Profile picture
, 22 tweets, 9 min read Read on Twitter
Vamos falar sobre desmatamento e queimadas em Rondônia. São muitas fotos mostrando os fatos, mas vamos aos dados e ao empurra-empurra de problema que está sendo feito por nossas gestões.
Vamos primeiro deixar claro a diferença entre DEGRADAÇÃO AMBIENTAL e DESMATAMENTO. Por mais que essas ações andem muito próximas, não são a mesma coisa porém acabam resultado no mesmo ponto, o colapso da Amazônia perante a ação do homem.
DESMATAMENTO: É quando a floresta é derrubada usando método de “correntão” ou fogo na base das árvores. Esse método também é conhecido como corte raso pois ele leva com si as raizes das árvores impossibilitando sua capacidade de reestruturação.
DEGRADAÇÃO: É o método de incêndio na floresta, de destruição do solo e sua destruição de modo permanente. Florestas atingidas por incêndio são devastadas ao ponto do solo perder nutrientes necessários à sua recuperação, levando com si fauna e flora.
Uma aluna da Universidade Federal de Rondônia escreveu um TCC denunciando a degradação ambiental no parque florestal de Guajará-Mirim. Isso significa que há descarte de LIXO em uma região de preservação permanente.
Agora que sabemos isso, vamos conhecer esse infográfico que nos situa sobre dados de devastação e degradação presentes na região norte:
Peço atenção ao Acre e Rondônia, como podem ver o índice de desmatamento é gigantesco, e se fizermos uma relativização matemática aonde dividimos km2 de destruição do estado por km2 territorial, veremos que ambos são os primeiros em percentual de colapso ambiental.
Outra razão para a dificuldade de combate às queimadas é a falta de chuvas nessa época do ano. Mas o desmatamento é um dos propulsores dessa baixa. Pois segundo pesquisadores da USP, ele tem mudado as características climáticas de Rondônia.
As queimadas se intensificam com falta de chuva e aumento de temperatura. E como uma coisa puxa a outra, a mesma queimada faz a temperatura subir e os focos de incêndio aumentarem.
Ligando os fatos:
Se desmatada não chove > senão chove a temperatura sobe > se a temperatura sobe a queimadas > se degrada há mais focos de incêndio > se há mais incêndios a temperatura sobe ainda mais.
O desmatamento gera mais que apenas perda de floresta e números alarmantes, também se reflete em outras tragédias ambientais como a recente ruptura da barragem em Rondônia.
Sabe quem perde também? A economia do estado e da região pois o dinheiro passa a ser investido em coisas que não estavam no script (ou deveria passar a ser) pois ninguém prevê a queimada, mas também faltam políticas enérgicas.
Também há casos de tragédias anunciadas e que é apenas questão de tempo até ocorrerem, não torço por isso mas conhecemos o histórico de nosso país e deveríamos aprender com isso.
Um comprobatório de falta de políticas são investimento errados em demonstrar o problema quando na verdade é preciso combatê-lo com antecedência. Não queremos saber de briga sobre números da devastação, queremos o combate dela e que seja colocada como foco de governos.
E também a política de jogar o problema no vizinho. Não importa de onde vem a fumaça, precisamos lutar forte contra todo e qualquer tipo de destruição ambiental. Por isso países europeus investem na preservação da Amazônia.
Hoje a região norte passa por fortes índices de queimadas, porém o histórico é gigante, já são décadas de sofrimento. Aonde não é só a floresta que chora, famílias também e não só por perdas materiais mas por vidas que se vão.
A Amazônia pede socorro.
@maisa por favor, se puder levar essas informações da região norte para o resto do país, iria ajudar muito. Nos sentimos isolados com o atual acontecimento. Cidades totalmente escondidas atrás de fumaça de queimadas.
@luisasonza fui no seu show de lançamento do Pandora e vi seu engajamento com causas sociais. Por favor, nos ajude a divulgar a real situação da Amazônia hoje. Rondônia está em colapso devido queimadas, sentimos dificuldade em levar os fatos até outras regiões do país.
@felipeneto nos ajude! Rondônia chora cinzas de suas queimadas. Outras regiões não sabem a real situação da Amazônia hoje. As cidades estão tomadas por fumaça e o ar está impróprio para ser respirado.
@QuebrandoOTabu por favor, deem uma atenção a essa causa. Raramente a região norte tem voz em algo. Raramente nos deixam falar.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to 🦕
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!