, 21 tweets, 4 min read
THREAD DOS TÉCNICOS PORTUGUESES

Vou tentar explicar em alguns tuítes os motivos que levam clubes de diversos países a apostar em técnicos portugueses, embalado pelo sucesso do Jorge Jesus e por ter inúmeros profissionais de Portugal em clubes do mundo todo.
Hoje, há treinadores portugueses em vários países. Cito alguns: Jorge Jesus (Flamengo, Brasil), Pedro Martins (Olympiakos, Grécia), Paulo Fonseca (Roma, Itália), Nuno Espírito Santo (Wolverhampton, Inglaterra), Carlos Queiroz (Seleção Colômbia), Luís Castro (Shakhtar Donetsk)
O Olympiacos de Pedro Martins foi vice-campeão no ano passado e é líder nessa temporada;

Paulo Fonseca estava há três temporadas no Shakhtar Donetsk, com títulos nacionais e boas participações europeias e agora comanda a Roma

Jorge Jesus comanda o Flamengo líder do Brasileiro;
Nuno Espírito Santo tem seu Wolves no meio da tabela do inglês, a frente de equipes como o United, por exemplo. No domingo pôs o City de Guardiola no bolso e ganhou por 2x0 lá em Manchester.
Aqui em Portugal, Fernando Santos levou a Seleção aos inéditos títulos da Eurocopa e da Liga das Nações;

Destaque para o trabalho de Ivo Vieira. Seus bons números no Portimonense ano passado o levaram ao Vitória de Guimarães nesta temporada;
E João Pedro Sousa, que depois de alguns anos como assistente de outros treinadores no futebol inglês assumiu o Famalicão, a sensação da temporada até aqui e lidera o campeonato.
Há, ainda, José Mourinho, que até pouco tempo era o "Mister" do Manchester United e já passou por diversos clubes do alto escalão europeu. E também José Peseiro, ex-treinador do Sporting e que hoje foi apontado como alvo do Inter pela Rádio Bandeirantes e replicado aqui.
Mas quais os motivos dessa aposta? A principal resposta está na obrigatoriedade de estudos em Portugal para treinar cada categoria dentro dos clubes e depois perante as ligas profissionais. O Brasil começou a implantar isso. Lembram da história do Renato e o curso da CBF?
Aqui funciona assim:

Certificação de treinador nível 1: 18 anos (claro), ser federado (ex-atleta, dirigente, secretário) há pelo menos 5 anos e ter Ensino Médio Completo. Esse nível autoriza treinar camadas jovens, exceto os juniores e ser auxiliar na II B e III divisão.
Nível 2: Todos os critérios anteriores e ainda desempenho efetivo de um ano (mínimo) de exercício na modalidade de grau I. Concede habilitações para ser treinador principal e secretário-técnico de equipes juniores, da II B e da III divisão.
Nível 3: Tem ainda que ser detentor do Título Profissional de Treinador Grau II e ter um exercício profissional da função de treinador nesta modalidade de, no mínimo, dois anos. Com o nível III fica-se habilitado a ser técnico principal da II divisão.
Nível 4: Ter curso de Grau III e exercer a função de Treinador desse grau há pelo menos 3 anos. Ter concretizado o Plano Anual de Formação Contínua (aplicado aos Treinadores de Grau III). Pode treinar equipes da I divisão e ser técnico da seleção em qualquer categoria.
Ou seja, para treinar uma equipe da primeira divisão, o treinador deve ter, além das formações obrigatórias e continuadas, pelo menos 6 anos de atividade profissional, tendo enfrentado diversas situações dentro do futebol.
Algumas das disciplinas ministradas nestes cursos (exemplo para grau II): Técnica-Táctica (26 horas), Capacidades Motoras (20 horas), Ciências do Comportamento (18 horas), Medicina Desportiva (8 horas). e Leis do Jogo (8 horas).
A nível de Europa, há, ainda, o Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA. Treinadores dos clubes mais importantes do continente reúnem-se na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, no início de cada temporada para discutir questões técnicas e da agenda do futebol europeu.
Não quer dizer que isso vá levá-los a serem melhores. Mas, de certeza, traz, para a casamata, treinadores mais qualificados e que estudaram o conjunto todo do esporte. E sabendo disso, que muitos deles tem sido procurados por diversos clubes ao redor do mundo.
No Brasil, a CBF criou a CBF Academy, cujo modelo de Licenças para Treinadores foi muito elogiado em sua divisão de níveis: C, B, A e Pro. As exigências, segundo a CBF, começaram neste ano.
Com formações continuadas, podem ser muito úteis para diminuir o número de demissões e, sobretudo, daquelas que ficam no raso de ser sempre e só o treinador culpado de tudo.
Se nós, como torcedores, pedimos profissionalização das gestões dos clubes e da arbitragem, por exemplo, apoiar a ideia de uma formação e qualificação dos treinadores só traria benefícios para esses profissionais e para nossos times do coração.
Então quando o @NandoJRocha falou, por exemplo, no Ivo Vieira e a possibilidade de se olhar para esse mercado, não é por "achismo". É por saber que, por trás dos números, há um profissional com muita bagagem técnica e teórica para assumir um clube.
Que fique claro que não estou querendo inundar o mercado brasileiro de portugueses. Mas os reflexos do trabalho do Jesus abriram espaço para um mercado que trabalha muito bem seus treinadores.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fábio Giacomelli
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!