, 8 tweets, 5 min read Read on Twitter
A Amazônia está em perigo. O governo de @jairbolsonaro apoia o desmatamento da floresta até seu fim. Se mais 20% da floresta for perdido, o desequilíbrio gerado pode fazer o bioma se autoconsumir até morrer. Isso traria efeitos apocalípticos ao planeta.
Segue o fio 👇🏾
No início de 2019, o desmatamento aumentou mais de 50% até em áreas protegidas. Para os povos locais, apesar da grilagem não ser novidade, ela virou questão de vida ou morte. O projeto de @jairbolsonaro é esvaziar a proteção ambiental e entregar a Amazônia ao agronegócio.
Os ministros do Meio Ambiente, @rsallesmma, e da Agricultura, @TerezaCrisMS, tem fragilizado essa proteção ambiental através de cortes de verbas, fechamento de postos de controle e impedindo que servidores de órgãos como Funai e Ibama trabalhem.
Além disso, o desmatamento da Amazônia tem desestabilizado microclimas e atrasado a estação das chuvas, que está mais curta e quente. Essa mudança climática prejudica até o próprio agronegócio. A longo prazo, enfraquecer leis e órgãos ambientais não beneficia a ninguém.
Mesmo assim, quem vê mais oportunidades na preservação florestal que na criação de um semiárido bovino na Amazônia é visto como inimigo para o agronegócio. Em 2018, houve um aumento de 20% nos assassinatos em lutas por terra, a maioria contra indígenas e ambientalistas.
Nessa cruzada ideológica, o legado de ambientalistas mortos é visto com desprezo por políticos alinhados ao ruralismo. O governador eleito do Acre @gladsoncameli, lar do ativista assassinado Chico Mendes, por exemplo, afirmou que a salvação do estado é o agronegócio.
Nesse fronte de uma guerra pela Amazônia, quem depende da floresta luta pela sua preservação. Já ruralistas alinhados a Bolsonaro sonham em esgotar os recursos da floresta, mas ignoram a iminência de uma catástrofe climática que pode prejudicar os seus negócios.
Leia mais em: interc.pt/2XrZNaB
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!