Profile picture
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
1- Nunca postei uma thread, mas preciso tentar explicar o #6DiasSemElas: No dia 25, há seis dias atrás, cerca de 90% dos jornalistas de Alagoas entraram em greve. Eles não aceitaram que as afiliadas da @RedeGlobo, @recordtvoficial e @SBTonline reduzissem 40% dos seus salários.
2- A decisão foi uma resposta às diversas reuniões formais e informais feitas, onde os jornalistas propuseram abrir mão de gratificações e congelar o salário para evitar a greve. O problema não é só reduzir o valor.
3- A proposta das empresas é que, o piso atual de R$ 3.565,27 fosse reduzidos para 2.150 em novas contratações. Isso significa que só os novos contratados seriam afetados pela redução. Mas para haver novas contratações é preciso substituir os efetivados.
4- Esse é o medo. Nenhuma das empresas deu garantia de que, mesmo aceitando os 40% a menos, qualquer um tivesse estabilidade nos cargos. Em poucos meses, haveriam demissões em massa para substituir os profissionais por outros mais baratos.
5- Como você se sentiria indo trabalhar diariamente sob risco? Como planejar uma família sem ter nenhuma garantia do seu único sustento? Como passar a informação que em Alagoas há 120 mil desempregados, correndo o risco de, em breve, ser estatística?
6- Na semana passada o MPT tentou mediar um acordo oferecendo um plano de progressão de carreira, onde haveriam 3 patamares de salários alcançados ao longo do tempo na empresa.
7- Porém, além do valor máximo ser abaixo do atual, o que na prática representa reduzir o salário, as empresas sequer sugeriram valores dos patamares de menor, médio e maior salário alegando que precisaria ser feito um estudo que só seria divulgado um mês depois
8- no entanto, condição era encerrar imediatamente a greve, uma clara tentativa de acabar com o apoio à causa e esconder a situação, sem resolver o problema. As 3 afiliadas possuem, juntas, mais de 30 patrocinadores declarados.
9- Mais de 20 milhões é o patrimônio declarado ao TSE do ex-presidente e principal acionista da TV Gazeta de Alagoas, Fernando Collor. E é pagando uma bolsa simbólica de 180 reais que a empresa incentiva a formação de novos profissionais.
10- Estagiei nessa TV e tenho muito orgulho disto, os profissionais com quem convivi à época me ensinaram muito, foi um passo muito importante na minha carreira e tenho carinho e admiração por todos.
11- O @g1alagoas não pública novas matérias há 4 dias pq até o editor-chefe compreendeu a importância do momento e entregou o cargo de chefia, paralisando em 100% as atividades do site.
12- Os profissionais também lutam para que o curso não pare de existir no Estado. A estratégia das empresas para tentar fugir da greve, de maneira ilegal, colocou ex-estagiários em funções de apresentadores e repórteres.
13- Ex-colegas utilizaram a influência e conhecimento que adquiriram com quem está nas ruas para tentar ser um futuro substituto. Esqueceram que amanhã o emprego deles também pode ser ameaçado.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pedro Neto
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!