, 9 tweets, 6 min read Read on Twitter
1/ O @nytimes publicou hoje uma matéria sobre como o YouTube fomenta a extrema direita no Brasil sugerindo constantemente vídeos de extrema direita. No @TheInterceptBR, @yaso escreveu sobre como isso funciona na prática: theintercept.com/2019/01/09/you…
2/ Em um experimento, @yaso abriu um vídeo sobre martelos e deixou a reprodução automática ligada para ver quais vídeos seriam sugeridos. As indicações chegaram em como fazer uma munição para uma arma semi-automática.
3/ Tudo o que um usuário faz no youtube influência as indicações. E essas sugestões têm um único objetivo: fazer com que as pessoas passem mais tempo na plataforma. Os vídeos de extrema direita, mais provocativos e cheios de teorias da conspiração, alcançam esse objetivo.
4/ Em outro texto, Marcelo Thompson mostrou como o Marco Civil da Internet, para impedir a censura, deixou as plataformas de internet isentas da responsabilidade sobre o conteúdo postado em seus meios. Mas qual é o custo dessa liberdade?
5/ Sem o incentivo a práticas responsáveis de moderação de conteúdo, vídeos conspiracionistas recheados de fake news se espalham facilmente. E os vídeos se alimentam de algo viral: o ódio. Simbolicamente, diz Thompson, o marco elegeu @jairbolsonaro:
theintercept.com/2018/10/29/mar…
4/ A reportagem do @nytimes trouxe ainda dois exemplos de canais de extrema direita sugeridos no Brasil: @moura_101, descrito como “o guitarrista que virou conspirador”, e o do @bernardopkuster.
5/ Os dois canais já foram recomendados por @jairbolsonaro como “fonte de informação no YouTube”. O presidente já conheceu pessoalmente Nando Moura, e foi entrevistado por ele em mais de uma oportunidade.
6/ @jornalismowando escreveu para @TheInterceptBR sobre esses blogueiros, que são apoiados publicamente por @jairbolsonaro: theintercept.com/2018/11/17/you…
7/ Os conspiracionistas do YouTube incentivam o ódio e linchamentos com raízes no submundo da internet, criando um ecossistema do ódio, como diz @Debora_D_Diniz. A @lolaescreva também foi vítima disso e contou sua história theintercept.com/2018/12/21/pri…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!