My Authors
Read all threads
Se você está lendo isso, há uma grande chance de estar vivendo numa bolha de classe média - com acesso à eletricidade, água potável, internet, moradia, medicamentos, educação e uma boa fonte de calorias diárias. Pode parecer que não, mas 2019 foi um ano incrível. Mais um, aliás.
Você não encontrará essa manchete na primeira página dos principais jornais do mundo, mas nós somos parte da geração mais rica a surgir desde que o primeiro homo sapiens se escondeu numa caverna no interior do Marrocos e o homem de Neandertal ainda vagava por aí.
Olhe ao seu redor. O mundo está indiscutivelmente melhor. Num índice com 167 países (99,4% da população mundial), analisando 300 indicadores sociais e econômicos, 148 nações viram progresso de bem-estar nesta década. Quase 9 em cada 10 países no mundo. prosperity.com
Nenhuma década na história da humanidade permitiu tanta gente sair da extrema pobreza quanto esta. 15,7% da população mundial vivia na extrema pobreza no final dos anos 2000. Este número caiu para 8% em 2019. blogs.worldbank.org/opendata/which…
Se reuníssemos num só lugar todas as pessoas que abandonaram a extrema pobreza nessa década e fundássemos um país, ele seria o terceiro maior do planeta, atrás apenas da China e da Índia.
Só nos últimos 12 meses, mais de 17 milhões de pessoas - o equivalente à população da Holanda - saíram da pobreza extrema. Durante o tempo que você dedicar à leitura dessa thread, cerca de 280 pessoas terão escapado desta condição. worldpoverty.io
Pela primeira vez em 150 mil anos de espécie, a população pobre ou vulnerável já não é mais a maioria no mundo. 50% da população mundial é agora classe média ou rica. brookings.edu/blog/future-de…
A evolução é indiscutível. No gráfico abaixo, a linha verde acompanha a trajetória histórica da população mundial que vive fora da extrema pobreza. A linha vermelha acompanha a população que vive com menos de Int$ 1,90 por dia.
Acompanhando a evolução de renda com a saída de tanta gente da pobreza extrema - e parte importante desse movimento acontece na Ásia - a desigualdade também está caindo no mundo.
Parte disso porque investimos como nunca em educação. No gráfico abaixo, a linha azul acompanha a trajetória histórica da população mundial acima dos 15 anos alfabetizada. A linha vermelha acompanha a parcela analfabeta.
2019 foi o ano em que a humanidade reuniu o maior número de estudantes na história. Nunca, em milhares de anos, tanta gente letrada viveu neste planeta. Não sem motivo, mais de 2,6 milhões de livros foram publicados nesse ano. worldometers.info/books/
Ou seja: o mundo nunca esteve tão bem educado. E isso já trouxe inúmeros resultados. No gráfico abaixo, a linha azul acompanha a trajetória histórica da população mundial acima dos 15 anos com alguma formação básica educacional. A linha vermelha acompanha a parcela desassistida.
E dinheiro e educação são apenas dois ingredientes dessa receita. Nós não estamos apenas vivendo em condições melhores a cada ano, fugindo da pobreza para a classe média - nós também estamos vivos por mais tempo do que em qualquer outro período da história da nossa espécie.
Como conta Steven Pinker no livro O Novo Iluminismo, a cada dia que passa nós aumentamos nossa expectativa média de vida em 9,5 horas. Parte disso porque somos mais ricos do que nunca e podemos contar com o luxo de investir 9% do produto interno bruto global em saúde.
Nunca tantos seres humanos tiveram acesso a serviços de saúde quanto em nossa geração. ⅔ da humanidade agora podem pagar pra cuidar de sua própria sobrevivência. Há míseros 20 anos, menos da metade do planeta podia contar com essa possibilidade.
Como aponta um estudo australiano publicado nesse mês, nós somos geneticamente projetados para viver apenas 38 anos. Essa foi a nossa expectativa média de vida durante boa parte da história. Não sem razão, nós dobramos esse número nas últimas décadas. dailymail.co.uk/sciencetech/ar…
Na década de cinquenta, uma criança brasileira aos 10 anos tinha a expectativa de viver até os 63. Hoje, alguém com a mesma idade viverá até os 77. Ou seja: no Brasil, 14 anos a mais de vida é o que separa um baby boomer de um membro da geração Z.
Desde 1990, as melhorias nas taxas de mortalidade infantil salvaram a vida de mais de 120 milhões de seres humanos com menos de 5 anos ao redor do mundo. Em três décadas, se reuníssemos todas essas crianças, preencheríamos um Japão.
Pode parecer pouco se você é um cidadão de classe média mimado, entitled, desses que pouco produzem e exigem tudo do mundo, insatisfeitos com o "sistema" sem a capacidade de tirar o próprio lixo de casa. Mas essas são as manchetes mais importantes da história da nossa espécie.
Culpe o capitalismo, o "sistema" ou a democracia liberal, o mundo nunca foi tão rico e igualitário, e nós nunca vivemos tanto, nem tivemos tamanho acesso à saúde e educação.

Feliz 2020!
Você tem a sorte de viver no período mais espetacular da História.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo da Silva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!