, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
3- Mas, ao longo do dia, notei que a indignação não decorria do vazamento, mas da apuração em si. Aí, eu confesso que fiquei surpresa, pois altas autoridades, por princípio, estão sujeitas a maior fiscalização. Isso é sabido!
4- Vejam, quando digo isso, não estou, necessariamente, corroborando eventuais conclusões da Receita Federal. Não estou defendendo nem o mérito, nem a forma da apuração. Estou apenas estranhando que a apuração em si seja anunciada como uma ação de espionagem, quando é usual.
5- Eu também estranhei, confesso, o fato de o Presidente do Supremo Tribunal Federal tomar providências diante de uma situação pessoal de um dos Ministros da Corte. Não consigo vislumbrar nessa tal apuração uma atuação contrária ao Supremo Tribunal Federal.
6- O Ministro Gilmar Mendes disse que foi informado extraoficialmente (imagino que pela Veja). Diante dessa informação, seria legítimo contratar um advogado para verificar a íntegra da apuração e tomar as medidas legais que entendesse cabíveis.
7- Porém, salvo melhor juízo, o Supremo Tribunal Federal não tem um papel institucional nessa situação, que é pessoal de um de seus membros. Traçando um paralelo, indago: não poderia o COAF enviar um relatório de operação atípica, relativamente a um Ministro do STF?
8- Repito que, mediante estas considerações, não estou corroborando a tese de que haja alguma ilicitude nas contas do Ministro. Não é isso. Mas a reação à mera existência de um relatório, pelo menos para mim, passa a sensação de que os indignados acreditam em imunidade absoluta.
9- Fiquei pensando no episódio de o presidente do STF oficiar o Ministro da Fazenda e este, se entendi bem, acionar o Secretário para apurar a existência da apuração. Como assim? Podem autoridades incomodadas com apurações reclamar a Ministros de Governo e estes intervirem?
10- Procurei ler sobre os fatos nos mais diversos veículos de comunicação e notei uma narrativa que procura fazer "colar" no Executivo, quiça no novo Governo, a origem da investigação. Penso ser um discurso infundado.
11- Muito antes de Bolsonaro sonhar ser presidente, muitas matérias jornalísticas saíram tratando dos pontos mencionados no tal relatório da Receita Federal que, ao que tudo indica, está apenas apurando. Valendo lembrar que ninguém sabe quando começou essa apuração.
12- Não podemos confundir o temor (que todo cidadão deve ter) de um estado policialesco com o igualmente perigoso sentimento de intocabilidade. Não me parece que estejamos diante de uma questão institucional. Trata-se de uma questão pessoal, que certamente será esclarecida.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Janaina Paschoal
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!