, 8 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
1 A Mercadona, que fatura mais de 24 mil milhões, que apresenta lucros de 600 milhões e que tem vindo a ser elogiada pela sua estratégia de crescimento e inovação, decidiu que a sua expansão internacional havia de ter início no norte de Portugal. E essa decisão foi substantiva:
2 Sede fiscal no Porto, plataforma logística na Póvoa de Varzim, centro de inovação em Matosinhos, 10 primeiras lojas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro,.. Ao todo, a Mercadona está a criar 1100 postos de trabalho, incluindo 120 cargos de direção.
3 Uma aposta muito forte e que não é de estranhar. Falamos da região mais populosa, mais densamente povoada, com maior atividade empresarial. Quando a Mercadona investe no Norte de Portugal, não o faz por caridade ou simpatia. Fá-lo por saber que esse é o melhor investimento.
4 Não é de estranhar, mas é rara no establishment português. Ainda há pouco tempo, a presidente do INFARMED dizia que no Porto não havia condições para instalar uma agência europeia e que a transferência daquele organismo para o Norte representava um risco para a saúde pública.
5 Disse isto, logo após um grupo de trabalho criado especialmente para o efeito ter concluído que essa transferência representaria poupanças para o Estado e ganhos relevantes de produtividade e eficiência. As conclusões foram ignoradas pelo Governo.
6 Também a TAP, depois de projetar a supressão de todas as rotas intercontinentais a partir do Porto, acabou por reduzir a sua atividade ao mínimo e o lugar deixado vago foi entretanto ocupado por outras companhias aéreas. Agora, corre energicamente atrás do prejuízo.
7 Primeira conclusão: quando as opções estão exclusivamente sujeitas a lógicas de racionalidade, acontece o que aconteceu com a Mercadona. Quando não estão, estamos sujeitos a perdas globalmente incalculáveis para todos nós.
8 Segunda conclusão: o Centralismo é um buraco negro de perda de objetividade, obsessão e fantasia, cujo objetivo é preservar uma imagem ficcionada de prosperidade através da concentração geográfica da riqueza. Perdemos todos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Pedro Bragança

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!