, 8 tweets, 3 min read
"Não é exagero afirmar que, em pouco tempo, o jornalismo dependerá da diversidade para se manter sustentável", escreve @yasminsmp na piauí de outubro. O texto discute o racismo na imprensa a partir da perspectiva de jornalistas negros. Siga o fio 👇🏻👇🏽👇🏾
A reportagem parte do ponto de vista da própria repórter que, ao entrar pela primeira vez numa redação, se choca com a falta de profissionais negros. Um incômodo que, segundo ela, parecia ser exclusivamente seu.
Se são poucos os repórteres, a situação se agrava ainda mais quando se trata dos cargos de chefia. Entre os 47 jornalistas entrevistados, apenas 23% tiveram um chefe negro. Nenhum deles disse ter visto três ou mais negros em cargos de chefia ao longo de suas vidas profissionais.
O acesso às universidades é a resposta mais óbvia, mas nem de longe é o único motivo. A baixa remuneração, principalmente para profissionais iniciantes, parece ser um dos grandes fatores. Muitos dos jovens jornalistas negros que se formam nas universidades são arrimos de família.
Processos seletivos que só se iniciam a partir da indicação de terceiros também são um grande obstáculo. Os profissionais que costumam ser indicados para as vagas já fazem parte de um círculo de relações específico que costuma concentrar pessoas brancas de classe média e alta.
Assim, os poucos profissionais incorporados às redações são usados como uma espécie de escudo ao racismo ou, mais recentemente, como totem de diversidade: "É uma estratégia que inviabiliza qualquer proposta de mudança estrutural dos estereótipos impingidos à população negra".
E no dia a dia? Mais da metade dos entrevistados pela matéria disseram ter sofrido racismo no ambiente de trabalho e cerca de 63% afirmaram ter experimentado algum tipo de sofrimento psicológico dentro da redação.
"Alguns veículos preferem se proteger com a velha desculpa de que são 'progressistas', 'de esquerda'. Isso pouco me interessa", escreve @yasminsmp. "Há racismo. E é preciso encará-lo de frente." Letra preta é um convite à discussão. Texto aberto a todos.
piaui.folha.uol.com.br/materia/letra-…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with revista piauí

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!