, 10 tweets, 4 min read
Temos imagens exclusivas de @jairbolsonaro vendo o EUA apoiarem a Argentina na OCDE depois de ter falado "I love You" para @realDonaldTrump.

O @jornalismowando explica esse rolé. 👇🏾
Quando o presidente ouviu "bom te ver de novo" como resposta a sua declaração para Trump deveria ter entendido que a relação havia esfriado. Hoje, o secretário de Estado americano Mike Pompeo informou que não apoiará a entrada do Brasil na OCDE.
Em março, Bolsonaro foi aos EUA prometer fidelidade total aos interesses de Trump. A viagem foi repleta de gafes e fracassos, mas o presidente voltou ostentando uma pequena vitória: o apoio dos EUA à entrada do Brasil na OCDE.
No mês seguinte, os EUA reafirmaram o apoio em reunião ministerial da OCDE. Estava tudo indo muito bem. A puxação de saco estava valendo a pena. Bolsonaro até comemorou a confiança que o mundo depositava nesse novo Brasil que ele está construindo.
Não tem nem um mês, a base do governo lutou para aprovar um projeto do deputado Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, que institui o Grupo Parlamentar de Amizades Brasil-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Mas o que era o trunfo da política externa bolsonarista era uma grande armadilha. Bolsonaro achou que era amor, mas era cilada. Além da Romênia, Trump decidiu apoiar no lugar do Brasil a Argentina - país cujo governo acredita estar sendo dominado "por bandidos de esquerda".
Às vezes a realidade se impõe com requintes de crueldade. Parece que nossos vizinhos "comunistas" ganharam apoio de Trump sem precisar puxar o saco.
Enquanto isso, hoje pela manhã, em evento do BID realizado em São Paulo, o chanceler Ernesto Araújo exaltava os novos ares da política externa brasileira:

"Estamos vivendo uma extraordinária abertura econômica. Estamos prontos para integrar a OCDE.""
Em junho, Samuel Pinheiro Guimarães Neto já tinha alertado para a insignificância do ingresso do Brasil na OCDE: “O que um contínuo vai fazer no country club do Rio de Janeiro? Talvez ser garçom. A OCDE é um clube de ricos”. interc.pt/2WM6w32
Bolsonaro vai inventar uma explicação qualquer para a volta que levou de Trump. E Araújo, com sua rebuscada lisergia intelectual, o que dirá dos EUA agora?
interc.pt/2U9dRIn
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to The Intercept Brasil
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!