, 11 tweets, 4 min read Read on Twitter
1) Para gerar a sensação de unanimidade entre as "pessoas bonitas", a estratégia midiática é uma só: três ou quatro veículos de mídia associados pelo único objetivo de desinformar escrevem sobre o mesmo assunto, ao mesmo tempo.
2) A gente "bela e esclarecida", burguesa, que ainda se informa por jornais oficiais, logo imagina que aquela é uma "grande questão", que é preciso colocar os pingos nos i's sobre aquele assunto -- afinal, está "todo mundo" falando daquilo.
3) O "grande tema", mesmo que completamente irrelevante ou, pior ainda, falso, é alçado à posição de matéria de destaque na cabeça de 1% da população leitora de veículos oficiais, retroalimentando os jornalistas que produziram o factóide.
4) Isto é, os mesmos jornalistas que se endossaram mutuamente no início passam a utilizar os textos uns dos outros como confirmação do que dito no início. Uma gota de colírio Moura Brasil cai nos olhos da grande mídia e algo que não existia -- e não existe -- passa a existir.
5) A matéria de @josefucs, secundada por dois artigos sobre o mesmo tema publicados ao mesmo tempo por @Rconstantino e @BlogDoPim, é um exemplo dessa fabricação de realidade alternativa.
6) Reunindo em lista uma série de desafetos da "direita limpinha", a direita permitida pelo establishment midiático, em sua maior parte alunos de @opropriolavo, @josefucs criou a realidade paralela de que existe uma milícia de internet dirigida por @jairbolsonaro
7) Eu parei para olhar os nomes da lista e, desde o começo, me chamou a atenção algumas ausências eloqüentes: gente com muitos seguidores que poderia estar ali, por defender @jairbolsonaro e @opropriolavo, algo que, parece, é ilícito, na visão do @Estadao e de @josefucs
8) Omissões tão imperdoáveis parecem indicar outra coisa: a lista de @josefucs foi direcionada por alguém que queria atingir exatamente aqueles alvos. Alguém que não gosta de boa parte daquelas pessoas. Resta saber quem é a fonte responsável pelas omissões e menções.
9) É claro que, ao lado dos alvos reais da lista, foram inseridas diversas outras personalidades bastante conhecidas, que não poderiam faltar; mas, ao mesmo tempo, outros bem menos conhecidos, exceto de círculos mais restritos, também estavam lá...
10) ...e muitos mais conhecidos e influentes foram excluídos. Por quê? Ao lado daqueles que não se poderia deixar de fora de uma lista de "digital influencers" de direita, são colocados alvos menores, apenas com o objetivo de atingi-los junto aos maiores.
11) E que coincidência curiosa a publicação de artigos semelhantes em Crusoé e IstoÉ, não é mesmo? É como se houvesse fonte em comum para eles. Quem? Resta saber. São questões.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Taiguara Sousa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!