, 9 tweets, 3 min read Read on Twitter
O futebol brasileiro vive numa espécie de hipnose. A cada derrota, clama-se por um suposto retorno às origens e uma grandeza que, na prática, nunca existiu. Acreditem se quiser, o trecho que diz que a seleção não agrada é um mês antes da Copa de 1970 - sim, a do 4 a 1 na Itália.
Menos espaços no jogo? Defesa dos adversários mais evoluída? Parece 2018, mas é abril de 1978, já com o looping eterno de que "o futebol n"ao é mais espetáculo". Quem reclama de hoje acha que naquele tempo era uma maravilha e só havia craques no país. Mentira.
Não existe mais bobo no futebol em 2019, né? Em 1985 também, segundo João Saldanha. O discurso é o mesmo: o futebol brasileiro é atrasado, o resto do mundo melhorou, não aprendemos. Já havia a balela de que os craques estavam no passado (antes de Ronaldo, Romário, Ronaldinho).
Reclamação de que nosso futebol tem muitos chutões e os europeus são melhores? Típico do futebol moderno! Futebol-raiz da década de 1960 era melhor! Mentira. De acordo com o relato de 1963 (um ano depois do bi do Brasil), o futebol no Brasil já era "primitivo" e cheio de chutões.
Precisamos mudar se quisermos reconquistar a hegemonia do futebol, certo? Segundo o relato de 1955, quando o Brasil SEQUER ERA CAMPEÃO DA COPA, não existia hegemonia alguma. Tinha reclamação todo dia que o jogo era cheio de chutão e que a seleção não sabia furar retranca.
São 70 anos falando a mesma coisa: não somos bons, precisamos aprender, os técnicos são os culpados. Muda técnico, passa ano, NADA muda. Porque o problema NUNCA FOI o ~futebol moderno~. O ~futebol raiz~ que as pessoas clamam já era cheio de buracos e alvo de reclamações diárias.
"Voltar às origens" sempre foi cortina de fumaça pra gerar mais reclamações e desviar o foco do que importa: estrutura e base. Romantizar o antigo é romantizar a esculhambação. Já percebeu que todo talento que brota no Brasil é "obra divina"? Não é. Talento é trabalho e ambiente.
O futebol brasileiro não precisa voltar às suas origens. Precisa é ter estrutura, processo, manter técnico, unir clubes. Não dá mais pra romantizar a esculhambação. Achar que menino de base precisa sofrer pra jogar ou que a modernidade vai acabar com o jogo é ser agente do caos.
A thread em texto >> glo.bo/2WZTBYa
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Leonardo Miranda
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!