, 10 tweets, 5 min read Read on Twitter
Um grande esforço de apuração com os colegas de @VEJA e do @TheInterceptBr, entre eles @ggreenwald, @fernandomolica, Leandro Resende e Roberta Paduan, resultou nesta reportagem de capa da revista. Queria destacar no fio alguns pontos importantes da matéria que produzimos:
Em primeiro lugar, sobre a reportagem: "Não se trata aqui de uma defesa do Lula Livre nem de estar contra a Lava-Jato. Mas, sim, do direito inexorável que todos os cidadãos têm de um julgamento justo."
veja.abril.com.br/politica/dialo…
Ação ilegal: Moro ajudou a fortalecer uma peça de acusação ao alertar o procurador Deltan Dallagnol sobre uma prova que estava faltando na denúncia apresentada pelo MPF. O aditamento foi feito e mencionado na decisão do juiz:
veja.abril.com.br/politica/sergi…
Moro pediu à delegada Erika Marena, que hoje trabalha no Min. da Justiça, para "não ter pressa" de incluir no processo uma planilha que mencionava políticos com foro privilegiado. É grave. Juiz não pode guardar algo que foi apreendido em busca e apreensão:
veja.abril.com.br/brasil/moro-re…
Moro pediu ao MPF para que não denunciasse Bumlai na última semana antes do recesso do Judiciário, segundo nossa apuração. A solicitação foi feita antes da operação que prendeu o pecuarista. Se os trabalhos fossem paralisados para as férias, o caso de Bumlai iria prescrever.
A proximidade entre Moro e Dallagnol era tamanha que o procurador enviou ao juiz, fora dos autos, a versão provisória de uma manifestação do MPF para caso o magistrado precisasse "adiantar algo". Em outra situação, Moro festejou uma denúncia contra Lula:
veja.abril.com.br/brasil/um-bom-…
São alguns exemplos que constam na reportagem. Foram 649.551 mensagens analisadas de um universo que chega a quase 1 milhão. Numa delas, Moro passa conselhos de Fausto Silva aos procuradores. O apresentador confirmou o encontro e o teor da conversa.
veja.abril.com.br/brasil/em-dial…
A @VEJA procurou Dallagnol e Moro. Ambos gostariam que os arquivos fossem enviados a eles de forma virtual, mas, alegando compromissos de agenda, recusaram-se a recebê-los pessoalmente, uma condição que foi imposta pela revista.
Sobre a nota divulgada há pouco pelo Ministério da Justiça, @VEJA publicou a seguinte resposta:
veja.abril.com.br/politica/em-no…
No mais, sugiro a leitura da Carta ao Leitor desta edição: "Jamais seremos condescendentes quando as fronteiras legais forem rompidas (mesmo no combate ao crime). Caso contrário, também seríamos a favor de esquadrões da morte e justiceiros."
veja.abril.com.br/politica/carta…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Edoardo Ghirotto
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!