, 28 tweets, 5 min read Read on Twitter
gente, eu vi essa imagem no facebook e fiquei mto impactada e fui procurar saber mais, caralho cês conhecem a história do direito das mulheres no afeganistão?
achei uma matéria interessantíssima sobre o assunto mas tá em inglês. pra quem quiser ler, tá aqui o link: bit.ly/30sqJcT

segue o fio:
cabul é a capital do afeganistão desde 1776. tem mais de 3500 anos de idade. foi disputada por diferentes impérios por conta da sua localização estratégica.
de 40 anos pra cá o país passou por muito conflito: foi ocupado pela união soviética, por tropas lideradas pelos EUA, gruos militantes e pelo taliban.
ao longo desse cenário, os direitos das mulheres foram explorados inúmeras vezes por interesses políticos, as vezes sendo melhorados e muitas outras vezes sendo piorados.

"as mulheres afegãs foram as que mais perderam a guerra e a militarização".
Horia Mosadiq
antes da invasão de 1979, o direito das mulheres afegãs tinha melhorado notavelmente. hje quando a gente imagina uma mulher afegã é aquela imagem da burca e da total falta de direitos. mas nem sempre foi assim.
nos séculos XIX e XX os governantes do afeganistão tentaram diminuir as restrições das mulheres no país mas sem mt sucesso. alguns governantes conseguiram fazer mudanças significativas, entre eles estava o rei amanullah (1919-1929) que junto com alguns governos seguintes +
promoveu a liberdade para as mulheres na esfera pública e salientou a importância das mulheres e meninas terem direito a educação, incentivou as famílias a levarem suas filhas à escola
em 1921 ele criou leis que proibiam o casamento infantil, o casamento forçado, dote e colocou restrições sobre a poligamia (comum nas famílias no afeganistão)
o direito ao voto foi concedido à mulher afegã em 1919 - só um ano depois do reino unido e um ano antes dos EUA. nos anos 50 o PURDAH (separação física entre sexos e exigência de que as mulheres cubram seus corpos e ocultem a sua forma por meio da burca ou do nicabe) foi abolido
nos anos 60, uma nova constituição trouxe igualdade em diferentes esferas, incluindo a participação política.
em 1973 o país foi declarado uma república e entre as decadas de 70 e 80 um grupo comunista chamado Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA) assumiu. eles também tentaram reformar as leis de casamento, de saúde das mulheres e de acesso a educação
nessa época as mulheres tinham oportunidades consideráveis de educação e liberdade, minorias de mulheres conseguiram realizar trabalhos como cientistas, médicas, professoras, funcionárias públicas. minorias pq a maioria eram pobres e foram excluídas dessa oportunidade
a partir da invasão da união soviética até hoje, todos esses direitos começaram a ser revertidos (especialmente sob o regime taliban)
"Os talibãs são agora notórios por seus abusos dos direitos humanos. O grupo surgiu em 1994 após anos de conflito. Muitos de seus membros eram ex-combatentes de Mujahideen que haviam sido treinados no Paquistão durante a guerra civil do Afeganistão nos anos 80 e 90.
Eles vieram juntos com o objetivo de tornar o Afeganistão um estado islâmico. O Taliban governou no Afeganistão de 1996 a 2001."
"Sob o Taliban, as mulheres e meninas eram discriminadas de muitas maneiras, pelo "crime" de nascer uma menina. O Taliban aplicou sua versão da lei islâmica Sharia.
mulheres e meninas então foram:

- proibidas de ir à escola ou estudar
- proibidas de trabalhar
- proibidas de sair de casa sem um homem acompanhando
- proibidas de acessar serviços de saúde prestados por homens (com mulheres proibidas de trabalhar, os cuidados de saúde eram praticamente inacessíveis)
- proibidas de se envolver em política ou falar publicamente.
as mulheres eram praticamente invisíveis na vida pública, presas em casa. em cabul, os moradores receberam ordens para cobrir as janelas do térreo e do primeiro andar para que as mulheres de dentro não pudessem ser vistas da rua.
pra uma mulher sair de casa ela deveria estar de burca acompanhada por um homem. a punição para quem desobedecesse essas leis eram extremamente severas.
"uma mulher poderia ser açoitada por mostrar uma polegada ou duas de pele por baixo da burca, espancada por tentar estudar, apedrejada até a morte se fosse considerada culpada de adultério."
"Estupro e violência contra mulheres e meninas eram abundantes. As mulheres afegãs foram brutalizadas na lei e em quase todos os aspectos de sua vida diária. Uma mulher em Cabul teve o fim do polegar decepado por usar esmalte na unha, por exemplo, em 1996."
Os talibãs foram expulsos do poder até o final de 2001.

Nos anos seguintes à intervenção internacional, muitas escolas abriram suas portas para meninas e mulheres voltaram ao trabalho.
Houve progresso em direção à igualdade: uma nova constituição em 2003 consagrou os direitos das mulheres, e em 2009 o Afeganistão adotou a lei de Eliminação da Violência Contra a Mulher (EVAW).
Mas o Taliban e outros grupos altamente conservadores ainda controlam algumas partes do Afeganistão, e a violência e a discriminação contra mulheres e meninas continuam em todo o Afeganistão. Em 2011, foi nomeado "o mais perigoso país" para ser mulher (bbc.in/30rbhhp)
“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.”
(Simone de Beauvoir)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to jordana nas estrelas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!