, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/10 Ao editar o decreto de flexibilização de acesso a armas dia 8 de maio, o presidente cumpriu sua promessa de campanha ao pequeno grupo de eleitores que desejava tal medida, mas colocou em risco todos os outros brasileiros que desejam morar em um país mais seguro. Explico:
2/10 Antes do decreto, qualquer pessoa portando arma era suspeita, visto que o porte era extremamente limitado, o que facilita a identificação de criminosos. Com a flexibilização, a polícia precisará questionar se uma pessoa armada tem o porte da arma e qual arma possui.
3/10 Muitas armas de uso restrito tiveram sua posse e porte liberados, o que implica que as diversas prisões fundamentadas pelo porte dessas armas deixarão de acontecer e mesmo as pessoas que já estão encarceradas poderão questionar juridicamente sua sentença.
4/10 O decreto aumentará o número de armas em circulação no mercado legal, que se comunica com o mercado ilegal de armas. Muitos assaltos são feitos com armas de aluguel, o que requer o cálculo se o bem potencialmente usurpado compensa o custo da arma alugada ou comprada.
5/10 Seguindo uma regra básica de economia, quanto maior a oferta, menor o preço. Com armas mais baratas, roubos potenciais que não eram lucrativos, passam a ser.
6/10 A permissão de porte de armas por inúmeras novas categorias como agentes de trânsito e os praças reservistas de primeira classe aumenta a oferta de trabalho para as empresas de segurança privada legais e ilegais.
7/10 Note que os militares que são dispensados das FFAA depois de 10 anos já são objeto de interesse das milícias por serem bem treinados e agora terão ainda porte de arma, o que potencializa a força desses grupos criminosos.
8/10 Por fim, nossa exposição à violência armada aumentará muito. O porte de armas foi concedido a pessoas que se consideram “cidadãos de bem”, mas que, na prática, não têm ideia de sua capacidade de se controlar em momentos de raiva em uma discussão no trânsito ou com vizinhos.
9/10 Pesquisa feita nos EUA e publicada no Journal of Social and Political Psychology em 2016 mostra que as pessoas superestimam suas habilidades de manejar uma arma em um momento de emergência: 23% dos 5000 entrevistados acreditam estar entre os 1% que melhor sabem manejar arma.
10/10 Por fim, o presidente não pode legislar sobre porte de armas via decreto. Isso é definido pela Lei 10826/03, conhecida como Estatuto do Desarmamento. O decreto é inconstitucional e precisa ser derrubado.
A facilidade de acesso a armas de fogo também piora muita a exposição à violência de mulheres. Muitas agressões físicas podem se transformar em feminicídios caso haja a disponibilidade de armas no momento de raiva.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Joana Monteiro
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!