, 10 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
A economia não é ciência exata. O comportamento dos seres humanos não pode ser agregado em uma maçaroca de dados e ser modelável por meio de equações.

Se digo que prefiro hambúrguer a pizza neste momento, não quer dizer que amanhã não possa optar pelo contrário, sem contradição.
A metodologia de hoje em dia é produto da “inveja da física”. Mas a física tem experimentos controlados em laboratório, repetidos milhares de vezes nas mesmas condições para adequadamente se isolar todas as demais variáveis.
Ademais, não há na física a interferência de um ser com volição autônoma, que pode ferrar tudo. O sol não tem sentimentos, o átomo não pensa, o míssil não muda de ideia. A metodologia que se aplica à ciência econômica não é a mesma da física, portanto.
Os únicos 2 exemplos que conheço em ciência econômica de experimentos controlados são a separação da Coreia Norte/Sul e da Alemanha Oriental/Ocid. O mesmo povo com mesma história/cultura, separados do dia pra noite em um experimento social não intencional em termos de ciência.
Neste caso dá para inferir alguns aspectos usando o método das ciências naturais neste caso. Mas that’s it. Em nenhum caso mais se adapta bem.
Matemática é espetacular para se entender e digerir fenômenos passados e chegar a algumas conclusões. Mas usá-la isoladamente com a pretensão de se prever o futuro é de uma arrogância e ignorância incalculáveis (sem trocadilho).
Modelos são por definição simplificação da realidade. Se quero estimar os efeitos aerodinâmicos de um novo avião, construo um modelo e coloco em um túnel de vento. Simplifico não colocando poltronas ou o painel. Mas não posso deixar de colocar uma asa, um flap ou aileron.
Pois então: a metodologia mainstream usa modelos de avião sem uma das asas, pois DESCONSIDERA o fator humano, as vontades, iniciativas distintas de cada qual, seus vieses, irracionalidades, emoções. Por isso o avião neoclássico/mainstream caiu em 2008!
A Escola Austríaca é a única que não desumaniza, e ao contrário incorpora técnicas CIENTÍFICAS e teorias empíricas para deduzir leis econômicas e relações de causa e efeito.
Tratamentos estatísticos em ciências sociais são quase descrições disfarçadas de costumes, práticas e comportamentos, olhando pra trás. Se nada mudasse (se não houvesse incerteza genuína), um bom modelo teria boa aderência. O diabo é que o ser humano teima em mudar de ideia.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Helio Beltrao

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!