Profile picture
, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Durante um debate na #CND, principal fórum internacional para a formulação de políticas de drogas em nível global, a pesquisadora brasileira e assessora da @PlataformaPBPD foi interrompida pelo Coordenador-Geral da Polícia Federal, Elvis Aparecido Secco.
Enquanto apresentava dados do Observatório da Intervenção sobre os principais impactos da intervenção federal no Rio de Janeiro, apontando o aumento de 35% no número de pessoas mortas pela polícia, Luciana Zaffalon foi interpelada pelo policial federal, que questionou os dados.
O delegado questionou as conclusões da pesquisadora, afirmando que não se poderia dizer “pessoas” de forma tão genérica considerando que não se tratam de inocentes.
Antes que pudesse responder, o delegado afirmou: “Para mim, são pessoas criminosas. No RJ há mais pessoas que cometem crimes contra a polícia [do que o contrário]”, disse. Se essas pessoas são consideradas criminosas, elas devem ser investigadas e julgadas”, respondeu Zaffalon.
Secco discordou e afirmou que não são “apenas inocentes” que morrem em confrontos com a polícia, mas foi relembrado por Zaffalon de que as leis brasileiras não preveem, na teoria, a pena de morte.
Entre os participantes do painel, o clima foi de estranhamento. Tanto os eventos oficiais quanto os side events na ONU são extremamente protocolares, com falas cronometradas e momentos específicos para o debate.
Não houve diálogo, mas sim uma intimidação como se apresentar dados da realidade brasileira fosse inaceitável. Quando ressaltei que se tratavam de dados oficiais fui interrompida pelo agente federal que disse ter ele também seus próprios dados", afirmou Zaffalon.
A mensagem que queria passar era essa: a de intimidação. Eram números oficiais, mas que foram tornados públicos”, afirmou Isabel Pereira, da organização colombiana @Dejusticia, que mediou a mesa.
Saiba mais e assista ao vídeo aqui: pbpd.org.br/em-sessao-de-c…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to PBPD
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!