Eu vou aproveitar o chorume do Weinfraude e o gancho que o Pachá puxou para tentar transformar a bosta em adubo.

A passagem que o ministro cita é uma mentirada, mas isso abre algumas frentes para discutir Marx.
(antes de mais nada, quer coisa mais "Medalhão" que citar a obra em alemão, bancando o erudito, mas demonstrar que jamais abriu ela??? Weinfraude mostrando todo seu charlatanismo num vídeo)
Mas vamos lá: Marx nunca detonou a família no Capital. A única passagem na qual Marx fala algo sobre família está no Manifesto. E na boa? Ela é excelente!

"Supressão da família! Até os mais radicais se indignam com este propósito infame dos comunistas.
Sobre que assenta a família actual, a família burguesa? Sobre o capital, sobre o proveito privado. Completamente desenvolvida ela só existe para a burguesia; mas ela encontra o seu complemento na ausência forçada da família para os proletários e na prostituição pública.
A família dos burgueses elimina-se naturalmente com o eliminar deste seu complemento, e ambos desaparecem com o desaparecer do capital.

Censurais-nos por querermos suprimir a exploração das crianças pelos pais? Confessamos este crime.
Mas, dizeis vós, nós suprimimos as relações mais íntimas ao pormos no lugar da educação doméstica a social.

E não está também a vossa educação determinada pela sociedade?
Pelas relações sociais em que educais, pela intromissão mais direta ou mais indireta da sociedade, por meio da escola, etc.? Os comunistas não inventam o efeito da sociedade sobre a educação; apenas transformam o seu carácter, arrancam a educação à influência da classe dominante.
O palavreado burguês acerca da família e da educação, acerca da relação íntima de pais e filhos, torna-se tanto mais repugnante quanto mais, em consequência da grande indústria...
todos os laços de família dos proletários são rasgados e os seus filhos transformados em simples artigos de comércio e instrumentos de trabalho."
Essa é a passagem do Manifesto, né? E é tão curioso: que atire a primeira pedra quem, nas suas relações familiares, nunca viu ou mesmo vivenciou a ruptura de laços por questões financeiras?
O saudoso Marshall Berman, no livro "Aventuras no marxismo", faz um comparativo lindo sobre a sua infância/adolescência e a morte de seu pai, um comerciante judeu nova-iorquino.
Berman associa a figura do pai ao caixeiro viajante Willy Loman, da peça "Morte do caixeiro viajante" e vai narrando como as dívidas, as transformações tecnológicas e as próprias mudanças nas relações pessoais foram matado seu pai. É triste, mas é bonito ao mesmo tempo.
Para Berman, essas histórias familiares se cruzam com o descobrir do marxismo para ele. E de fato, quando Marx retoma Balzac no Capital, a ideia é mostrar justamente como quem, de fato, está destruindo a noção de família não são os comunistas, mas sim o próprio capital.
Afinal, é a pressão existente em transformar o dinheiro em capital que faz com que, ao invés de criar um tecido social capaz de auxiliar os parentes, as pessoas prefiram investir esse dinheiro, isolando-os mais ainda dos seus.
Eu tenho algumas histórias pessoais nesse sentido, mas acho que fica para uma próxima vez.

Contudo, como vocês podem ver, a própria trajetória do Weinfraude pode acabar corroborando a visão de Marx sobre a família:

revistaforum.com.br/politica/weint…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!