1/10 A estratégia de bloquear recursos no começo do ano, lá por março ou abril, e liberar no final do ano é prática comum na administração pública, comum e extremamente ineficiente.
2/10 Suponha que o amigo é diretor de unidade em uma universidade federal e espera um orçamento de cem mil para o ano. Até março fica tudo meio incerto por conta da burocracia, quando os recursos são confirmados você começa a determinar como serão gastos em uma série de reuniões.
3/10 Com alguma sorte e habilidade na condução das reuniões lá por abril você consegue determinar como serão usados os recursos. É quando chegam os cortes, digo, contigenciamentos.
4/10 Toda a programação vai para o espaço e você passa o ano negociando com a reitoria para pagar despesas essenciais que vão aparecendo. Chega outubro e dos cem mil planejados você gastou vinte ou trinta mil, é nessa hora que o resto do dinheiro chega todo de uma vez.
5/10 O problema é que em outubro já não dá mais para comprar o que você tinha planejado, o prazo para agendar compras para aquele ano já passou e lá vai você negociar compras fora do prazo com o pessoal da reitoria.
6/10 Com muita sorte e mais alguma habilidade você vai conseguir uma autorização para compras, mas não para o que estava planejado na sua programação em abril. Em outubro não dá mais para fazer a licitação, comprar e pagar antes do final do ano.
7/10 A opção é comprar algo que já foi licitado, é o que chamam de adesão a ata. Como gestor você tem que escolher entre comprar algo que não é tão importante ou não usar os recursos.
8/10 Se não usar os recursos você os perde, não dá para poupar para o ano seguinte, pior, é capaz de no próximo ano receber menos recursos porque não usou os recursos do ano anterior.
9/10 A prática comum é comprar o que não precisa para não perder o recurso e não ter redução de orçamento no ano seguinte. No fim não há contribuição para o ajuste fiscal e os gastos não são eficientes.
10/10 Nada disso é novo, nada disso é culpa de um ministro ou governo específico. As coisas são assim. O que estranha é alguém tirar onda por repetir um processo velho e ineficiente.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberto Ellery Jr

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!