Aí diz que "jornalista Glenn Greenwald, dono do site The Intercept Brasil". Não, Greenwald é editor, o dono do Intercept é Pierre Omidyar, fundador do eBay. (...)
Segue: "Em 2013, Snowden se aproximou dos irmãos bilionários Nikolai e Pavel Durov". Não, Snowden, já asilado na Rússia, recebeu uma oferta de emprego por Pavel Durov (...)
Aí segue para citar novamente Bogachev, que nem naquela história do pavão, já tratei aqui nesta outra thread:
(...)
"O dinheiro teria circulado pelo Panamá antes de chegar a Anapa, na Rússia, onde foi transformado em rublos".(...)
Aí vem a ideia de que os irmãos Durov, fundadores do Telegram, estariam apoiando Greenwald por "motivações puramente ideológicas. Adeptos do islã, (...)
Não há nenhum indício de que algum dos irmãos seja muçulmano tirando o fato de serem residentes de Dubai (uma cidade com 85% da população de origem estrangeira).(...)
Aí Germano Oliveira diz (...)
Tudo errado. Greenwald está com Miranda desde 2005. (...)
O texto continua ligando os vazamentos a "hackers profissionais" até fazer uma ligação com uma operação da PF, chamada Chabu, que prendeu integrantes da PF.
(...)
O hacker citado é um dos mais famosos do mundo, é um "alvo fácil" pra acusar e 300 mil dólares é muito dinheiro pra mim e pra você; para contratar alguém que deu um golpe de mais de 20 mi dólares? (...)
Sobre rublos: russos não confiam no rublo, uma moeda fraca, poupam em dólar ou em euro sempre que podem. Faria ainda menos sentido um hacker usar rublos.
Além disso, notem que a matéria não (...)
(...)
É isso. Pode ter hackers? Sim. Podem ser hackers russos? Sim. Os irmãos Durov podem ter se tornado "muçulmanos malvadões"? Vai saber
A matéria tem algo de concreto? Não. Tem um monte de erros? Sim.