, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
Deixa eu aproveitar esse comentário do amigo @maiquismo para esclarecer algumas diferenças entre o que diz um Roger, por exemplo, e o que alguns outros colegas e eu (falo por mim, claro) estamos discutindo. Vamos tomar como tema o ataque. (+)
Ao meu ver, o futebol brasileiro não tem uma 'essência'. Dizer isso é dizer que o futebol brasileiro é determinista, determinado a priori, nasceu com um DNA (portanto, dado por alguém). Mas não, acredito que o futebol brasileiro fez-se a si próprio a partir da cultura. (+)
Como em inúmeros lugares do mundo, o futebol brasileiro fez-se, muito, pela rua. Para quem gosta de ler, isso não é 'malandragem' ou 'terraplanismo'. Significa que o nosso futebol se fez por terrenos e bola incertos, poucas regras, idades diversas - e se fez através de jogo. (+)
O advento da ciência trouxe e traz ENORMES contribuições, mas também sofre de leituras equivocadas. Muitas dessas leituras negam a liberdade inerente ao ato de jogar - e, claro, negam a rua. Talvez seja dessa liberdade que o Roger fala. Mas veja, liberdade não é anarquia. (+)
Dar liberdade espacial a um ou diversos jogadores no momento ofensivo é absolutamente legítimo. Mas é isso que alguns colegas, intoxicados a ponto de achar que o único futebol possível é o da posição (posición), da localização, da amplitude e da 'ordem', não admitem. (+)
Este é um futebol possível, como também o é futebol da assimetria, da liberdade, de uma certa insubordinação, da autonomia - e todas elas vinculadas ao modelo. É simplesmente constrangedor achar que isso fere este ideal canhestro de modernidade que se cria aqui e ali. (+)
Há formas e formas de viver a vida, como há formas e formas de viver o futebol. Ao meu ver, é essa pluralidade que ainda escapa a alguns colegas - geralmente os mais seguros de si. Daí, uma série de equívocos, que se alastram aos pouquinhos.

Mas o debate é remédio.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Hudson Martins
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!