, 14 tweets, 7 min read Read on Twitter
Todo ano o @amirsomoggi faz a mesma coisa. Torcedores falam sobre o meu trabalho, em resposta ele tenta me difamar – sem que eu possa ver, porque, machão que é, me bloqueou há anos. Nunca dei bola. Hoje vou explicar por que você deve evitar qualquer coisa falada pelo charlatão.
O @amirsomoggi é o cara que, supostamente formado em marketing, faz análise de balanço. Combinação meio bizarra, mas tudo bem. Eu sou jornalista, então procuro dezenas de fontes para entender a contabilidade. Ele não se dá ao trabalho, por isso erra tanto e tão grosseiramente.
O @amirsomoggi tem a prerrogativa incondicional de atacar a CBF, então abre o balanço dela e tenta fazer a receita parecer maior do que é – como se ela não faturasse o bastante. Ele soma receitas operacionais (patrocínio, televisão etc) com receitas financeiras. Um erro infantil.
O @amirsomoggi tem tanta dificuldade para entender o que é uma receita financeira que, em texto enviado por ele ao @maurocezar sobre o Vasco, confundiu receitas financeiras com descontos obtidos pelo clube na época da renegociação de impostos atrasados por meio do Profut.
O @amirsomoggi é o cara que empilha números e não entende por quê. Nos últimos anos, ele comparou clubes que incluíram luvas como receita com clubes que contabilizaram luvas como passivo. Sem nenhum ajuste. Todas as listas que surgiram a partir de "estudos" dele estavam erradas.
O @amirsomoggi é o cara que tem patológica dificuldade para entender diferentes critérios para cálculo de endividamento. Ele acha que o critério que eu uso, que aprendi com o @cesargrafietti, economista ex-Itaú BBA e atualmente consultor da CBF, está errado somente "porque sim".
O critério para endividamento é bastante simples: tudo o que é devido em dinheiro no passivo (sem considerar números meramente contábeis), menos o que está em caixa no ativo. É assim que o Itaú BBA e o mercado financeiro analisam empresas. Mas o @amirsomoggi acha que está errado.
O @amirsomoggi é o cara que chupa números de fontes sem dar crédito, como fez inúmeras vezes com a Forbes, nos paupérrimos artigos que escreveu no @lancenet. É o cara que chupa imagem alheia e a publica com marca d'água. Não entende nem de balanço, nem de direito intelectual.
O @amirsomoggi é o cara que faz gráficos bonitos, com a evolução de indicadores financeiros dos clubes nos últimos 15 anos, mas não aplica nenhum índice para corrigir a inflação. É um erro infantil na área econômica. Será que sabe o que é inflação? Será que sabe fazer a correção?
O @amirsomoggi é o cara que tenta se vender como consultor para o mercado, mas não consulta ninguém. A estratégia é corriqueira: ele faz o impossível para aparecer na imprensa com seus estudos mequetrefes, depois tenta capitalizar a mídia se vendendo como solução. Ninguém compra.
O pior desta estratégia é que ela gera conflito de interesses. O @amirsomoggi faz críticas pesadíssimas contra clubes não porque eles estão mal, e sim porque recusaram os seus serviços. Eu, como jornalista, presto contas ao torcedor e aos meus chefes. Não me vendo para ninguém.
O @amirsomoggi também é o cara que cria teorias conspiratórias. Ele acha que jornalistas como eu, desimportantes dentro do Grupo Globo, têm poder para vetar as suas participações no @SporTV e no @globoesportecom. Não, Amir. As pessoas apenas acordaram para a sua charlatanice.
Eu apenas torço para que o resto do jornalismo esportivo também acorde para a charlatanice do @amirsomoggi. Cada minuto de televisão ou parágrafo de texto dados a ele prestam desserviço para o futebol brasileiro. Não há correção, ética ou relevância. Ele só é fonte por inércia.
Amir, vamos combinar? Vá trabalhar e pare de injuriar e difamar as pessoas, como você já fez com @cesargrafietti e @bk_contador. Se você estudar um pouco de contabilidade e economia, talvez consiga algum cliente. Talvez. Esta é a primeira e última vez que te respondo. Vá em paz!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rodrigo Capelo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!