, 18 tweets, 7 min read Read on Twitter
É muito cansativo que todo dia ataca o cerne da minha profissão, mas vamos lá:
1) Temos um regime que está declarando sua intenção de intervir na educação para ir contra o consenso acadêmico em favor de uma tese estapafúrdia defendida pelo governo. Isso é puro autoritarismo.
1b) Por que é autoritário? Porque é uma restrição à liberdade de expressão, ensino e pesquisa com interesses puramente políticos. O Sul dos EUA faz bastante isso ao tratar da Guerra Civil e da escravidão, mas isso não legitima nada e causa escândalos lá.
2) Evidentemente foi golpe: intensa movimentação militar, destituição ilegal do presidente em território nacional, cassação de deputados e eleição indireta sob pressão militar. O AI-1 e seguintes se baseavam no poder extra-legal da Revolução (leia-se golpe).
3) “regime democrático de força” ganhou o prêmio de eufemismo do dia. Censura, execuções ilegais, tortura, proibição de eleições diretas no Executivo em todos os níveis relevantes, manipulações eleitorais, etc. Era uma ditadura e todos sabiam, como mostra o famoso áudio do AI-5.
4) o grau de autoritarismo em afirmar que um governo provisório pode decidir o que é verdade contra o consenso profissional é simplesmente assustador.
5) o Vélez é ao mesmo tempo o técnico que o presidente do clube diz estar prestigiado logo antes de ser demitido e o refém que diz estar tudo bem sob a mira de uma arma (no caso, o olhar vigilante do brigadeiro interventor).
6) Quem te viu quem te vê, Vélez. Agora a ligação com o Olavo é imaginação, mas dois meses atrás disse que colocaria um busto do Olavo como patrono no MEC.
7) O incompetente tem a cara de pau de se apresentar como gestor depois da Tabatada! Vergonha alheia
veja.abril.com.br/revista-veja/f…
8) Além de se aproximar do General Santos Cruz, censura os palavrões do ex-guru - mas esses eram, há dois meses, “um recurso pedagógico que só um mestre da talha de Olavo de Carvalho pode se dar ao luxo de utilizar”! Ele acha que a gente não tem memória nem internet, só pode.
Conclusão: Vélez se aliou aos militares pra ver se fica no cargo fazendo figuração. A ver como olavistas e evangélicos reagirão e se esse pessoal sem experiência ou qualificação vai conseguir fazer o MEC andar (pra frente, porque andando pra trás já está, e muito rápido).
The Empire (of Ignorance) Strikes Back.
Como a permanência do Vélez no MEC me ofende pessoalmente, fui ler a transcrição integral da entrevista. Eu sei, sou masoquista. Vamos lá então.
mobile.valor.com.br/brasil/6196925…
9) Ninguém te apoia, @ricardovelez . Você está no cargo porque o Bolsonaro não se importa com educação, não tem capacidade de administrar as varias facções e os militares te veem como uma marionete conveniente.
10) Xingamentos do @opropriolavo são “fenômeno metereológica” - e o Vélez repete isso duas vezes! Isso não faz sentido. É falso cognato? Tem alguma explicação pra essa definição completamente alucinada? Ou xingamentos do Olavo são uma força da natureza, como uma tempestade?
11) Os livros didáticos já são feitos por especialistas na área e todos discordam de você, seu ignorante. Fale algo que faça sentido! Eu não sei se fico mais irritado com o que ele diz ou com a incoerência da fala dele.
13) Por que a polícia seria mais adequada pra exercer as funções administrativas? Novamente, não faz sentido. Como um ministro supostamente da Educação pode ser tão incoerente?!
13) É impressionante como ele volta atrás. Pra gente colocar 50% dos jovens na universidade temos que melhorar muito, ministro. Não sabe os dados básicos?! Vergonhoso demais.
www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/…
Conclusão 2: vou ler meu Gramsci que é melhor, não aguento mais esse ministro.
(Sério, vou dar aula do perigoso Gramsci na pós-graduação semana que vem. É bom aproveitar enquanto ainda posso, né?)
Será que agora o Vélez finalmente vai embora? 🤞
www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/…
Um olavista e uma técnica. Só vai sobrar militar no MEC?
www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Thiago Krause
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!