, 9 tweets, 3 min read
No dia do massacre em Altamira, Moro promoveu uma intervenção federal nos presídios do Pará. Um segundo ato do ministro prorrogou a intervenção. O que se viu em 2 meses foi um quadro generalizado de tortura, de empalamento a pregos nos pés, diz ação do MPF oglobo.globo.com/brasil/mpf-den…
Ação do MPF resultou no afastamento, determinado pela Justiça, do coordenador da força-tarefa designada por Moro. É assinada por 17 dos 28 procuradores do Pará. A investigação reúne: relatos de presos no MPF, visitas, fotos, vídeos e inspeção do Mecanismo de Combate à Tortura.
O que presos contaram: empalamento, obrigação de esfolarem o próprio pênis, balas de borracha a esmo. O que inspeção detectou: necessidade de ficar agachado e abraçado às pernas por um dia, mulheres sentadas em formigueiros e em fezes de rato, spray de pimenta sem necessidade.
Mecanismo Nacional de Combate à Tortura, esvaziado por Bolsonaro, inspecionou presídios e antecipou impressões, diante da gravidade do que encontrou. MPF usou relatos na ação de improbidade. “Os que estão com tuberculose estão em celas superlotadas, molhadas; epidemia de piolhos”
Servidores do sistema prisional do estado também foram ouvidos: "Não conseguimos dormir. Os gritos ficam na nossa cabeça. Não é questão de gostar dos presos, é questão de humanidade. Parece que fizeram uma seleção de psicopatas, e deram o direito a eles se regozijarem nos presos”
Moro esteve ontem em Ananindeua. Disse que ação do MPF é "mal-entendido". Defendeu a intervenção, que leva "disciplina para dentro dos presídios". Nota do Depen, subordinado a Moro, diz que decisão judicial será contestada. Ninguém falou em apurar conduta do coordenador afastado.
Bolsonaro, sobre denúncia de tortura generalizada em presídios do Pará sob intervenção federal: "Besteira. Só perguntam besteira, só besteira o tempo todo. Meu Deus, salve, lave a cabeça dessa imprensa fétida que nós temos." Por @DanielGullino: oglobo.globo.com/brasil/bolsona…
@DanielGullino Oposição na Câmara quer convocar Moro para falar sobre acusações de tortura em presídios do Pará, administrados por interventores federais autorizados pelo ministro. Comissão de Direitos Humanos discute o assunto. Por Gabriel Garcia: oglobo.globo.com/brasil/oposica…
Governador do Pará defende força-tarefa autorizada por Moro e diz que ação do MPF com detalhes da tortura em presídios do estado tem afirmações “inverídicas” (com Naira Trindade): oglobo.globo.com/brasil/governa…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Vinicius Sassine
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!