, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
Depois dessa sabatina (ainda rolando) do ministro da Educação, mais campanhas de informação sobre universidades, e ainda com a amplitude dos protestos de hoje, é complicado pra alguém continuar achando que os cortes orçamentários são "técnicos", e não por ideologia e conveniência
Que se precisa reformar o orçamento e a administração universitária? Sem dúvida, é um buraco negro de burocracia.

Agora, não é na canetada que se faz isso; não é cortando dos setores mais fracos; não é do dia pra noite; não é com mentiras; não é como chantagem política.
Que se precisa investir mais na educação de base? Sem dúvida, mas investir mais na educação não é cortar da mesma educação. Conhece efeito cascata?

E não é omitindo que a educação de base envolve outros orçamentos de outras entidades da União.
Que a economia precisa melhorar? Sem dúvida, mas qual o sentido de fazer isso cortando o salário de pesquisadores (bolsa de pesquisa é salário)? Cortando a verba de gente que movimenta a economia desde setores de serviço, mercado imobiliário, até grandes corporações?
No fim das contas só conseguem tentar justificar esse arbitrário, ideológico e imenso tiro no pé falando de Dilma, de Lula, de drogas e de putaria.

Como se não tivesse tido protesto estudantil nesses governos e o universitário não tivesse mais preocupado com o fim do semestre.
"Ah, mas eu vi foto de gente pelada na federal", "Ah, mas eu conheço um cara de humanas que é maconheiro".

Ok, primeiro, cheque a fonte. Segundo, coloque perspectiva. São dois milhões de universitários na rede pública. Você vê dois milhões de peladões por aí todo dia?
Se você quer um resumo do que significam os seguintes e crescentes cortes nos orçamentos de educação, sem discussões mais amplas, democráticas e graduais, tem um ditado: "economia na base da porcaria".

A conta chega depois.
E novamente me explico: entendo os que se sentirem incomodados por não ser um tema de política internacional, mas, como professor e um egresso de universidade pública que fornece conteúdo gratuitamente na internet, me dou o direito de participar desse debate.
Sobre as manifestações de hoje e os que dizem que "não são sobre educação", um ótimo complemento, bem realista:
Mais dois complementos:

Primeiro: "Não é corte, é contingenciamento"

Não é soco na cara, é contato físico movido por força mecânica entre as falanges da mão de um indivíduo e o maxilar de outro
2º complemento: "Mas foi determinação do Guedes, o ministro só acatou".

Ministro não é pra dizer amém, é pra brigar pela sua pasta, brigar pelos seus recursos. Mauro Vieira peitou Levy em 2015 pelo orçamento do MRE. Se for pra só seguir ordens, coloque-se Guedes na pasta logo.
O fio continua: Sobre cortes "foram em todas as áreas": O corte no MEC representa 30% do total da pasta para investimentos, mas corresponde a 4,7% de TODO o orçamento de INVESTIMENTOS da União. O que é um rombo enorme nos investimentos em educação é um corte pequeno (...)
(...) em comparação ao número total.

Segundo, um dólar investido em educação superior significa 4,5 dólares voltando pra economia segundo a universidade de Berkeley, Califórnia.

(...)
(...) Terceiro, 90% das pesquisas no PAÍS são realizadas em universidades públicas. Cortar INVESTIMENTO é cortar pesquisa, cortar pesquisa é ficar mais pra trás na economia mundial.

Suficientes pra mostrar que é economia na base da porcaria?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Xadrez Verbal
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!