Todo mundo olhou pro lado e, na escuridão, vultos de bambus se quebrando assustaram todo mundo. O mediador tentou continuar o papo, mas um rapaz muitíssimo ansioso deve um surto, inflamou a galera e acabou o diálogo.
Já eram quase 22h e os funcionários do IMS logo nos alertaram: estávamos PROIBIDOS pela Defesa Civil de deixar o recinto. No jardim de entrada, árvores derrubadas – notavelmente um jambeiro –, fios desencapados e por aí vai.
Rolou um início de sentimento "vamos ser o Ben Stiller em Uma Noite no Museu!!", mas não tinha exposição nenhuma. Estavam reformando as salas pra receber a próxima. A essa altura, todo mundo ainda estava tímido e tinham nos dito que sairíamos às 3h.
Rolou open bar de água e logo se tornou impossível andar pela sala de cinema, já que tinha gente dormindo no chão entre todas as fileiras. O humor foi degringolando e começou a surgir um plano de motim pra roubar comida do restaurante da casa.
A equipe do IMS – que foi ótima a noite toda – desceu e perguntou quem queria pão com manteiga. Umas 20 cabeças levantaram as mãos. Quando chegou o pão com manteiga, Camila Pitanga fez questão de se certificar que os seguranças fossem alimentados. Eles já haviam sido.
Um cara comentou: "Que pão bom." Retruquei: "Fome é um tempero foda." Camila Pitanga, por sua vez, ressaltou as qualidades do alimento: "Gente, esse pão tem mil grãos!"
E tinha mesmo. Comemos e o humor da sala foi melhorando nos minutos seguintes, culminando nas únicas duas piadinhas realizadas por Camila Pitanga na noite:

"Hmm.... Quem será que vai transar aqui hoje?"

"Vendi uma camisinha a 40 reais!"
Peguei o carregador da @lopestephaanie e fui dar uma checada na internet. Meu amigo @danisab95 tinha cravado: Humberto Carrão é o Bodão com grife. Pra quem não sabe, o ator Bernardo Mendes, que interpretou o personagem em 'Malhação', é onipresente no RJ. Tá em todas.
@lopestephaanie @danisab95 Fui beber água e vi aquele senhor do ZZ Top saindo de um restaurante completamente inundado, espreguiçando. Enquanto tava todo mundo arrebentando as costas no chão, ele invadiu o restaurante e deitou no sofázinho. Levei a @lopestephaanie pra lá.
@lopestephaanie @danisab95 Por volta das 4h, a chuva parou e o pessoal começou a sair pra fumar e ver o estrago. A luz voltou. Moça do IMS: "Gente, não pode chegar muito perto das árvores porque pode ter animais peçonhentos."

A gente já não podia sair por conta de fios desencapados e asfalto revirado.
@lopestephaanie @danisab95 Quando voltei pra dentro, derrubei uma placa de piso molhado. Mó barulheira. Quando olhei pro lado, Camila Pitanga me olhava com olhos de quem gostaria de me assassinar. Pedi perdão, ela abriu um sorriso enorme e disse que não foi nada.
@lopestephaanie @danisab95 Quando o dia amanheceu, o mediador do debate de antes começou a colher cajá-mangas (ou cajás-manga?) e me deu um pedaço de uma. Tinha gosto de casca de goiaba. Um mineiro que estava com um casal de amigos do Acre afirmou:

"Dá pra sair, mas tem que fazer um Pitfall lá fora..."
@lopestephaanie @danisab95 O mesmo mineiro afirmou que havia comparecido na sessão do dia anterior e que o ator Humberto Carrão vestia as mesmas roupas desde então. Se dormimos no IMS uma vez, o global certamente passou mais tempo por lá.
@lopestephaanie @danisab95 Liberaram nossa saída. Camila Pitanga ressaltou o excelente trabalho dos funcionários e encerrou o show de boa educação.

Na saída, muitas árvores caídas, o muro do IMS e o muro da Escola Parque derrubados e até a quadra da escola meio arrebentada.
@lopestephaanie @danisab95 Demos a sorte de pegar um busão TRONCAL 5 logo na esquina. Ele iria até a Central pegando primeiro a rua Jardim Botânico. Chegando lá, o motorista deve que dar meia volta por conta das árvores que caíram. Quando chegamos ao retorno, ele também estava fechado. Fomos pra Rocinha.
@lopestephaanie @danisab95 O mundo tinha acabado, mas isso não era bastante pra parar o bom carioca que desejou discutir com o motorista por conta do trânsito.

"Ô animal! Era pra ter entrado antes!"
"Tava bloqueado, rapaz!"
"Seu burro! Tinha que ter entrado!"
@lopestephaanie @danisab95 O motorista brilhou:

"Manda o Witzel abater São Pedro com drone, porra!"

Seguimos mais uns metros, descemos e voltamos pra casa de metrô. Um grande dia.
@lopestephaanie @danisab95 Vale fazer menção honrosa pra hora em que o mineiro disse que seria noite pra sempre, eu disse que seria o '100 Anos de Solidão' nacional de chuva pra sempre e a gente começou a cogitar quais etiquetas o @jairbolsonaro colocaria nos filhos quando começasse a perder a memória.
@lopestephaanie @danisab95 @jairbolsonaro Depois de enquete popular, os resultados foram "Piroquinha", "Fera nas Mídias" e "Maconheiro".

Fim do meu dia de Léo Dias no museu.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to João Brizzi
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!