, 18 tweets, 3 min read Read on Twitter
Algumas pessoas estão falando do "nacionalismo" do capitão. Por um lado dizem que ele não é nacionalista e sim "entreguista". Por outro dizem que por ele não ser nacionalista, o adjetivo "fascista" não poderia ser usado.
Permitam-me dizer que estão todos equivocados (thread)
"Nacionalismo" é um fenômeno dos séculos XIX e XX. Antes, existiam outras formas de coesão social, como o clientelismo, as relações de suserania e vassalagem, a igreja e suas formas de controle ou pura e simplesmente o poder do dinheiro.
É no século XIX que se desenvolve esta ideia de que existe um ente abstrato chamado "nação" que supostamente une pessoas. Os historiadores, contudo, mostraram que isto não existe. Que é uma criação discursiva sem muita racionalidade ou empiria. É o nacionalismo que cria a nação.
Existem três grandes nomes no estudo do nacionalismo: Eric Hobsbawm, Benedict Anderson e Ernest Gellner. Todos compartilham da ideia da criação da nação. Ou seja, não existe um grupo de características a priori que una as pessoas. O que ocorre é exatamente o contrário.
Determinadas pessoas, por interesse político, elevam determinadas características culturais, históricas, sociais e etc. à condição de formadoras de uma "comunidade imaginada" nas palavras de Anderson.
É o interesse político que separa as pessoas em pertencentes ou não a esta coisa imaginada chamada "nação". Durante a segunda guerra, por exemplo, o conceito de nação era expandido. Ingleses, franceses, alemães e etc ... todos brigavam por alargar a ideia de nação e ganhar apoio.
Os ingleses chegaram a negociar com a Índia e outras regiões o alargamento da condição de cidadania (e portanto pertencimento ao "reino unido") em troca dos numerosos exércitos indianos, sem os quais a Inglaterra não teria sobrevivido à guerra.
Em tempos de crise (econômica geralmente) ocorre exatamente o contrário. Diminuem-se os limites do que é nação, com o objetivo de excluir grupos de pessoas do acesso aos recursos econômicos gerenciados pelo Estado. A alemanha nazista fez exatamente isto.
Populações de origem judaica, eslava ou mesmo germânica de fenótipos diferentes eram declarados "não alemães" sob a desculpa da "eugenia" e superioridade da raça ariana. No fundo este alargar e diminuir os limites do que é nação é uma das partes do problema.
No Brasil, por exemplo, o governo Bolsonaro se esforça por diminuir a noção de "nação" e a correspondente "cidadania". Quem é de "esquerda" "não é brasileiro". Quem veste vermelho também não. Quem é quilombola, homossexual ou migrante é a "escória da humanidade" e "vergonha" ...
O objetivo é claro, é diminuir o acesso aos recursos econômicos ou financeiros por quaisquer meios possíveis. O conceito de "nacionalismo" é, portanto, plástico. Ele se molda aos interesses dos detentores do poder. O nacionalismo de Lula e sua ideia de cidadania eram enormes.
Com Lula, os recursos do Estado eram direcionados a todos os brasileiros e a regra para ser brasileiro era apenas se dizer pertencente ao Brasil. Tanto que ele foi um dos primeiros a criar mutirões de legalização de documentos, pois tínhamos quase 18% da nossa população sem docs.
No século XX o conceito de "nação" e a "defesa da nação" eram do tamanho e forma que os mandatários políticos definiam. Roosevelt, por exemplo, aceitou mudar o status das ilhas como Porto Rico, Ilhas Virgens e Samoa para evitar as críticas soviéticas de "potência colonial".
Então como funciona hoje? Se a "comunidade é imaginada" como diz Anderson, ainda que tenha algum lastro cultural e linguístico, quem define o que é "ser nacionalista" é quem detém o poder político. Bolsonaro escolhe homenagear ustra e isto se torna "nacionalismo".
Entregar o "pré-sal", a base de âlcantara, bater continência para a bandeira americana, abrir a amazônia para eles e qualquer coisa que ele venha a fazer será explicada como "em benefício do Brasil" ... e o jogo de alarga e diminui o conceito de "nação" continua.
Portanto, na cabeça de Bolsonaro e de quem o apoia, ele bater continência para a bandeira e cantar o hino com lágrimas nos olhos é suficiente para ser "nacionalista". Exatamente porque quem define o que é "nacionalismo" é quem detém o poder. É um significante sem significado.
Ou seja, os conceitos de "nação" e "nacionalismo" são "caixinhas vazias" de significado que quem detém o poder configura como melhor atender aos seus interesses. O Brasil de Lula era gigante e diverso, o de Bolsonaro é diminuto, masculino, branco e rico.
E enquanto ele defender os homens, os brancos e os ricos ele vai ser chamado de "nacionalista". Não importa se ele vender o Brasil todo e nós ficarmos apenas com a bandeira ... ainda assim dirão que ele "defende o Brasil" ...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Horta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!