, 7 tweets, 1 min read Read on Twitter
Quando eu tô angustiada, eu leio Lenin.
Eu tô lendo Lenin.
"São uns choramingas democratas pequeno-burgueses, mil vezes mais perigosos para o proletariado [...] cometerão inevitavelmente uma traição em cada momento difícil e perigoso... "sinceramente", convencidos de que ajudam o proletariado!"
"Não só no terreno do parlamentarismo, mas em todos os terrenos da atividade humana,. o comunismo deve apresentar (e não, poderá fazê-lo sem um trabalho prolongado, persistente e tenaz) algum princípio novo, que rompa de modo radical com as tradições da II Internacional[...]"
"É "difícil" conseguir que os parlamentares comunistas não se deixem levar pelas frivolidades parlamentaristas dos burgueses, e que se entreguem ao mais que essencial trabalho de propaganda, agitação e organização das massas."
"aprender[...] a dominar todos os aspectos da atividade e do trabalho, sem nenhuma exceção, a vencer em toda parte todas as dificuldades e todos os costumes, tradições e hábitos burgueses. Qualquer outra maneira de encarar a questão é totalmente despida de seriedade, é infantil."
Lenin escreveu isso em 1920, ou seja, pós revolução de 1917. Isso me lembra momentos dos últimos 20 anos no Brasil, mesmo a gente nunca ter tido uma experiência como 1917. E tudo me soa tão atual. Não é como se a gente não soubesse aonde certas coisas vão parar...
(São trechos dos apêndices de Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo - sim, aquele livro que Duvivier usou pra fazer uma piada naquele episódio infâme do GregNews e que não combinou nada com a piada por ter zero contexto do conteúdo do livro)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Sabrina Fernandes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!