, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Machado mostra perfeitamente como no final do período escravocrata oficial (perto da metade do XIX) as madames perceberam que não tinham o que o europeu chama de "cultura de sala". Não sabiam tocar cravo, não sabiam o francês pra "ler um romance", as valsas e boleros eram toscos.
Então essas elites mais urbanizadas (i.e. que levavam o dinheiro da lavoura para a cidade, onde faziam Política) entraram nessa fissura por adentrar no mundo ilustrado. Daí a cultura bacharelesca, daí o parasitismo de signos que em si podem ser interessantes, mas são digeridos+
apenas enquanto marcadores brutalizados de etiqueta.
Nunca se quis "cultura". Queriam os termos da arte para conseguirem decifrar as piscadelas e flertes, os regimes de comunicação social subcutânea que eles absolutamente não tinham a capacidade de adentrar por próprio interesse.
Surge então essa classe dissimulada, movida por um querer-ocupar espaços que são regulados por dinâmicas que eles não entendem, mas entendem como podem operar estes signos como mecanismos distintivos. É esse tipo de tramóia que o bom sociólogo da cultura desvela.
Disso surge uma criação tipicamente brasileira abastada: o "mundo ilustrado". A saber: uma esfera exclusiva onde todas as relações sociais são mediadas por esse tipo de má-fé parasitária em que tudo é ícone distintivo burlesco. Suga-se a vida dos conceitos todos.
É onde os conceitos vão para morrer. Para ter seu gume limado. Importante notar tb que isso é algo que perdura e é um dos fatores principais de constituição de fenômenos como o olaviismo. Mas mais que isso, é toda uma maneira de circulação terminológica, que vai desde portais +
obscuros da internet até a direção de inúmeros museus. Do portal de comentários do site de notícias até a rede de galerias de Pinheiros SP, passando por professores universitários, "críticos" e "criticados".
Talvez tenhamos inventado a sociedade do espetáculo em todo seu esplendor dissolutivo e constringente antes da europa. Eis o único grande feito "cultural" da nossa elite.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to micélio
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!