Muita gente descobrindo a existência de Santa Teresa d'Ávila graças a semelhança entre a relíquia de sua mão com a manopla do infinito. Bacana mesmo! Mas essa é uma ótima oportunidade para também saber mais sobre a sua vida e as relações entre sexualidade e igreja.
Teresa d'Ávila, nascida em 1515, foi uma das fundadoras da ordem das Carmelitas. Canonizada em 1622 foi considerada em 1970 a primeira doutora da igreja católica. Mas a bem da verdade, sua figura nem sempre foi bem vista dentro do clero.
A santa sempre sofreu experiências místicas de muito carnais, onde o êxtase religioso se misturava com o gozo do corpo. Na mais famosa história, ela dizia ter sido visitada por um anjo que lhe atravessou com uma lança dourada com a ponta em chamas. Ela narra o encontro assim:
"Eu tinha a impressão de que ele me perfurava o coração, atingindo-me as entranhas. (...) A dor era tão grande que eu soltava gemidos, e era tão excessiva a suavidade produzida por essa dor que a alma não desejava que tivesse fim nem se contentava senão com a presença de Deus”.
Teresa mostra seus textos relatando o ocorrido para seu amigo, Francisco de Salcedo, que os apresenta ao frei Gaspar Daza. Os dois chegam a uma conclusão: suas experiências não são de Deus, mas sim do demônio. Teve até que se defender no tribunal da Inquisição.
Ainda assim continuou a escrever. Inclusive poesia. Como a famosa:

"Quando o doce Caçador
Me atingiu com sua seta,
Nos meigos braços do Amor
Minh’alma aninhou-se, quieta.
E a vida em outra, seleta,
Totalmente se há trocado:
Meu Amado é para mim,
E eu sou para meu Amado
"Era aquela seta eleita
Ervada em sucos de amor,
E minha alma ficou feita
Uma com o seu Criador.
Já não quero eu outro amor,
Que a Deus me tenho entregado:
Meu Amado é para mim,
E eu sou para meu Amado."
A experiência foi tão marcante que dizem que quando fizeram a exumação de seu corpo, já no século XVII, e retiraram seu coração, nele havia uma cicatriz como que de cauterização. Santa Teresa sofreu a chamada transverberação, quando Deus lhe atravessa a própria alma.
Quer conhecer mais sobre a santa pela ficção? Existe um filme chamado "Teresa - O Corpo de Cristo" de 2007. Um outro curta, Visões do Êxtase, de 1989 centra-se na sexualidade de Teresa sendo tocada por uma figura feminina representando sua psique.
Quer saber mais sobre o êxtase e a mística nupcial de Teresa? Conheça a revista IHU On-Line que fizemos sobre ela em 2014. Eu participei de algumas das entrevistas :) ihuonline.unisinos.br/edicao/460
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Andriolli Costa - Colecionador de Sacis 🌪️
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!