, 13 tweets, 2 min read Read on Twitter
Se você fica enchendo o saco: “ah mas você tem que fazer pela comunidade pra ter respeito”. Tem não colega, você quem precisa parar com esse pedantismo. Ninguém te deve nada e open source não é para cobrar as coisas de volta. Baixa a bola, coleguinha.
Cada um tem o seu tempo, a sua vida, disponibilidade. Cada um tem um background inteiro que diz se a pessoa pode ou não gastar tempo com algo que vá produzir conteúdo para outros de graça. Muita gente trabalha pra pagar conta e comprar comida.
Exigir que outros ajudem só porque é bonito é não se tocar que você está numa zona de conforto enorme.
Muita gente trabalha com open source porque tem oportunidade para isso. Ter essa oportunidade não é fácil, depende de ralação, sorte e de ter algo disponível no momento e local certos. Eu tive toda essa sorte na minha carreira, mas hoje em dia eu me proíbo de fazer hora extra.
Tenho família pra cuidar, participar, hobbies para me entreter e uma vida social que não posso abrir mão. A história que vou contar no futuro é a de que não abri mão desses valores para mexer em código.
Tudo é equilíbrio. Se você não enxerga isso, sua mente é muito limitado, tem que crescer e enxergar além do próprio umbigo.
Comunidade é super bom, open source é lindo, mas no final é tudo código que um dia vai virar legado. As amizades criadas são muito mais importantes. Network é o caralho, conheça pessoas e entenda um pouco o limite de cada uma. Empatia está em falta no mercado.
Aplauda quem pode ajudar as vezes só corrigindo um typo, documentando uma api, gravando um podcast ou fazendo uma biblioteca inteira. Ninguém é mais que ninguém. Se puderam se dedicar, só agradeça. Se só puderam te agradecer, tome isso como inspiração e isso também vale.
Se só usaram o seu código, texto, áudio e nunca te deram um piu sobre isso, tá valendo também. Faça porque é legal, conveniente e pode fazer o dia de alguém melhor. O resto é bônus.
Não seja o chato que fala que os colegas merecem menos por não ajudar com comunidade. Chatos vão ser chatos e falta amor e experiência de vida e profissional.
Você não deve nada para as comunidades, as comunidades não devem nada a você.
Celebre quem puder ajudar, deixe o espaço aberto para quem quiser vir, proteja para que permaneça um espaço seguro. Só não seja chato e cobre que todos façam.
Vai parecer o cara que pede pra colocar nome no trabalho em grupo na hora de entregar. Chato.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Leo Balter
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!