, 21 tweets, 5 min read Read on Twitter
Vou repetir o óbvio: Mark Zuckerberg não é uma fada sensata e nem está preocupado com a saúde mental de ninguém.
Existem muitas razões mercadológicas para Zuck estar "convocando" a privacidade e essas são algumas delas (a thread).
1. O maior asset do Fb é o banco de dados que ele detém com informações muito específicas sobre o usuário. É com essas informações que o Fb ganha dinheiro e ele precisa que você continue fornecendo data sobre si.
1. Não é segredo que o Fb se tornou um ambiente tóxico. Os usuários perderam a confiança na rede e passaram a interagir menos de forma pública. Então, Zuck diz: "Privacy gives people the freedom to be themselves and connect more naturally, which is why we build social networks."
1. O que ele está dizendo, na real, é que o Fb está se propondo a criar a ilusão de privacidade (com maior destaque para os grupos e para o messenger) para q vc se sinta seguro em continuar compartilhando informações importantes sobre si.
2. Tanto o Fb quando o IG (e provavelmente o Wpp) estão terminando a estrutura para se tornarem marketplaces completos, em que vc pode fazer checkout no próprio app. Eles cobrarão uma taxa $ a cada compra fechada.
2. Ou seja, eles precisam que você se sinta cada vez mais seguro ali. O Zuck fala literalmente isso no seu pronunciamento oficial: "And we all expect to be able to do things like payments privately and securely".
2. Vale dizer que uma das mais valiosas informações que existe é a de "comportamento de compra". O desenvolvedor de produto do IG disse recentemente q eles têm a intenção de diminuir o gap entre intenção de compra e a compra efetiva. Eles precisam desse dado.
3. Não precisa dizer que a maior parte da informação privada hoje é compartilhada através de messengers e afins, e que Zuck quer acesso a essa informação. Então, eles vão criar um ambiente favorável e atrativo para que usemos as redes do Fb para conversar entre si cada vez mais.
3. Principalmente através de vídeos. Aliás, agora você vai poder colocar filtro (de gatinho, da Kylie) em videochamadas também. Parece fofo, mas é mais uma forma de angariar informações específicas sobre o usuário: a principal delas sendo o mapeamento de rosto.
3. A tecnologia de mapeamento de rosto serve a muitos propósitos (como busca por pessoas de interesse) e quanto mais detalhada e atualizada ela for, maior a chance de ser vendida para um grande player, inclusive governos.
3. Aperfeiçoar essa tecnologia e ter um banco com esses dados são dois objetivos que as empresas de tech estão correndo atrás. Inclusive para a produção de bons produtos de inteligência artificial.
4. Há um tempo, tanto Zuck quanto seus desenvolvedores vêm falando sobre interoperabilidade. O que eles querem é que você "pule" de um app para o outro, usando todas as suas ferramentas e não saia de jeito nenhum da "plataforma facebook" para fazer qualquer coisa.
4. Quando você sai da "plataforma facebook" (que incluem ig e wpp) para continuar uma conversa, por SMS ou tweet, ou quando você sai para fechar uma compra, eles perdem o fio daquela informação que você estava fornecendo.
5. Esconder os likes do IG com a desculpa da privacidade e da saúde mental (rs) também é uma estratégia mercadológica. Sem o like o IG tem algumas intenções, mas principalmente 2: uma interação mais profunda do usuário com o conteúdo
5. e que o usuário escolha fazer menos postagens públicas (já que ele não terá a resposta instantânea) e use mais a comunicação privada dos apps.
Pra quem está pedindo as fontes:
Infelizmente, não tenho nenhuma fonte em pt-br (e não tenho como traduzir), mas se você lê em inglês ou opera bem o tradutor, aqui vão algumas referências. Segue o fio dentro do fio:
Aqui está o texto do próprio Zuckerberg, da onde eu tirei as citações da thread. Vale ler tudo, ele é bem claro. facebook.com/notes/mark-zuc…
Aqui está uma das entrevistas mais importantes sobre o futuro do Instagram (na minha opinião). Ela aconteceu antes dos recentes anúncios sobre o Fb. Eu citei ela na thread ;) medium.com/cheddar/q-a-in…
Sobre reconhecimento facial existem muitos artigos. Eu acho esse ótimo pq ele não é apocalíptico, vale ler. Mas também vale pesquisar a respeito: forbes.com/sites/forbeste…
Aqui um link para vcs saberem como a tecnologia funciona: medium.com/cracking-the-d…
Por fim, o @nytimes tem um projeto FODA sobre privacidade. Infelizmente, além de ser em inglês, você precisa pagar uns $ para ler tudo, o que torna menos acessível. Mas se você trabalha com internet, é essencial: The Privacy Project nytimes.com/interactive/20…
AH, cabe dizer que eu trabalho com Social Media, influenciadores e conteúdo na internet desde 2008. É um bocado de experiência. ;)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nina Ribeiro
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!